
“[…] respeitar seus limites, realizar inúmeros simulados, resolver muitas questões, celebrar cada avanço, quando chegar no final, voltar ao começo e fazer tudo de novo, até passar.”
Confira nossa entrevista com Humberto Santana, aprovado no 43º Exame Unificado da Ordem:
Estratégia OAB: Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Qual o seu nome? Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Humberto Santana: Meu nome é Humberto Santana, Professor de Educação Física há mais de 10 anos, por muito tempo ministrei aulas para o Fundamental II e Ensino Médio, tenho 41 anos, moro em Salvador – Bahia e atualmente Bacharel em Direito – 2025.1
Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame (como conciliava?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Humberto: Trabalhava manhã e tarde e à noite ia pra faculdade.
Conciliava da seguinte maneira: Acordava às 05h da manhã, estudava parte da manhã e na outra trabalhava, no turno da tarde, tinha estágio, à noite quando retornava da faculdade, estudava cerca de 2 horas, por volta de 21h30 até às 23h30.
Para a segunda fase solicitei liberação de 15 dias de férias (2 semanas) de forma intercalada para intensificar os estudos no turno da tarde, desse modo, na semana das férias, eu estudava cerca de 8 a 12 horas por dia, divididas entre manhã, tarde e noite.
Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Humberto: Sim!
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovado?
Humberto: De que todo esforço tem a sua recompensa, de dever cumprido, de alívio por nunca mais ter que fazer a prova, de que valeu a pena toda a dedicação e disciplina para estudar.
Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que também estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Humberto: Infelizmente nenhum dos colegas conseguiram aprovação.
O exame da ordem é uma avaliação onde você é seu maior adversário e o seu próprio melhor amigo, acredito que o que faz a diferença para aprovação não seja apenas um fator, mas uma série de situações que envolve bem-estar físico, mental e espiritual, além da disciplina, organização, foco, motivação, repetição, repetição e repetição.
Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Humberto: Para alcançar determinados objetivos na vida é necessário renúncia e sacrifícios, eu sabia que teria outras oportunidades para fazer a prova e/ou sair com os amigos, mas o meu planejamento para a aprovação no Exame da OAB começou um ano antes com organização mental, quando ainda estava no 8º semestre.
Eu almejava ser aprovado ainda na condição de estudante ou logo após ter concluído a graduação, não queria concluir o curso e aguardar mais tempo por uma possível aprovação.
Haja vista o objetivo estabelecido um ano antes, precisei abrir mão de algumas atividades sociais para poder estudar com mais foco e disciplina, sem distrações.
Sou Adventista do Sétimo do Dia, e aos sábados não estudava, aproveitava esse momento para ter encontros sociais, com a família e amigos, nesse sentido, eu estudava de domingo a sexta, aos sábados eu descansava das atividades profissionais e dos estudos.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Humberto: Utilizava videoaulas, aulas telepresenciais pdfs e resolução de questões.
Para a 1ª fase estudei maior parte do tempo sozinho, mas sempre que possível acompanhava as aulas pelo canal do Estratégia no Youtube.
A vantagem das vídeoaulas é que poderia estudar em qualquer lugar, bem como a resolução de questões por aplicativo, isso otimizava os estudos e contribuía para aumentar o aprendizado.
A desvantagem era um esforço maior que tinha de fazer, pois não gostava muito de aulas online, mas consegui me adaptar bem e seguir com disciplina e organização.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Humberto: Conheci por meio do Instagram e Youtube, dessa forma, consegui acompanhar as dicas, aulas ao vivo e a Revisão de Véspera.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Humberto: Estudar todo o conteúdo seria praticamente impossível, considerei as dicas dos professores em focar nas disciplinas com maior peso, mas sem deixar de lado as outras disciplinas.
Meu foco era voltado para videoaula, leitura da teoria e resolução de questões.
O plano de estudo para a 1ª fase era o seguinte: Estudava 2 disciplinas por dia (manhã e noite), quando tinha o dia livre por alguma circunstância, estudava quatro disciplinas por dia, dedicava cerca de 2 a 3 horas por disciplina e respondia cerca de 20 a 80 questões por dia.
