Aprovado em 33° lugar no CNU (Bloco 7 - MJSP) para o cargo de Analista Técnico-Administrativo
Concursos Públicos“Primeiramente, NÃO DESISTA! Sei bem o que é ter um peso grande nas costas e uma pressão sobre sua aprovação, que na grande maioria das vezes é você mesmo quem coloca. Mas siga em frente, estudando em todo o tempo possível […]”
Confira nossa entrevista com Pedro Galvino Dias Souza Neto, aprovado em 33° lugar no CNU (Bloco 7 – MJSP) para o cargo de Analista Técnico-Administrativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Pedro Galvino Dias Souza Neto: Sou formado em Biologia, tenho 28 anos e sou natural de Itauçu (Goiás).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Pedro: Já havia prestado um concurso ao final da faculdade, mas o que de fato me levou a tomar a decisão de estudar, de verdade, para concursos foi quando minha primeira filha nasceu e, pouco antes disso, fui desligado do emprego.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Pedro: Quando comecei a estudar, trabalhava e estudava. Conciliava acordando de madrugada (5 hrs) e estudando até o horário de ir ao trabalho, e após minha filha ir dormir, por volta das 21 hrs, então ia das 21:30 até umas 22:30. Também aproveitava o deslocamento para o trabalho para escutar videoaulas, e também em tarefas domésticas, como lavar louças.
Quando minha segunda filha nasceu, perdi o emprego (novamente), mas dessa vez foquei exclusivamente em estudar, visto a oportunidade do CNU. Então, minha esposa “segurou as pontas” financeiramente e, após o término do seguro desemprego, meus pais me apoiaram financeiramente para que eu pudesse apenas estudar. Com isso, estudava por volta de 7 horas por dia.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Pedro: Até o momento, apenas fui aprovado e classificado dentro das vagas no CNU, mas estou no cadastro de reserva do concurso da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em 13º. Pretendo sim continuar estudando, até porque almejo conquistar algum cargo público na minha área profissional (área ambiental).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Pedro: Sempre fui bem próximo da família e, apesar de sermos caseiros, eu e minha esposa sempre vamos à casa de familiares nos finais de semana, e isso não mudou enquanto estava estudando, sobretudo quando estudava para o CNU, pois estudava todos os dias da semana e só estudava. No entanto, faltando um mês para a prova, passei a ficar até mesmo nos finais de semana em casa para estudar, de modo a fazer uma boa revisão final.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Pedro: Sim, apoiaram bastante. Primeiramente, minha esposa, que queria deixar o trabalho para cuidar de nossas filhas, segurou as pontas financeiramente para que eu pudesse focar nos estudos. Meus pais me ajudaram financeiramente até, para complementar a renda para gastos básicos e, após passar a prova, nos concedeu uma casa da família para que pudéssemos sair do aluguel e continuar estudando, principalmente se não tivesse passado no CNU. Minha sogra, mãe ,cunhada, cunhado e irmã sempre me ajudaram com motivação e olhando as crianças, para que eu pudesse estudar aos finais de semana e até alguns dias de semana.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Pedro: Comecei a estudar para o CNU assim que o edital saiu, então com o adiamento, foram 9 meses até a prova. Para manter a disciplina foi fundamental ficar em casa com o ambiente tranquilo e silencioso, pois minha esposa trabalhava o dia inteiro e minha filha ia para a creche. Após o nascimento da segunda filha, comecei a ir a um coworking grátis que tinha perto de casa, para conseguir manter o foco e concentração nos estudos. Após o término da licença maternidade, minha mãe ficava em minha casa cuidando da pequena Maria para que eu pudesse ficar no coworking. Além disso, a motivação de passar no CNU para garantir um sustento e futuro melhor para minhas filhas me mantinha disciplinado.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Pedro: Usei bastante as videoaulas, principalmente enquanto fazia atividades essenciais, como atividades domésticas e deslocamento para trabalho (quando ia trabalhar) e na academia, mas após ficar em casa para estudar usei majoritariamente os PDFs, sobretudo o Passo Estratégico. Bom, sobre a videoaula vejo como vantagem a praticidade, pois conseguia conciliar com atividades que já teria que fazer, e ainda assim estudar; e como desvantagem a falta de personalização do estudo, pois você fica “preso” àquela aula, sem poder ter uma experiência mais maleável. Já quanto aos PDFs, vejo muito mais maleabilidade, pois posso grifa-lo, marcá-lo, voltar nas páginas que me interessam, ir às questões e etc. E a desvantagem é que para estudar com eles tenho que fazer exclusivamente isso naquele momento.