“[…] A segunda fase não é brincadeira, mas também não é um bicho de 7 cabeças, persista e não desista.”
Confira a nossa entrevista com Nicolas Santos, aprovado no 43º Exame da Ordem Unificado:
Estratégia: Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Nicolas Santos: Tenho 24 anos, sou natural aqui de SP e, sim, já sou bacharel.
Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame (como conciliava?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Nicolas: Eu conciliava os estudos com o trabalho. A minha supervisora me ajudou bastante deixando eu estudar no horário de trabalho. Eu sou aquele cara 100% focado, então, eu chegava de manhã no trabalho, fazia todas as obrigações do dia e, após isso, focava nos estudos, inclusive, queria mandar um beijo pra ela, beijo Sabrina!
Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Nicolas: Não, eu fiz o 42, peguei a repescagem do 43.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovado?
Nicolas: Olha, sinceramente, eu não acreditei assim de primeiro momento. Sabe quando você olha, mas a ficha não cai? Eu estava voltando para casa, pós trabalho, já tinha visto que o resultado tinha saído por causa do Instagram, todas as páginas compartilhando, vários comentários negativos, envolvendo as correções e confesso que eu não queria olhar o resultado, mas acabou que não aguentei e olhei na rua mesmo. Nessa hora, só queria chegar em casa e contar para a minha família.
Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Nicolas: Foi dividido, alguns sim, outros não. Mas aqueles que não passaram, foi por um detalhe, pouca coisa, que separou eles da aprovação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Nicolas: No início do cronograma, eu ainda saia um pouco, pra espairecer, mas faltando 1 mês para a prova, eu abdiquei da minha vida social e foquei.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Nicolas: Videoaulas para mim sempre foram o que funcionou melhor!
Estratégia: Como conheceu o Estratégia OAB?
Nicolas: O meu irmão Marcos, ele usou o Estratégia e passou de primeira praticamente gabaritando as duas fases. Ele sempre me falou muito bem das aulas do Prof. Cris e Prof. Ivan, segui o conselho dele e assinei o Estratégia.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Nicolas: A mentoria dos Profs. Ivan e Gabi foi, sem dúvidas, o diferencial que me fez aprovar.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Nicolas: Com certeza.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Nicolas: Não fiz resumos, segui o cronograma do Estratégia e da mentoria. Mas, em relação a memorização, pode parecer clichê, mas o essencial é você entender o conteúdo.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Nicolas: Sim, Constitucional e Tributário sem dúvidas. Decorei o básico delas e foquei nas que eu dominava bastante o conteúdo, não faça isso! Rs.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?
Nicolas: Revia videoaulas, focando nos pontos que eu errei e tinha mais dificuldade.
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos aqueles preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Nicolas: Olha, grande parte dos estudiosos dizem que o melhor é desacelerar e descansar. Particularmente, eu fiz totalmente ao contrário, inclusive, no dia anterior a essa prova, eu fiquei até umas 2 horas da madrugada lendo questões.
Estratégia: Para a segunda fase, optou por qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Nicolas: Direito Penal por gostar da disciplina, porém, eu tinha esquecido que tinha bastante conteúdo que eu tinha dificuldade na faculdade, por exemplo: Dosimetria da Pena, o jeito foi solicitar ajuda dos professores. Me lembro até hoje do momento que clareou esse conteúdo na minha cabeça, foi após uma videoaula do professor Ivan.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Nicolas: Deixar de estudar algum conteúdo por pensar “Ah isso nunca vai cair no exame’’. Eu passei por isso da pior forma possível na última prova em relação a peça, eu abri a folha e não soube identificar a peça de primeiro momento, já bateu um desespero pensando nas noites em claro que fiquei estudando. Eu lia, relia e o desespero tomando conta, até que eu me acalmei e identifiquei. Mesmo assim, eu não sabia fazer, porque eu não tinha estudado NADA da peça em questão, inclusive eu errei o art. da peça (DESCULPA PROFESSORES), mas eu usei a lógica para montar a estrutura e as teses eu sabia a maioria, e fui muito bem, tirei ali por volta de uns 3,90 na peça.
Sobre acertos foi minha persistência.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Nicolas: Essa pergunta tem uma resposta só: O falecimento da minha avó no início do ano, um mês antes da 2ª fase do exame 42, abalou todas as minhas estruturas e a principal motivação foi ela também, eu precisava passar por ela.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Nicolas: ESTUDE! A segunda fase não é brincadeira, mas também não é um bicho de 7 cabeças, persista e não desista.