Aprovada no 43º Exame de Ordem Unificado
.
“Na primeira fase, focar nas disciplinas mais cobradas, como Ética, e resolver muitas questões. Na segunda fase, fazer simulados controlando tempo e corrigindo erros […]”
Confira nossa entrevista com Márcia Sabino, aprovada no 43º Exame de Ordem Unificado:
Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Qual o seu nome? Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Márcia Sabino: Meu nome é Márcia Sabino Duarte. Sou graduada em Engenharia Elétrica, com pós-graduação em Tecnologia de Redes, Governança de TI, Gestão Pública, Saneamento Ambiental e LGPD. Atualmente, estou concluindo a graduação em Direito, com colação de grau marcada para o dia 18 de agosto de 2025. Sou de Brasília.
Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame, ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Márcia: Trabalho como empregada pública, responsável pela área de Tecnologia da empresa, o que demanda bastante dedicação. Ao mesmo tempo, estava finalizando a graduação em Direito e apresentei meu TCC, cujo tema foi “Impactos da Inteligência Artificial na Prática Jurídica: Dilemas Éticos”. Conciliei os estudos para a OAB com a faculdade e o trabalho. Minha estratégia foi seguir o plano de estudos do curso Estratégia, focando nos finais de semana quando não era possível acompanhar as aulas durante a semana.
Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Márcia: Sim. Fui aprovada na primeira fase e, na segunda, fiquei por poucos décimos. Então busquei o curso Estratégia, já que escolhi Direito Empresarial, área pouco abordada na faculdade e nos estágios. As aulas da professora Renata Lima foram fundamentais, pois ela possui uma didática excelente que descomplica o Direito Empresarial.
Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovada?
Márcia: Fiquei muito feliz e aliviada, com uma forte sensação de dever cumprido, especialmente porque concluí a graduação junto com a aprovação da OAB.
Os seus colegas de faculdade e amigos que também estavam estudando também conseguiram aprovação?
Márcia: Alguns sim, mas poucos optaram por Direito Empresarial. Muitos acharam ousada a minha escolha, já que essa área tem um número indefinido de peças. Mas segui firme, pois queria aprender o conteúdo para aplicar em minha realidade profissional. A excelência das aulas da professora Renata foi determinante.
Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Márcia: Meu diferencial foi manter o foco nas aulas e materiais da professora Renata Lima, tirando dúvidas sempre que necessário. Ela sempre foi muito clara e atenciosa nas respostas.
Como era sua vida social durante a sua preparação?
Márcia: Procurei equilibrar estudos e vida social, mas, próximo à prova, optei por reduzir os compromissos e focar no resultado.
Que materiais você usou em sua preparação para o Exame?
Márcia: Utilizei basicamente os materiais da plataforma do curso Estratégia, que são bem estruturados e organizados. A grande vantagem é o plano de estudos claro e a possibilidade de rever aulas e conteúdos.
Como conheceu o Estratégia Concursos?
Márcia: Meu marido estudou para a OAB há cerca de 3 anos, foi aprovado e me indicou o curso.
Como você estudava todo o conteúdo?
Márcia: Na primeira fase, foquei nas matérias mais cobradas, como Ética Profissional, e naquelas em que tinha mais facilidade. Resolvi muitas questões de provas anteriores. Na segunda fase, segui rigorosamente o plano do Estratégia, adotando estudo ativo e simulados, corrigindo meus erros para melhorar.
Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina?
Márcia: Minha maior dificuldade sempre foi Direito Penal, por falta de afinidade.
Como foi a reta final da preparação?
Márcia: Na reta final, utilizei os resumos do Estratégia, reassisti aulas de temas complexos e continuei fazendo simulados.
O que você aconselha para a semana da prova?
Márcia: Eu mantive o ritmo, mas sem exageros, garantindo o equilíbrio emocional.
Para a segunda fase, por que escolheu Direito Empresarial?
Márcia: Por trabalhar em uma empresa pública, vi a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos nessa área, que também é útil no meu dia a dia profissional.
Quais foram seus erros e acertos?
Márcia: Erro: Não ter mantido a regularidade nos estudos em alguns momentos.
Acertos: Escolher o curso Estratégia, seguir o plano proposto e aproveitar ao máximo o material.
O que foi mais difícil nessa caminhada?
Márcia: Conciliar trabalho, fim da graduação, estudo para a OAB e vida familiar. Minha motivação foi servir de exemplo para meus filhos e concluir o que terminei.
Quais conselhos daria para quem está começando?
Márcia: Na primeira fase, focar nas disciplinas mais cobradas, como Ética, e resolver muitas questões.
Na segunda fase, fazer simulados controlando tempo e corrigindo erros.
Escolher um bom cursinho, como o Estratégia, para direcionar os estudos e alcançar o sucesso. E Manter o DDF – Deus Dedicação e Foco.