“[…] o investimento em educação e aquisição de conhecimento é um caminho que te liberta, principalmente quando você se sente desconfortável onde se encontra atualmente.”
Confira nossa entrevista com Davi da Silva Lins, aprovado no Exame CFC 2025.1:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Quando se formou em Contabilidade? Qual sua idade? De onde você é?
Davi da Silva Lins: Terminei minha formação recentemente em 2024, Ciências Contábeis é uma segunda formação, tenho 34 anos e sou de Guarulhos/SP.
Estratégia: Durante sua preparação para o Exame, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos? Já havia tentado outras vezes?
Davi: Durante a preparação para o exame conciliei os estudos com o trabalho, atuo em outra área portanto achei necessário uma melhor preparação realizar o exame.
Foi minha primeira tentativa, durante a faculdade tive de conciliar o trabalho com estudos para o concurso do cargo que ocupo atualmente, Policial Civil do Estado de São Paulo, e o trabalho então achei importante me preparar melhor para me submeter ao exame de suficiência.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Davi: A sensação foi de dever cumprido, de mais um ciclo encerrado com sucesso!
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para o Exame? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Davi: Consegui conciliar bem os estudos para o exame e a vida social, acredito que pra quem se propõem a estudar com a plataforma do Estratégia é importante buscar sempre separar um horário semanal de estudos de forma que consiga conciliar as coisas.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação?
Davi: Eu adquiri o pacote CFC Estratégia 4 meses antes da data marcada para a realização deste exame, durante este período eu foquei os estudos apenas no conteúdo oferecido pelo pacote, mas até adquirir o pacote foram 4 anos de formação.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Material da faculdade, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Davi: A preparação para o exame foi toda realizada com base nos conteúdos disponibilizados pelo Estratégia, claro que já tinha uma bagagem da formação acadêmica o que tornou a jornada mais tranquila, mas o CFC Estratégia foi fundamental para meu desempenho no exame de qualificação.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Davi: O Estratégia Concursos surgiu pra mim quando eu decidi buscar um novo cargo público, eu pesquisei bastante e ao final escolhi o Estratégia como plataforma para iniciar os estudos para o cargo que ocupo atualmente, Policial Civil do Estado de São Paulo, então quando eu quis realizar o Exame de Suficiência do CFC eu já sabia da qualidade dos materiais disponibilizados e adquiri o Pacote Estratégia CFC sem dúvidas de que seria a melhor opção.
Estratégia: Você estudou todas as matérias?
Davi: Eu consegui estudar aproximadamente 75% do conteúdo disponibilizado até a data da prova, mesmo não tendo conseguido fechar o material fiquei muito satisfeito com meu desempenho, acertei 84% das questões.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que deve ser memorizado. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e re-leitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Davi: A vantagem de se optar pela preparação com o Pacote Estratégia CFC é que já na aula 00 lhe é disponibilizado um conteúdo programático, muito confiável por sinal, que eu utilizei como parâmetro então eu estudei os conteúdos de forma intercalada entre as matérias o que pra mim facilitou a absorção do material. Eu realizava a leitura do material em PDF, caso restasse alguma dúvida eu consultava as vídeo aulas que sanavam estas dúvidas e posteriormente testava o conhecimento através das questões.
Estratégia: Como você distribuiu a divisão das matérias nos seus estudos, já que Contabilidade Geral tem quase metade do peso da prova?
Davi: Na distribuição da divisão das matérias eu literalmente confiei na sugestão do cronograma apresentado pelo Estratégia, e deu super certo!
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Davi: Contabilidade Pública foi o meu maior desafio, após a leitura dos PDFs sempre me socorri das vídeo aulas do Professor Gilmar Possati que me esclareceu bem as dúvidas.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período?
Davi: Realmente na reta final bate aquela dúvida no sentido de estar realmente preparado, mas como eu tive um período que considerei razoável para me preparar, período este em que consegui me organizar para ter sempre um horário disponível para os estudos na reta final eu simplesmente mantive o ritmo tendo em mente que fiz o melhor possível.
Estratégia: Na prova, o que você achou do tempo para a realização?
Davi: Achei o tempo de prova até um pouco mais do que o suficiente para a realização do exame.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Davi: Um erro que cometi no início da preparação foi subestimar a quantidade de conteúdo que deveria estudar, depois tive que dar uma acelerada…kkk. O maior acerto foi sem dúvida confiar minha preparação ao Estratégia.
Estratégia: Pela sua experiência e contato com outros candidatos, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para o Exame?
Davi: Talvez confiar exclusivamente naquilo que foi absorvido na faculdade porque a cobrança do exame em determinados pontos é bem específica, pontos que muitas vezes pode passar ao largo no momento da formação.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Davi: O ponto mais difícil foi conciliar os horários, muitas vezes a carga de tarefas do dia dificultava o estudo. A motivação morava no sentimento de buscar completar o ciclo iniciado no primeiro semestre da faculdade.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame de Suficiência. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Davi: Meu conselho é buscar preparar-se com antecedência, escolher um material de estudos de qualidade e reservar um horário para estudos que possa ser seguido com assiduidade. Além disso encontrar uma boa motivação para não desanimar no caminho. Considerando sempre que o investimento em educação e aquisição de conhecimento é um caminho que te liberta, principalmente quando você se sente desconfortável onde se encontra atualmente.