Na 2ª fase, assistia videoaula, fazia leitura da teoria e resolução das peças e questões num looping quase que sem fim, além de acompanhar as aulas dos professores do Estratégia.
Eu não funciono com resumos, raramente voltava para verificar o que tinha anotado, o método de estudo que funcionou pra mim foi assistir videoaula, leitura e resolução de questões, era a maneira pela qual eu conseguia aprender e sedimentar o conteúdo.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Humberto: Sempre entendi de tudo um pouco das disciplinas, mas resolvi fazer o filtro dos assuntos mais recorrentes da prova, obviamente que um conteúdo ou outro sentia um pouco de dificuldade, tais como constitucional, alguns conteúdos de empresarial e tributário, nesse sentido, forma de superar essas dificuldades era dedicar mais tempo estudando e resolvendo questões desses conteúdos específicos
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?
Humberto: Acredito que consegui controlar de maneira significativa o estresse e a ansiedade, um ponto importante à considerar, é que durante o período de preparação para o exame, minha vó faleceu em 21 de março desse ano, sempre tive uma ligação muito forte com ela, foi um período muito complicado para manter as forças e o foco nos estudos.
Após alguns dias fui me recompondo e conseguindo cumprir com o planejamento de alguma forma, como citei anteriormente, mantive a mesma sistemática de estudos por meio de videoaula, leitura da lei seca/material teórico e resolução das questões e peça.
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos. Por outro lado, também vemos aqueles preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Humberto: Acredito no equilíbrio, nem tanto, nem tão pouco, tudo demais é excesso, e o excesso pode prejudicar principalmente no que tange ao exame da ordem, pois o estudo deve ser direcionado e estratégico.
Nas duas últimas semanas da 1ª fase, eu intensifiquei a resolução de questões, se antes eu respondia 80, passei a responder o dobro, no que tange a 2ª fase, aumentei a produção de peças e resolução de questões.
Meu conselho é que o estudante deve encontrar a sua melhor metodologia, qual a maneira que aprende mais, de que forma o conteúdo é mais absorvido, acredito que estabelecer uma rotina de estudos, um local específico, deixar tudo pronto antes de começar a estudar, influencia de maneira considerável no rendimento.
Estratégia: Para a segunda fase, optou por criar uma peça de qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Humberto: Desde sempre tive dúvidas para qual área faria a segunda fase, me inscrevi para Direito do Trabaho, por ouvir as pessoas falarem que era uma das disciplinas mais facéis, mas depois de várias análises, decidi fazer em Direito Civil, mesmo indo contra a opinião de diversas pessoas, ao dizerem que Civil tinha uma grande variação de peças e conteúdo extremamente denso, e que era muito difícil, tinha feito a inscrição para Trabalho e Civil, na semana do vencimento do boleto, optei por Civil.
A estratégia para tomar a decisão foi colocar na balança sobre qual disciplina eu tinha mais prática e afinidade, não deu outra, minha prática no estágio em escritório de advocacia estava sendo totalmente em Direito Civil, depois dessa análise, foi fácil decidir, os colegas e alguns professores, uns chamavam de louco e outros de corajoso e desejavam boa sorte.
Na medida que ia estudando tinha certeza que a escolha foi correta e que faria quantas vezes fosse necessário, ainda bem que não será mais necessário.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Humberto: Acredito que tive a necessidade de fazer ajustes nas situações ao longo do caminho, não houve erros, mas ajustes necessários em virtude das circunstâncias normais da vida.
O maior acerto foi ter escolhido Direito Civil para a 2ª fase e ter mantido a constância e disciplina nos estudos.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Humberto: O tempo foi o fator mais difícil, haja vista que do dia do resultado para o início dos estudos da segunda fase foram apenas 7 (sete) semanas, tempo extremamente curto, mas deu tudo certo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Humberto: Acreditar que é possível, identificar a metodologia de estudos adequada, estudar com planejamento, organização, disciplina, constância, estratégia, montar um plano de estudos realista de acordo com as suas condições, respeitar seus limites, realizar inúmeros simulados, resolver muitas questões, celebrar cada avanço, quando chegar no final, voltar ao começo e fazer tudo de novo, até passar.