Aprovado em 1° lugar (CR) no concurso TRE-TO para o cargo de Técnico Judiciário - Agente da Polícia Judicial
Concursos Públicos
“[…] Dias ruins virão, mas mantenha. Pague sua etapa diária. Vença um dia por vez, quando perceber, estará empossado no cargo dos sonhos. O fracasso também faz parte do processo, aprenda com ele.”
Confira nossa entrevista com Natamilsom Pereira Cerqueira, aprovado em 1° lugar (CR) no concurso TRE-TO para o cargo de Técnico Judiciário – Agente da Polícia Judicial:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Natamilsom Pereira Cerqueira: Meu nome é Natamilsom Pereira Cerqueira, tenho 27 anos e sou natural de Itaberaba-BA. Sou formado em Gestão de Segurança Privada pela UNICESUMAR e em Segurança Pública pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Natamilsom: O que me levou a estudar para concursos públicos foi a busca por estabilidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Natamilsom: Sim, eu trabalhava e estudava. Acordava às 5h30 para ir ao trabalho e, por isso, não tinha tempo disponível para estudar pela manhã. Aproveitava meu horário de almoço para responder questões relacionadas aos conteúdos estudados no dia anterior.
Quando chegava em casa à noite, retomava os estudos e seguia até cumprir a meta de matérias e questões estabelecida para aquele dia. Essa rotina exigiu disciplina, organização e determinação, mas foi fundamental para manter minha evolução diária.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Natamilsom: Já fui aprovado em cinco concursos públicos. Minha primeira aprovação ocorreu em 2021, no concurso para Soldado da PMTO, no qual alcancei a 147ª colocação.
Em 2025, obtive outras quatro aprovações: Agente de Polícia Judiciária do TRE/BA; Agente de Polícia Judicial do TRT 10, ficando em 25º colocado; Agente de Polícia Institucional do MPU/DF, também em 25º colocado; e Agente de Polícia Judiciária do TRE/TO, no qual conquistei o 1º lugar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Natamilsom: Durante a preparação para as provas, minha rotina se resumia a trabalhar e estudar. Como estava totalmente focado, abri mão de momentos de lazer para me dedicar à aprovação.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Natamilsom: Graças a Deus, sempre estive cercado por pessoas que compreendiam e me apoiaram nessa jornada. Esse apoio vinha de diversas formas, desde uma mensagem motivadora deixada na minha mesa de estudos até o simples gesto de preparar um café para me manter acordado durante as madrugadas de estudo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Natamilsom: Considero que a preparação para esse certame foi construída desde o momento em que comecei a estudar para concursos. No entanto, especificamente direcionado para a prova do TRE-TO, estudei por 45 dias, pois já vinha de uma preparação intensa para o concurso do MPU. Para manter a disciplina, eu sempre me lembrava das metas que havia estabelecido desde o início dessa jornada.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Natamilsom: Em regra, estudo por PDFs e isso foi uma vantagem, pois os PDFs do Estratégia conseguem dar uma base sólida de conteúdo teórico. Além disso, as questões comentadas no final do material possibilitam dirimir as dúvidas que aparecem ao ler a parte teórica.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Natamilsom: Conheci o Estratégia Concursos pelo YouTube, ao assistir uma revisão de véspera de uma das provas que realizei.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Natamilsom: Sim, antes de estudar pelo Estratégia, eu utilizava o material de outro cursinho. O que mais me incomodava era a falta de objetividade dos PDFs, além de alguns serem excessivamente superficiais.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Natamilsom: Sim, fiz a prova da PMBA em 2020, mas fui reprovado. Já em 2021, fiz a prova da PMTO e fui aprovado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Natamilsom: Depois que comecei a estudar com o material do Estratégia, percebi que minha absorção de conteúdo melhorou significativamente, pois os PDFs são elaborados de forma muito didática. O grande diferencial do Estratégia, ao meu ver, é a completude dos materiais, além da excelente equipe de professores.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Natamilsom: Para montar meu plano de estudos, priorizava estudar duas matérias por dia e fazia as resoluções das questões do conteúdo estudado no dia anterior. Nos dias de folga,
estudava de 6 a 8 horas líquidas por dia, já nos dias em que trabalhava, estudava de 2 a 3 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Natamilsom: Minhas revisões eram feitas baseadas no desempenho das questões resolvidas. Nunca fui adepto de fazer resumos. Basicamente, nos conteúdos em que tinha baixo aproveitamento nas questões, eu voltava ao material teórico. Além da resolução de questões, utilizava flashcards para revisão.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Natamilsom: A resolução de exercícios é fundamental na preparação para concursos, pois, além de servir de parâmetro da absorção do conteúdo teórico, ajuda na fixação desse. Lembro que no primeiro semestre de 2025, na preparação tanto do MPU quanto do TRE-TO, foram mais de 12 mil questões resolvidas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Natamilsom: Logo quando comecei a estudar, a matéria que mais tinha dificuldade era a língua portuguesa. Para corrigir essa fraqueza, todos os dias, independente da matéria que iria estudar, resolvia 10 questões de algum assunto de português. Com o tempo percebi que me faltava somente ter mais contato com a matéria. Hoje é uma das minhas matérias favoritas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Natamilsom: Basicamente, tentei revisar o máximo de conteúdos possível durante a semana que antecedeu a prova. Já na véspera, resolvi algumas questões de pontos específicos do edital.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Natamilsom: No concurso do TRE-TO, a redação abordou um tema que estava dentro de Conhecimentos Específicos do edital, por isso foi necessário treinar o máximo de temas possíveis. Não há outro caminho: a redação é prática.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Natamilsom: Durante essa trajetória, até os erros foram importantes, pois ajudaram a entender quando eu estava no caminho certo. O principal erro foi passar muito tempo estudando por material ruim. Já o acerto foi entender que com a constância e dedicação correta o resultado vem.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Natamilsom: Pensei em desistir quando fui reprovado no concurso da PMBA. Fiquei em 27º colocado na prova objetiva, mas fui eliminado na redação. Quando o resultado saiu, fiquei muito triste e cogitei parar. Porém, meu pai me disse uma frase que mudou minha perspectiva: “Quem desiste nunca conquista”. Essas palavras me fortaleceram e me fizeram continuar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Natamilsom: Um conselho que deixo a quem está nessa jornada de estudo é que mantenha a fé na vitória inabalável. Dias ruins virão, mas mantenha. Pague sua etapa diária. Vença um dia por vez, quando perceber, estará empossado no cargo dos sonhos. O fracasso também faz parte do processo, aprenda com ele.