
“[…] E quando o grande concurso da sua vida chegar, você estará pronto com toda a bagagem construída ao longo do caminho para conquistar a tão sonhada vaga no serviço público.”
Confira nossa entrevista com Oswaldo Costa, aprovado em 1° lugar no concurso TRE-AM para o cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa: Contabilidade:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Oswaldo Costa: Olá, meu nome é Oswaldo Costa.
Tenho 32 anos, sou de Manaus, graduado em Ciências Contábeis pela UFAM, pós graduado pela FGV, casado e prestes a ser pai.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Oswaldo: O meu primeiro emprego de carteira assinada foi por meio de concurso público. Na época, em 2011, os Correios fizeram um concurso para jovens aprendizes, ali tive o primeiro contato com concursos e com o serviço público.
E assim vi como uma motivação prestar concursos públicos, vejo a aprovação no cargo público como uma conquista pessoal, e além disso, sempre enxerguei o serviço público como uma realização profissional, penso que posso contribuir na qualidade de prestação do serviço público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Oswaldo: Durante minha graduação eu iniciei como estagiário uma empresa privada e posteriormente fui contratado, onde fiquei vários anos trabalhando na área de Contabilidade. Em 2023, quando realmente “profissionalizei” meus estudos, procurava estudar antes de ir trabalhar, logo cedo pela manhã, e à noite após completar o expediente, eu apenas complementava a carga horária.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Oswaldo: Durante a trajetória obtive algumas aprovações, grande parte em cadastro de reserva e por último a aprovação no TSE Unificado nas vagas imediatas. Abaixo alguns resultados:
Contador SEDUC AM, 2019 – 7º Lugar sendo nomeado, mas por motivos pessoais não cheguei a tomar posse;
Contador SEMSA AM, 2021 – 6º lugar CR;
Analista Judiciário Contabilidade TRT 11, 2024 – 20º lugar CR;
Agente Técnico Contabilidade MP AM, 2024 – 19º lugar CR;
Especialista em Regulação Contabilidade ANATEL, 2024 – 11º lugar CR
Analista Judiciário Contabilidade TRE AM, 2024 – 1º lugar;
Sobre continuar estudando, nesse momento eu quero me dedicar ao cargo no TRE-AM, e paralelamente buscar me qualificar com um Mestrado na área que atuo profissionalmente.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Oswaldo: No pré edital, procurava sempre manter um programa familiar principalmente nos fins de semana. No pós edital, dependendo do momento da preparação ficava mais restrito, mas pelo menos um período do final de semana, buscava ter esse contato social ou programação familiar com minha esposa para distrair a mente.
Na semana final de prova a prioridade do tempo disponível era focado 100% nos estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Oswaldo: Tanto os meus pais, quanto minha esposa e sogros sempre entenderam e apoiaram meus estudos, tanto que após o casamento, as nossas rotinas sempre eram de acordo com meu horário de estudo e isso eu posso agradecer bastante a minha esposa por ter tido essa compreensão e ter entendido o momento da preparação em busca do objetivo de ser aprovado.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Oswaldo: Em fevereiro de 2024, saiu o edital da Anatel para o cargo de Contador, acredito que a minha preparação para este concurso da Anatel que saiu antes, foi fundamental para a aprovação no TSE Unificado já que ambos foram da banca CESPE com editais conciliáveis, então considerando isso e também as remarcações de prova devido a situação do Rio Grande do Sul, eu estudei uns 9 meses focado nas matérias do cargo e no estilo de cobrança da banca.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Oswaldo: Estudei em grande parte por pdf, principalmente o “PDF Simplificado” e mapas mentais que o Estratégia concursos oferece em sua plataforma e nas matérias de exatas eu assistia videoaulas para entender melhor como resolver as questões, pois isso facilita muito o entendimento, mas para assuntos mais teóricos, o pdf é bem mais eficiente e otimiza o tempo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Oswaldo: Eu conheci o Estratégia concursos em 2017, antes de ser vitalício, adquiri um material de contabilidade para o concurso do TRT-11 da época e quando ocorreu a promoção da Assinatura Vitalícia, não pensei duas vezes em me tornar assinante e assim, sempre com o material do Estratégia, fui criando a minha base de estudo e resumos próprios.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Oswaldo: Cheguei a fazer alguns cursos presenciais, mas era cansativo e fui percebendo que não evoluía na retenção de conteúdo.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Oswaldo: Não fui aprovado, como dito acima não havia uma qualidade na retenção de conteúdo, não fazia muitas questões e consequentemente não estava ainda em um nível competitivo.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Oswaldo: O Estratégia oferece um material muito otimizado para as exigências das bancas, tornando o estudo muito mais eficaz, o pdf, o passo estratégico, mapas mentais da plataforma, além da teoria direcionada para o concurso, estes trazem vários esquemas que te ajudam a entender o conteúdo e te preparam para as questões, além de fornecer base para as revisões da matéria, que é algo essencial na preparação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Oswaldo: Sim, procurava rodar as matérias do edital com 8 matérias no ciclo, sempre buscando dedicar mais tempo em matérias com o peso maior, dividindo o tempo máximo de 1h30 por matéria em cada tópico do assunto, também buscava fazer uma bateria de questões para além da teoria tentar verificar os principais pontos daquele assunto e saber como é cobrado pela banca e com isso montar meu próprio material de revisão.
