Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Quando se formou em Contabilidade? Qual sua idade? De onde você é?
Flávio Jorge de Souza: Me formei em contabilidade no ano de 2022, hoje tenho 39 anos, e sou de Santo Antônio da Platina, norte do Paraná.
Estratégia: Durante sua preparação para o Exame, você trabalhava e estudava ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Flávio Jorge: Trabalhava, estudava e ainda cuidando da minha filhinha recém nascida naquela ocasião.
Estratégia: Já havia tentado outras vezes?
Flávio Jorge: Sim, havia tentado outras 2 vezes, porém, sem dedicação naquelas anteriores.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Flávio Jorge: A sensação foi de imediata gratidão a Deus.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para o Exame? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Flávio Jorge: Precisei abdicar de algumas coisas, mas não com tanta radicalidade.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação?
Flávio Jorge: Aproximadamente 6 meses.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Material da faculdade, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Flávio Jorge: Videoaulas e simulados foram os principais. Todos tem suas vantagens com as suas proporções. Um para adquirir o conhecimento em revisão, e outro, para mensurar o nível do aprendizado.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Flávio Jorge: Videoaulas e simulados foram os principais. Todos tem suas vantagens com as suas proporções. Um para adquirir o conhecimento em revisão, e outro, para mensurar o nível do aprendizado.
Estratégia: Você estudou todas as matérias?
Flávio Jorge: Não todas. Deixei para focar nas mais específicas.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que deve ser memorizado. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Como montou seu plano de estudos?
Flávio Jorge: Apenas com release de cada matéria, focando nas mais complexas e sem contemplar as mais básicas.
Estratégia: Como você distribuiu a divisão das matérias nos seus estudos, já que Contabilidade Geral tem quase metade do peso da prova?
Flávio Jorge: Focando naquelas que não eram de meu conhecimento.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Flávio Jorge: Sim. Sobretudo nas exceções que são apontadas por normativos da NBC. Na verdade, acho que ainda não eliminei toda essa dificuldade.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período?
Flávio Jorge: No final, focando mais em simulados e menos em conteúdo.
Estratégia: Na prova, o que você achou do tempo para a realização?
Flávio Jorge: Excelente. Concluí a prova e não consegui nem esperar o tempo para poder levar o caderno embora.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Flávio Jorge: Melhor gerenciamento do tempo. A distribuição do conteúdo focando nos itens mais pontuais e específicos foi uma grande virtude.
Estratégia: Pela sua experiência e contato com outros candidatos, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para o Exame?
Flávio Jorge: Achar que a data da prova está bastante distante, e deixar para dedicar mais próximo da data. É muito conteúdo e o tempo vai se esgotando.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Flávio Jorge: Conciliar as atividades: trabalho, filha, estudo e mais as atividades do âmbito social.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame de Suficiência. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Flávio Jorge: Aconselharia, de imediato, a fazer cursinho. Pois, o cursinho é bastante específico e aborda exatamente o conteúdo da prova, o que permitiu para que na 3ª tentativa (sendo somente este com curso), ter sido aprovado.