Aprovado em 5° lugar no CNU (Bloco 7 - AGU) para o cargo de Administrador
Concursos Públicos
“Escolha sua área-alvo conforme os seus interesses e motivações, estude rotineiramente e de forma inteligente, meça tudo que puder para que possa se manter motivado […]”
Confira a nossa entrevista com Euler Augusto Linhares, aprovado em 5° lugar no CNU (Bloco 7 – AGU) para o cargo de Administrador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Euler Augusto Linhares: O mu nome é Euler Brazil, sou formado em Administração, tenho 48 anos e sou de Belo Horizonte – MG. Trabalhei por 7 anos no Exército Brasileiro como oficial temporário, posteriormente, por 7 anos na iniciativa privada e, por último, por 11 anos como servidor público estadual, em MG.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Euler: Já era servidor público estadual em MG, aprovado na Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), como Analista de Gestão em Administração, desde 2013. Em 2017, após 2 tratamentos oncológicos (2 cânceres diferentes), comecei a repensar a minha carreira, principalmente relativo a efetiva contribuição profissional que poderia fazer. Em 2021, após ter passado pela pandemia e por uma decisão profissional equivocada, resolvi iniciar os estudos para concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Euler: Sim, trabalhava e estudava. Como mudei de área (fui para área de controle interno na Fhemig), tive a oportunidade de fazer home office e, com isso, foi possível conciliar melhor os estudos e as entregas do trabalho. Priorizava os estudos no início do dia (por volta de 3/4hs diárias durante a semana, 5/6 horas nos finais de semana) e, posteriormente, eu trabalhava nas entregas do trabalho. Se no final do dia já tivesse feito as entregas previstas, voltava para os estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Euler: Em 2005, passei na Fundação de Amparo à Pesquisa de MG (FAPEMIG), para o cargo de Analista de Administração, entretanto, não entrei em exercício para priorizar o trabalho na iniciativa privada (entrei como trainee em uma empresa de logística).
Em 2013, passei na Fhemig, onde trabalhei até 2024.
Em 2021, passei na Companhia de Desenvolvimento de MG (CODEMIG), para o cargo de Analista de Administração, entretanto, eu não entrei em exercício. Essa foi uma decisão profissional equivocada da minha parte, mas que serviu de gatilho para efetivamente estudar para concursos.
Em 2024, passei para Companhia de Energia de MG (CEMIG) e assumi o cargo como Analista de Administração. Também fiquei classificado nos concursos para EBSERH (Analista Administrativo para HC UFMG), Controladoria Geral da Prefeitura de Belo Horizonte (Auditor de Controle Interno na CTGM PBH) e CPNU (cargo de Administrador na AGU e 2 cargos no IBGE – excedente).
Aguardo ansiosamente a CTGM PBH me convocar, mas ainda pretendo continuar estudando para área de Controle: quem sabe TCE, TCU ou CGU?
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Euler: Durante o meu período de estudos (2021 a 2024), eu tive altos e baixos nos períodos de estudos. No início, dedicava muitas horas para passar por todo conteúdo das matérias e entrava em “conflito” com a vida social, onde renunciava aos eventos menos importantes para mim. Conforme fui melhorando o meu desempenho, consegui conciliar melhor os eventos sociais com os estudos. Entretanto, em períodos de pré-prova (1 mês antes), eu me dedicava intensamente aos estudos e renunciava aos eventos sociais.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Euler: Sou casado desde 2009 com a Laís e tenho 2 filhos: um menino de 12 anos, o Lucas e uma menina de 9 anos, a Luísa. A minha família foi fundamental para os meus estudos e aprovações: além de me apoiarem e motivarem, entenderam as minhas “ausências” mesmo estando em casa, principalmente nos finais de semana e nas férias, em que eu me dedicava aos estudos. Quantas vezes eu ouvi os meus filhos falando: “o papai não pode, ele está estudando agora”… Além disso, a minha esposa me ajudou financeiramente/profissionalmente, assumindo parte das despesas, em função da minha redução salarial, devido à minha decisão em não assumir cargos gerenciais que demandam maior dedicação profissional. Sem o apoio e motivação deles, eu dificilmente conseguiria estudar e ser aprovado. Sou imensamente grato pelo apoio deles, as vitórias são nossas!
