“Não desistir, estudar pelas aulas e dicas do Curso Estratégia, pois são dedicados e comprometidos com a nossa aprovação,[…]”
Confira nossa entrevista com Cíntia Ferreira, aprovada no Exame CFC 2025.1:
Estratégia CFC: Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Quando se formou em Contabilidade? Qual sua idade? De onde você é?
Cíntia de Paiva Souza Ferreira: Sou casada, moro com meu esposo e tenho 2 filhos. A mais velha com 11 anos e o mais novo com 4 anos. Inclusive meu filho mais novo nasceu em plena pandemia em 2020 e em pleno calendário acadêmico. Me formei em 2023 com a colação de grau em março de 2024. Conclui o ensino superior com 41 anos. Hoje tenho 43 anos. Sou nascida e criada em Japeri, Baixada Fluminense do Rio de Janeiro e desde final de 2023 moro em Saquarema, Região dos Lagos do Rio.
Estratégia: Durante sua preparação para o Exame, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Cíntia: Durante a preparação eu trabalhava em home no escritório de advocacia e tinha que dividir meu tempo entre os desafios de ser mãe, esposa e também com o trabalho.
Às vezes eu estudava pela manhã ou à noite e as vezes eu só conseguia estudar aos finais de semana.
Estratégia: Já havia tentado outras vezes?
Cíntia: Eu tentei o exame 4 vezes. 1ª vez pela banca Consulplan antes de concluir a faculdade, mais para saber como era a prova e 3 vezes pela banca FGV.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Cíntia: Quando vi meu nome na lista dos aprovados chorei muito de emoção, agradeci muito a Deus pela sabedoria e estratégia que Ele me concedeu para conseguir essa aprovação e também fiquei muito agradecida ao Curso Estratégia pela qualidade em seu conteúdo, pelo empenho e dedicação dos professores para com seus alunos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para o Exame? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Cíntia: Durante a preparação para a prova eu tentei manter a minha rotina, mas tive que fazer algumas adaptações. Talvez seja por isso que demorei mais tempo para ser aprovada. kkk. Eu percebi que as redes sociais, como o Facebook e o Instagram, estavam consumindo muito meu tempo e me distraindo, por isso durante uns meses desinstalei esses apps do meu telefone para tentar manter o foco. Intercalava os dias de exercícios físicos para eu ter um tempinho pela manhã para estudar e tentei não mudar muito meu convívio social. Continuei indo à Igreja, participava de toda a vida escolar dos meus filhos e saía com a família.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação?
Cíntia: Estudei 1 ano e meio.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Material da faculdade, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Cíntia: Durante minha preparação eu só estudei com o material do Estratégia. Também eu ainda lembrava de alguns conteúdos da faculdade na UFRJ como Ética que me ajudou muito na hora da prova.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Cíntia: Através do meu esposo Robson que tinha ótimas indicações desse curso e me incentivava a contratar o curso.
Estratégia: Você estudou todas as matérias?
Cíntia: Não consegui. Estudei mais Contabilidade Geral com professor Silvio Sande, e Marcondes. Estudei um pouco de contabilidade pública com professor Possati e na Revisão de Véspera com o professor de português e perícia com professor Júlio.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que deve ser memorizado. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e re-leitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Cíntia: Então, durante as minhas tentativas fracassadas eu percebi que estava estudando questões focadas em cálculos. Procurei nessa última prova que fiz estudar mais conteúdos voltados para Contabilidade Geral principalmente conteúdos do início da faculdade dos quais não me recordava mais. Foi essencial e certeiro na prova.
Nos momentos de exercícios como uma caminhada por exemplo, eu assistia uma aula em vídeo para pegar um conteúdo e nesse momento eu fazia anotações no meu telefone como se tivesse enviando mensagens para mim pelo WhatsApp toda vez que o professor Silvio Sande falava: “anota isso aí que com certeza vai cair na prova. O Silvão sabe”. kkk. E o professor Marcondinho que falava: “anota aí porque, se errar o fiscal vai pegar a prova”. Kkk. Assim, depois eu lia novamente tudo que eu tinha anotado no celular. Até no caminho em ir fazer a última prova onde consegui minha aprovação eu fui lendo essas anotações… e não é que caiu mesmo!!
