Aprovado em 3° lugar no CNU (Bloco 1 - MGI) para o cargo de Analista de Infraestrutura (AIE) / Engenharia Elétrica, Eletrônica, Telecomunicações, Eletrotécnica ou Energia
Concursos Públicos“O meu conselho é ter rotina de estudo e estudar com alguém a mais, ajuda muito […]”
Confira a nossa entrevista com Claudio Eduardo Alves de Sousa, aprovado em 3° lugar no CNU (Bloco 1 – MGI) para o cargo de Analista de Infraestrutura (AIE) / Engenharia Elétrica, Eletrônica, Telecomunicações, Eletrotécnica ou Energia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Claudio Eduardo Alves de Sousa: Eu sou Engenheiro Eletricista com especialização em Telecomunicações. Tenho 49 anos e sou de Brasília-DF.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Claudio: Vi no CNPU uma grande oportunidade, pois seria um tipo de prova diferente dos outros concursos, o que me permitiria ter as mesmas vantagens dos concurseiros profissionais. Este foi meu primeiro concurso.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Claudio: Só tinha um trabalho autônomo que ocupava pouco tempo, o que me permitiu estudar à tarde para o concurso.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Claudio: Foi o meu primeiro concurso e, por enquanto, eu não vou mais estudar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Claudio: Normal. A minha rotina de estudos era de segunda à sábado, na parte da tarde. A noite, eu saía normalmente e tinha um dia livre na semana para atividades de lazer.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Claudio: Não contei a quase ninguém que estava estudando. Somente um amigo meu que também estudou junto comigo nesse período.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direonado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Claudio: Comecei a estudar em janeiro de 2024, no período da tarde (entre 13h e 18h), de 5 a 6 dias da semana. O que me ajudou a manter a disciplina foi estudar junto com um amigo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Claudio: Usei principalmente videoaulas e o caderno de questões no site do Estratégia. A rotina era assistir 3h de aulas por dias e, depois, 1h ou 2h de resoluções de questões. No final de semana, eu fazia os simulados, muitos importantes para medir o tempo de prova. Essas ferramentas foram muito importantes para os estudos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Claudio: Indicação de um amigo e propagandas na internet.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Claudio: No início, meu amigo e eu, estávamos estudando pelo Estratégia e por outro cursinho, mas achamos melhor o material do Estratégia e cancelamos o outro. Um dos motivos do cancelamento, foi que os vídeos do CNU saíam mais rápidos no Estratégia do que no concorrente.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Claudio: Só fiz o CNU.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Claudio: O que ajudou muito a preparação, foi o banco de questões do site do Estratégia, pois uma grande dica é sempre fazer questões para fixar o conhecimento e também aprender a interpretar as questões da banca.
Também o que ajudou muito foram os simulados no fim de semana. Com eles, simulei o tempo de prova e ele ajudou a calcular o tempo de prova, principalmente a parte da redação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Claudio: Imprimi o conteúdo que foi cobrado na prova (no meu caso no Bloco 1), e meu amigo e eu, focamos nos eixos com mais peso, mas às vezes tínhamos que esperar os vídeos ficarem prontos e, nesse período, nós assistimos novamente alguns vídeos que considerávamos importantes. É importante frisar que, não estudamos todo o conteúdo programático, mas caiu quase tudo que estudamos. Por dia, estudávamos 1 ou 2 matérias por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Claudio: Simulados e resoluções de questões diárias.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Claudio: Muito importante. Por dia, fazíamos pelo menos 20 a 30 questões por dia.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Claudio: Foram as disciplinas do eixo 1, que eram muito voltadas à gestão de projetos e de pessoas. Foi preciso reassistir alguns vídeos novamente e fazer muitas questões desse eixo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Claudio: A semana que antecedeu a prova foi totalmente voltada a revisão de matéria. Eu imprimi um resumo das matérias que eu tinha mais dificuldade e também foquei para “decorar” datas, prazos e valores que poderiam cair na prova.
No dia anterior da prova, eu só dei uma última lida.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Claudio: Junto com o simulado, sempre fazíamos também a redação. Foi muito importante para medir o tempo e também verificar a grafia. Para os temas, pelo conteúdo programático elegemos 5 temas principais para estudarmos para elaboração da redação e a nossa redação do bloco 1 foi um dos temas que caiu.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Claudio: Na minha opinião, teve mais acertos do que erros. E os acertos foram: ter uma rotina de estudo, sempre fazer questões e fazer muitos simulados.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Claudio: Não pensei em desistir. Era o meu primeiro concurso e, na verdade, eu pensava que não iria passar de primeira.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Claudio: O meu conselho é: ter uma rotina de estudo e estudar com alguém a mais, também ajuda muito. Nós tínhamos um princípio que, quando chegamos na saturação do aprendizado, parávamos de estudar e focávamos em outra coisa. Por isso que só estudávamos à tarde e não o dia inteiro.