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Euler: Entre 2021 e 2022, eu estudei de forma intensa, mas focando em diversos cargos e diferentes áreas. Isso fez com que eu “perdesse tempo e esforço”, apesar de ter acumulado bagagem de conhecimento e exercícios em muitas matérias, que depois me ajudaram. A partir de 2023, foquei na área de Controle e de Administração, onde comecei a ter melhores resultados e “bater na trave” em alguns concursos muito bons e competitivos. Como sou bastante disciplinado, elaborava os meus ciclos de estudos e rotinas diárias de estudos, focando em revisões e resolução de exercícios.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Euler: Usei basicamente os PDFs do Estratégia, além da resolução de exercícios. Pontualmente, eu assistia vídeos de algumas matérias específicas que eu tinha mais dificuldade para entendimento.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Euler: Pesquisando sites de concursos em 2021. O que me chamou a atenção, foi a análise de editais e priorização de assuntos e matérias conforme pesos e histórico de cobrança em concursos anteriores.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Euler: Não usei materiais de outros cursos.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Euler: Não usei materiais de outros cursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Euler: Sim. Os PDFs detalhados, apesar de imensos, ajudaram a aprofundar o meu conhecimento em diversas matérias que eram completamente desconhecidas por mim. Além disso, as Trilhas Estratégicas me ajudaram muito no início, quando não tinha tanto conhecimento para montar ciclos personalizados (conforme meu nível em cada matéria). Por fim, os Bizus Estratégicos e os Simulados ajudaram a priorizar e treinar na reta final.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Euler: A partir de 2023, comecei a montar meus próprios planos de estudos, conforme fui aprendendo nas Trilhas Estratégicas. A elaboração dos meus resumos de cada matéria foram me ajudando nas revisões mais rápidas, então, conseguia dimensionar o tempo em revisões, em resolução de exercícios e simulados. Além disso, eu acompanhava o andamento da Trilha Estratégica como “coelho”, tentando sempre me manter à frente do ritmo da Trilha. Estudava entre 3 e 6 horas diárias, aumentando ou diminuindo o ritmo conforme a proximidade da prova e meu grau de desempenho nas matérias.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Euler: Através dos meus resumos, elaborados a partir dos PDFs do Estratégia. Além disso, questões dos PDFs e outras da banca, conforme o concurso alvo que estava fazendo. Simulados também eram utilizados, para testar o desempenho nas matérias.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Euler: Em três anos e meio, eu estudei mais de 3.200 horas e fiz mais de 40.000 questões, aproximadamente. Planilhava tudo em cada concurso que estudava, depois ia avaliando o desempenho por matéria e assunto, principalmente para os concursos mais importantes para mim.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Euler: Estatística e Contabilidade (mais avançadas) sempre eram matérias difíceis. Inclusive, foram essas matérias que impediram uma aprovação para cargo de EPPGG no CPNU, por 1 ponto/questão para correção da discursiva. Não sei se superei (rs), mas são matérias que precisam de uma manutenção constante em revisões e exercícios.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Euler: Normalmente eu tirava férias nas semanas antecedentes, então, eu podia dedicar e descansar de forma mais intensa, nos concursos mais importantes para mim. No dia anterior, eu preferia apenas revisar as matérias mais críticas ou de maior peso, mas apenas para “desencargo” de consciência. As revisões on-line me deixavam mais ansioso, então, eu preferia manter a minha rotina de revisão.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Euler: Para a discursiva, além da matéria no curso do Estratégia, optei em contratar curso específico em discursivas. Além disso, tinha como rotina em pelo menos 3 discursivas por semana, nas semanas anteriores à reta final.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Euler: O meu principal erro foi demorar para focar em uma área-alvo, devido ao “desespero” em passar logo em algum concurso e isso custou muitas horas de estudos, desgastes desnecessários e reprovações. Entretanto, esse erro ajudou a elaborar muitos resumos de matérias que, posteriormente, ajudaram em outros concursos dentro da minha área-alvo, acelerando as minhas revisões por já ter resumos prontos ou quase prontos. O meu principal acerto, foi “planilhar” os meus ciclos de estudos. Isso ajudou a manter o ritmo de estudos, identificar as minhas dificuldades, mostrar as minhas evoluções, motivar frente às reprovações, etc.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Euler: Nunca pensei em desistir, por mais dificuldades que tenha enfrentado. A minha família foi a minha principal motivação para seguir em frente, me encorajando com os meus resultados (mesmo que fossem reprovações) e, principalmente, para dar uma melhor condição de vida para todos nós.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Euler: Escolha a sua área-alvo conforme os seus interesses e motivações, estude rotineiramente e de forma inteligente, meça tudo que puder para que possa se manter motivado. Se precisar passar com “urgência”, faça um “concurso escada”, até alcançar o concurso na área-alvo. Quem não desiste, não tem como não passar!