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Pedro: Através de um amigo próximo, que já utilizava o Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Pedro: Com certeza. O material direcionado com professores de muita qualidade foi um diferencial, pois o que mais tive dificuldade quando comecei foi justamente ter um direcionamento no estudo, e o material do Estratégia é ótimo nisso. Sendo assim, não dá para não enfatizar o Passo Estratégico. Ele é maravilhoso e foi o grande diferencial da preparação. Como tive que pegar quase todas as matérias específicas para o CNU praticamente do zero, ter um material direcionado, resumido, conciso, e focado com o que mais cai daquela matéria, foi de EXTREMA importância para mim, até pelo pouco tempo para aprender tantas matérias do zero. Estudei praticamente só com ele, e quando tinha mais dúvidas, ia para os PDFs simplificados.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Pedro: Dividi da seguinte forma: cada dia estudava dois blocos diferentes, um pela manhã e outro pela tarde. Como cada bloco do CNU aglutinava várias matérias, geralmente quando estudava 1 bloco, eu estudava 2 matérias. Ao final do dia, ficava com cerca de 8 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Pedro: Minhas revisões, sobretudo na reta final, giravam em torno de questões e simulados. Nisso o Estratégia foi muito bom, pois além dos simulados tradicionais, ainda tem as rodadas avançadas, que me ajudavam muito. Então pegava os erros dos simulados, e os adicionava em meu caderno.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Pedro: Com toda certeza é uma das coisas mais importantes. Por dia não fazia menos de 50 questões, e na reta final, colocava a meta de pelo menos 100 questões por dia.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Pedro: Com toda certeza contabilidade, ainda bem que não tinha peso grande para a prova. Os simulados me ajudaram muito nisso, pois mesmo quando errava analisava os comentários dos professores e ia mais afundo nos PDFs com base nisso.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Pedro: Basicamente questões. Lembro-me que fiz dois simulados e muitas outras questões do banco de dados de questões, mas ao fazê-las adotei a estratégia de só fazer as difíceis e mais difíceis, para focar no aprendizado que os comentários transmitem. Isso ajudou demais, pois com isso, a memória de curto prazo tende a lembrar dos erros e também palavras chaves que as questões e os comentários sempre dão.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Pedro: Teve discursiva sim. Bom, na verdade eu não fiz uma redação para treinar. Sei que é errado, mas foi o que fiz. No entanto, não foi por isso que a deixei de lado. Muito pelo contrário. Li muitos, muitos mesmos, textos sobre possíveis temas, principalmente aqueles transversais, que conversavam com vários blocos e matérias do edital. Mais um ponto pro Estratégia nisso, os simulados sempre veem, no seu gabarito, com proposta de resolução da redação ao final feita por um professor. Então como fiz muitos simulados, li muitos temas de redação e propostas de resolução, e com isso fui aprendendo a escrever nos moldes do que a banca geralmente pede e, principalmente, pegando vocabulário.
Além disso, aconselho categoricamente a fazer diferente de mim e treinar sim fazendo discursivas periodicamente.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Pedro: Com certeza o principal erro foi não começar mais cedo. Esperei muito para de fato começar a estudar de forma séria. Tive que perder o emprego com uma filha recém nascida para ter esse choque e assim começar a estudar de fato, sendo que já gostava da ideia de estudar para concurso. No início da jornada, me importava muito com a concorrência e quando via uma alta concorrência ficava muito ansioso e isso me atrapalhava.
Entre meus acertos, acho que os principais são usar o tempo que tinha para estudar escutando vídeo aulas, quando eu estava trabalhando; não me esquecer das discursivas e sempre ler muitos textos de possíveis temas; ter criado uma base muito boa nas matérias mais básicas (direito constitucional, adm e português); e ter me organizado, minimamente para estudar, pois parece básico, mas só quando comecei a estudar de forma organizada, que as coisas começaram a fluir.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Pedro: Não pensei em desistir em nenhum momento. Com certeza a principal motivação foi possibilitar um sustento digno para minhas filhas e esposa. Também, como tive muita ajuda, tanto de familiares quanto amigos, inclusive financeira, não me senti no direito de desistir. Tanto pela minha família quanto por todos os que me ajudaram. Não era só meu sonho, mas o deles também.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Pedro: Primeiramente, NÃO DESISTA! Sei bem o que é ter um peso grande nas costas e uma pressão sobre sua aprovação, que na grande maioria das vezes é você mesmo quem coloca. Mas siga em frente, estudando em todo o tempo possível, à noite, de manhã, madrugada, no carro ouvindo aula, na academia, na caminhada… Estude. E também fazer uma boa revisão, pois sem ela não dá pra passar. Além disso, não deixa a discursiva de lado, ela tem o poder de virar o jogo completamente.
Enfim, tenha fé, foco e muita resiliência nos estudos que vai dar certo.