
“Planejamento e disciplina para saber o que está fazendo e para onde está indo. Paciência e resiliência para encarar a realidade e não cansar nem desistir. E calma para entender que, mesmo se tudo der errado, aquilo não te define e haverá outras chances.”
Confira nossa entrevista com Sheylanne da Silva Alves de Araújo, aprovada no Exame CFC 2025.1:
Estratégia CFC: Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Quando se formou em Contabilidade? Qual sua idade? De onde você é?
Sheylanne da Silva Alves de Araújo: Meu nome é Sheylanne, tenho 22 anos, sou de Maceió/AL e vou me formar em Ciências Contábeis em Dezembro deste ano.
Estratégia: Durante sua preparação para o Exame, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Sheylanne: Eu estagiava no período da tarde, fazia faculdade à noite e estudava para o CFC pela manhã de segunda a sexta e aos finais de semana.
Estratégia: Já havia tentado outras vezes?
Sheylanne: Não.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Sheylanne: Felicidade, alívio, orgulho, um mix de emoções.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para o Exame? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Sheylanne: Inicialmente, tive uma postura mais radical e reservei todo tempo livre para os estudos, abdicando de muitas coisas, mas, ao passo em que a prova se aproximava, fui ficando mais flexível e saindo algumas vezes.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação?
Sheylanne: Comecei a estudar após o lançamento do edital. Acredito que foram 3 meses e meio de preparação.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Material da faculdade, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Sheylanne: Estudei apenas pelo curso do Estratégia, em especial pelo Passo Estratégico.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Sheylanne: Meu namorado é assinante e concurseiro.
Estratégia: Você estudou todas as matérias?
Sheylanne: Não, apenas as de maior peso (quantidade de questões na prova)
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que deve ser memorizado. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e re-leitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Sheylanne: Eu estudava apenas uma matéria por vez, ao concluir uma fazia bastantes questões e ia para a próxima, e fazia revisões semanais.
Estratégia: Como você distribuiu a divisão das matérias nos seus estudos, já que Contabilidade Geral tem quase metade do peso da prova?
Sheylanne: Tive Contabilidade Geral, Teoria da Contabilidade e Pronunciamentos como foco principal e vi brevemente as demais matérias.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Sheylanne: Matemática Financeira, Estatística e Direito, por seus conteúdos extensos.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período?
Sheylanne: Fiz um planejamento ainda em janeiro e reservei as duas últimas semanas apenas para simulados e revisões.
Estratégia: Na prova, o que você achou do tempo para a realização?
Sheylanne: Tranquilo.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Sheylanne: Meu maior erro foi não ter revisado mais alguns conteúdos de Contabilidade Geral, e meu maior acerto foi o planejamento que fiz, semana a semana.
Estratégia: Pela sua experiência e contato com outros candidatos, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para o Exame?
Sheylanne: Não se preparar em geral, por exemplo, fazer questões, conhecer a banca, ver provas anteriores.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Sheylanne: O mais difícil foi manter a disciplina e a rotina de estudos alinhadas à correria do dia a dia. A maior motivação foi ampliar as oportunidades de trabalho assim que me formar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame de Suficiência. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Sheylanne: Planejamento e disciplina para saber o que está fazendo e para onde está indo. Paciência e resiliência para encarar a realidade e não cansar nem desistir. E calma para entender que, mesmo se tudo der errado, aquilo não te define e haverá outras chances.