
“[…] Acredite em você! O pessoal do Estratégia é completo, os professores são incríveis, basta apenas acreditarmos que o sonho é possível.”
Confira a nossa entrevista com Fernando Correa, aprovado no 43º Exame de Ordem Unificado:
Estratégia: Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Fernando Waltrick Correa: Tenho 27 anos. Sou de Lages/SC e já concluí a minha graduação.
Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame (como conciliava?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Fernando: Eu trabalhava em uma autarquia aqui na minha cidade e como já havia terminado a graduação, todo o tempo livre que não estava trabalhando, eu dediquei inteiramente aos estudos, incluindo as madrugadas, onde segui à risca o LDI, em especial o cronograma da 2° fase.
Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Fernando: Foi a minha segunda tentativa, já havia realizado no Exame 40, mas por causa da alta demanda de trabalho, estágio e TCC, acabei não realizando a segunda fase e optei em dedicar todos os esforços para o Exame 43, onde eu já estaria com o diploma da graduação na mão.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovado?
Fernando: Ver o nome da lista de aprovados é uma sensação indescritível, saber que todo o esforço valeu a pena, é algo que nos faz ir para outra dimensão.
Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Fernando: Tive alguns colegas de faculdade que estudaram, mas por outras plataformas e, infelizmente, não obtiveram a aprovação nesse Exame.
Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Fernando: Eu dediquei inteiramente todos os horários disponíveis para os estudos. Foi realmente uma estratégia de guerra mesmo (haha). Eu queria muito ser aprovado. Eu realmente consumi todos os recursos da plataforma. E isso me deixou tranquilo para realizar as provas, em especial na segunda fase.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Fernando: Na primeira fase, eu segui o LDI, pois é completo: PDF, vídeo, questões, tudo o que eu precisava na primeira fase, estava no LDI. Já na segunda fase, eu segui o plano avançado do Professor Paulo Sousa, fiz várias peças e questões. Inclusive o próprio prof. Paulo, na plataforma nos ensina a fazer a peça e as questões do ‘’zero’’ e isso me ajudou muito.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia OAB?
Fernando: Conheci ao pesquisar nas redes sociais e ao ver que o Estratégia tinha um cuidado especial com os alunos, não tive dúvida, fechei com o Estratégia.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Fernando: Na primeira fase, eu segui fielmente o LDI, leitura de PDF, vídeo e resolução de questões, e aos domigos, simulado completo. Já na segunda fase, fiz vários simulados. Isso me ajudou bastante.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Fernando: Eu tinha mais dificuldades em Penal e Processo Penal, mas ao longo do curso, pude ter mais facilidade com as disciplinas e resolvendo questões fez com que me sentisse mais tranquilo, quanto a esses assuntos.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?
Fernando: Fiz muitos simulados e revi os conteúdos que mereciam mais destaque e atenção.
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos aqueles preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Fernando: Eu adotei a seguinte estratégia: mantive um ritmo, pois lembro que em uma transmissão o prof. Paulo falou que se irmos muito acelerado no início, perderíamos o gás na Reta Final e que se deixássemos tudo para em cima da hora, ficaríamos desesperados. Então, eu tive essa disciplina, segui o LDI e o plano Avançado da segunda fase.
Estratégia: Para a segunda fase, optou por qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Fernando: Eu escolhi Direito Civil, pois na graduação tive mais familiaridade com essa disciplina, mas um ponto importante foi o divertido debate dos professores do Estratégia (aquele debate que parece época de eleição, haha). Ali, eu confirmei que a disciplina da aprovação seria DIREITO CIVIL.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Fernando: Eu não posso apontar erros pois, ao seguir à risca e dedicar muito aos estudos, o resultado não poderia ser diferente: A APROVAÇÃO! De acertos, acredito que em especial na segunda fase foi realizar muitos simulados, isso me deixou muito seguro para a aprovação.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Fernando: Acredito que não só para mim, mas para todos os Oabeiros, a maior dificuldade, na verdade, é o medo da reprovação, pois as provas demoram para acontecer (de um exame para outro) e justamente esse medo é o que me motivou, inclusive, me lembro de uma transmissão que o professor Vanderlei explica: ‘’a prova da OAB é uma tarde de domingo que pode ser o início de sua nova vida’’, aí eu peguei essa frase e fui para cima da prova (haha).
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Fernando: O meu conselho é: Acredite em você! O pessoal do Estratégia é completo, os professores são incríveis, basta apenas acreditarmos que o sonho é possível.