
“Eu aconselho a se comparar menos com os outros. Claro, precisamos ter algo como referência, mas isso não pode se tornar doloroso ou desestimulante. Cada um tem uma velocidade, cada um tem uma história pregressa que muitas vezes não sabemos […]”
Confira nossa entrevista com Luciano da Gama Brito, aprovado no Exame CFC 2025.2:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Luciano da Gama Brito: Sou Luciano Brito, moro em Feira de Santana – BA, tenho 40 anos, sou casado e tenho duas filhas. Minha primeira formação é em Economia, e atualmente estou em fase de conclusão do curso de Ciência Contábeis.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Luciano: Acredito que o interesse em fazer concurso tenha sido do histórico familiar. Meus pais foram servidores, minha irmã também é concursada. A ideia de ter estabilidade creio que foi um dos motes.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Luciano: Sim, conciliei estudo e trabalho. Sou policial militar e trabalho em regime de escala 12×24/ 12×72, então nos momentos que estou de folga em casa aproveito para estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Luciano: Como falei, já sou concursado. Sou policial militar, já fui aprovado nos Correios, mais recentemente obtive classificação no cargo de Contador da EBSERH e por último conseguir ser aprovado no Exame de Suficiência – CFC. Pretendo continuar estudando, meu objetivo fim é alcançar um cargo na área fiscal, mas também farei outros concursos que surgirem na minha região para Contador.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Luciano: Por natureza sou uma pessoa mais caseira, mas quando surgia algum evento social não me privava de desfrutá-lo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Luciano: Por estar inserido numa família que tem muitos servidores todos entendem o processo. Eles costumam entender minha rotina de estudos, que tenho como um “trabalho”.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Luciano: Para o Exame de Suficiência, especificamente, estudei dedicado nos últimos 2 meses. Mas por estudar para área fiscal já tinha uma base das matérias cobradas na prova.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Luciano: Utilizei basicamente PDF e videoaulas do Estratégia. Nas últimas duas semanas participei da Jornada CFC 50 promovida no canal do YouTube do Estratégia CFC. A principal vantagem é encontrar todo material de qualidade que preciso num só lugar.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Luciano: Conheci o Estratégia através de outros colegas concurseiros.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Luciano: Sim, já estudei por outro curso há muito tempo. O que mais incomodava era eles não terem a mesma qualidade tanto em PDF quanto nas aulas de vídeo.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Luciano: Não fiz nenhuma prova na época.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Luciano: Sim, senti uma mudança na minha preparação. Reitero que a possibilidade de encontrar tanto boas aulas como bons livros digitais é um grande diferencial. Não sou de utilizar todas as ferramentas ofertadas pelo curso, mas dentre elas a que mais utilizo sem sombra de dúvida é o Passo Estratégico, como uma forma de ajudar nas revisões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Luciano: Faço plano de estudo semanal, estudo várias matérias por dia (de 3 a 6 disciplinas – depende do dia), quase nunca passando de 1h . Na semana estudo em torno de 20h-30h.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Luciano: Minhas revisões são através das marcações, Passo Estratégico e questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Luciano: A resolução de questões é fundamental, porque é onde a pessoa confere se aprendeu a matéria e mantém os assuntos na memória.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Luciano: Especificamente para o Exame de Suficiência não tive uma matéria bicho papão. A grande dificuldade é o tamanho do conteúdo e tempo para revisar o máximo possível perto da prova.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Luciano: Minha rotina não alterou muito, sempre estudando nos momentos que não estava trabalhando ou cumprindo alguma obrigação familiar.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Luciano: O principal erro foi às vezes abusar do corpo. Ele também precisa descansar para o render com eficiência. O principal acerto foi manter a constância, estudar com ou sem motivação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Luciano: Acho que todo mundo pensa em desistir em algum momento, nem que seja num pensamento rápido. Sim, já pensei também. Minha principal motivação para seguir é a vontade de ofertar melhores condições para minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Luciano: Eu aconselho a se comparar menos com os outros. Claro, precisamos ter algo como referência, mas isso não pode se tornar doloroso ou desestimulante. Cada um tem uma velocidade, cada um tem uma história pregressa que muitas vezes não sabemos. Estude, não desista, não dependa de motivação, seja consistente.