Como eu tinha uma rotina de trabalho, eu buscava durante a semana pelo menos 3h horas líquidas, as vezes conseguia ir além disso, mas na média era isso, já nos finais de semana eu buscava pelo menos de 5h a 6h líquidas em cada dia do final de semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Oswaldo: Preparei um material próprio, em que constam prints de esquemas dos pdf, alguma tabela com os pontos principais daquele tópico do edital, prints de questões e este compilado de informações do tópico de determinada matéria me ajudou a fazer uma revisão bem direcionada.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Oswaldo: Acredito que conhecer a banca é essencial para uma boa colocação no concurso, e fazer questões te traz essa percepção de filtrar o que é relevante ou não naquele tópico da matéria.
Especificamente, para o concurso do TSE eu cheguei a fazer perto de 9 mil questões no padrão Certo e Errado a maioria delas, visando a estratégia de conhecer a banca.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Oswaldo: Português e Direito Eleitoral foram as matérias com maior dificuldade na preparação, procurei principalmente em eleitoral estudar pelo pdf simplificado e partir para as questões com o intuito de capturar o essencial do assunto e na prova conseguir desempenhar bem.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Oswaldo: Durante a semana final, foquei em resolver questões, principalmente das matérias com maior peso, no caso, Contabilidade Pública, Contabilidade Geral, AFO e Auditoria.
Na véspera de prova assisti a Revisão de Véspera do Estratégia Concursos para pegar alguma possível questão de prova que os professores sempre apostam nessas revisões.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Oswaldo: No meu concurso, tinha sim prova discursiva, e obtive uma nota boa por ter treinado durante a preparação, busquei treinar com tópicos importantes do edital, no caso do meu concurso caiu algo dos assuntos específicos do cargo, o que achei bom, pois estava bem preparado por meio questões nesses assuntos e também pesquisei a forma que é cobrado pela banca, além de fazer simulados para testar o tempo de execução da prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Oswaldo: Acredito que o principal erro foi não focar nas matérias base no início da preparação, estudar muito por pós editais, fazendo provas e provas de diversas áreas, sem um foco específico e sem criar um material de revisão organizado.
A partir do momento que consegui organizar melhor os estudos dividindo em ciclos de estudo, consolidando um bom material de revisão, por meio dos materiais que o Estratégia oferece, eu consegui ajustar os meus pontos fracos na preparação.
Além disso, treinando a cobrança da banca por meio de questões de forma organizada, selecionando questões para revisar a matéria, todos esses pontos fizeram eu evoluir nos estudos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Oswaldo: Em alguns momentos eu tive dúvida em que lado seguir, se abriria mão dos concursos e me qualificava para atuar na área privada, ou se continuava estudando até obter a aprovação, o fato de não ter a certeza de ser aprovado ou não saber o momento em que isso irá acontecer causa uma certa aflição. Mas, graças a Deus e com o apoio da minha família e principalmente da minha esposa, que sempre acreditou no meu potencial, continuei acreditando que seria possível alcançar o resultado esperado e isso foi me motivando ainda mais e entendi que no final tudo faz parte do processo, pois quem não desiste no caminho alcança a aprovação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Oswaldo: O meu conselho para quem está iniciando os estudos é procurar conhecer uma área de atuação no mundo dos concursos, iniciar com as matérias base do cargo pretendido, e gradativamente adotar o estudo como parte da sua rotina diária.
Como disse Robert Collier, “o sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.” Acredito que traduz bem o desafio do concurseiro: com disciplina e perseverança, cada dia de preparação se torna um passo rumo à aprovação. E quando o grande concurso da sua vida chegar, você estará pronto com toda a bagagem construída ao longo do caminho para conquistar a tão sonhada vaga no serviço público.