Muito obrigada professores Silvio Sande, Marcondinho, Possati, professor Júlio, o professor de português que não me esqueço foi dar aula passando mal, muito gripado, mas mesmo assim teve o compromisso e comprometimento em passar o conteúdo brilhantemente na Revisão de Véspera. Resumindo, agradeço a todos os professores que no momento, não me lembro todos os nomes pelas valiosas dicas.
Estratégia: Como você distribuiu a divisão das matérias nos seus estudos, já que Contabilidade Geral tem quase metade do peso da prova?
Cíntia: Foquei muito em estudar as aulas de Contabilidade Geral, foi certeiro para a minha aprovação.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Cíntia: Na época da faculdade sempre tive muita dificuldade em Contabilidade de custos, tributário e empresarial. Não foquei muito em estudar essas disciplinas, mais sim em Contabilidade Geral voltado para relembrar conteúdos principalmente do início da faculdade como por exemplo ativo, passivo, receitas e despesas. Demonstrações contábeis obrigatórias, Balanço Patrimonial, DRE, DFC, PEPS, Ativo Contingente e Passivo Contingente.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período?
Cíntia: Assisti as aulas da última semana que o Curso Estratégia chamava de A Hora da Verdade. Fiz anotações em meu celular e até no caminho para fazer a prova fui relembrando essas anotações.
Estratégia: Na prova, o que você achou do tempo para a realização?
Cíntia: Quando mudou a banca de Consulplan para FGV as questões foram menos extensivas, assim ficou menos complicado na hora de ler e raciocinar para a resposta. Mas, mesmo assim as questões de cálculo eu tive que abandonar e focar nas questões de conteúdo. Por isso, eu não consegui fazer com toda a certeza a prova inteira, o tempo foi pouco para mim.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Cíntia: ERROS – Poderia ter me dedicado mais em estudar, talvez poderia ter sido aprovada antes.
ACERTOS – Foi essencial a estratégia de anotação no meu celular me ajudou muito, a mudança de foco em só aprender a fazer os cálculos e passar a relembrar os conteúdos iniciais da graduação, a confiança no Curso Estratégia e as dicas dos seus professores.
Estratégia: Pela sua experiência e contato com outros candidatos, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para o Exame?
Cíntia: Eu me identifiquei muito em estudar através das videoaulas, principalmente das últimas semanas. Foi muito importante estudar pelas aulas do Curso Estratégia. Talvez se os outros candidatos estudassem para o Exame pelo preparatório Estratégia seriam aprovados. Pois, até as aulas gratuitas das últimas semanas e de véspera são excelentes.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Cíntia: A minha maior dificuldade foi ter tempo e foco para estudar. Ano passado em 2024 meu filho passou por uma cirurgia, minha filha está passando por dores intensas nos pés e está aguardando também cirurgia e eu não tinha cabeça e muito menos tempo para me concentrar nos estudos. Mas, mesmo assim, continuei devagarinho, não desisti de continuar tentando e consegui graças a Deus. Tem horas que ainda não acredito que consegui.
Minha maior motivação foi em dar exemplo de perseverança aos meus filhos, mesmo com tudo indicando que você não vai conseguir, pois não se preparou o suficiente, mas mesmo assim nunca deixar de tentar e também ter orgulho de mim por ter conseguido finalizar a tão sonhada faculdade e conseguir aprovação no Exame e agora poder falar que sou uma Contadora.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame de Suficiência. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Cíntia: Não desistir, estudar pelas aulas e dicas do Curso Estratégia, pois são dedicados e comprometidos com a nossa aprovação, estudar conteúdo do início da faculdade principalmente teórico, estudar muito Contabilidade Geral e procurar uma melhor estratégia de estudos que esteja compatível com seu tempo e sua realidade.