Aprovado em 2° lugar no concurso SEEC-RN para o cargo de Professor de Pedagogia - Anos Iniciais
Concursos Públicos
“[…] É fundamental buscar sempre superar a mediocridade, seguir as suas convicções e não se deixar limitar pelas opiniões alheias […]”
Confira a nossa entrevista com Luan Ribeiro, aprovado em 2° lugar no concurso SEEC-RN para o cargo de Professor de Pedagogia – Anos Iniciais:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Luan Ribeiro: Sou Luan, licenciado em Pedagogia desde 2023, pela Faculdade Anhanguera (Polo de Currais Novos-RN) e especialista em Pedagogia Hospitalar, título obtido em 2024 pela Faculdade CENSUPEG (Joinville-SC). Tenho 28 anos e sou natural de Santa Cruz-RN.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Luan: Em 2022, ainda durante a graduação em Pedagogia, decidi iniciar a minha preparação para concursos. A minha principal motivação, foi o desejo de ingressar como professor efetivo na rede pública, já que desde 2019, eu atuo como Inspetor Escolar concursado. Além disso, buscava estabilidade profissional e melhores condições financeiras.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Luan: Quando iniciei a minha preparação para concursos, já atuava como servidor efetivo municipal em São Vicente-RN, no cargo de Inspetor Escolar, função que exerço desde 2019, quando fui nomeado aos 22 anos de idade. Conciliava os estudos no contraturno do trabalho, à noite, nas horas vagas e, sempre que possível, aproveitava pequenos intervalos do expediente para revisar conteúdos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Luan: Fui aprovado no concurso público de São Vicente-RN para o cargo de Inspetor Escolar (nível médio), no qual fui nomeado em 2019. Em 2022, ainda como estudante universitário, conquistei aprovação no concurso de Bom Jesus-RN, para o cargo de Professor Polivalente. Em 2024, fui novamente aprovado como Professor Polivalente, desta vez no concurso de Currais Novos-RN. Mais recentemente, em 2025, alcancei o 2º lugar no concurso do magistério estadual do Rio Grande do Norte, pela 9a DIREC, para o cargo de Professor de Pedagogia – Anos Iniciais.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Luan: Sempre tive um perfil mais reservado, gosto de ficar em casa, por isso, foi natural dedicar o meu tempo livre aos estudos. A minha vida social ficou um pouco mais restrita nesse período, mas encarei isso como uma escolha necessária para alcançar os meus objetivos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Luan: A minha família sempre acompanhou a minha trajetória e compreendeu que os estudos eram o caminho para alcançar os meus sonhos, por isso, me apoiaram de forma discreta, mas constante. Já os meus amigos, embora sejam poucos, sempre me incentivaram, motivaram e, de certa forma, até me cobraram. Assim, as pessoas que amo e que fazem parte do meu convívio, foram fundamentais, oferecendo o suporte e o encorajamento necessários para que eu seguisse firme nessa caminhada.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Luan: Costumo dizer que não devemos estudar apenas para passar, mas sim até passar. Desde 2022, venho focado nos estudos, aumentando a dedicação a cada ano. Enfrentei alguns percalços, mas cada obstáculo, trouxe mais experiência, resiliência e conhecimento, aproximando-me dos meus objetivos.
Quanto à disciplina, não me considero um exemplo perfeito — sou humano, sinto cansaço, desânimo em alguns dias, tenho hobbies e, às vezes, também procrastino. Ainda assim, busquei manter uma rotina de estudo diária e, em períodos de tempo livre, como folgas e feriados, chegava a estudar até 8 horas seguidas, alternando teoria e resolução de questões.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Luan: Durante a minha preparação, utilizei principalmente a resolução de questões e simulados.
Ao todo, respondi certamente mais de mil questões entre a publicação do edital e a realização da prova. O meu foco sempre foi estudar de forma ativa: analisava cada erro para aprender com ele e até mesmo as questões que acertava serviam de reflexão, pois buscava entender o raciocínio que me levou à resposta correta. Sempre associei teoria e prática de maneira constante e dialógica.
A principal vantagem desse método é a eficiência: resolver questões direciona os estudos, evidencia pontos fracos e fortalece a segurança no momento da prova. Como desvantagem, destaco que pode gerar sobrecarga, já que exige disciplina para manter a constância sem cair na mecanização ou no cansaço mental.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Luan: Conheci o Estratégia Concursos através da professora Adriana Figueiredo, que é uma referência no mundo dos concursos. Sua capacidade de transposição didática e a forma simples e objetiva de transmitir conteúdos complexos chamaram a minha atenção e me aproximaram da plataforma.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Luan: Na verdade, cheguei a assistir a aulas isoladas de alguns professores que também atuam em outras plataformas. No entanto, nunca adquiri cursos completos, principalmente por questões financeiras, já que os preparatórios de qualidade costumam ter um valor pouco acessível.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Luan: Sim, fui aprovado em outros concursos, como já mencionei. No entanto, considero que o material do Estratégia foi decisivo para alcançar o meu melhor resultado até hoje: o 2o lugar no concurso estadual da SEEC-RN. Esse desempenho teve um peso ainda maior pelo fato de a banca ser a Fundação Getúlio Vargas (FGV), amplamente reconhecida como uma das mais exigentes em concursos públicos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Luan: Sem dúvida. Embora muitos concurseiros apontem os PDFs com marcação dos aprovados como o principal diferencial do Estratégia, para mim, o destaque maior está nos professores. A capacidade de transposição didática que eles possuem é impressionante.
Costumo até brincar que, se tivesse tido professores com essa didática na minha formação básica, teria me desenvolvido muito mais rapidamente. Faço aqui uma menção especial ao professor Otávio Prado e às professoras Carla Abreu e Adriana Figueiredo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Luan: Não cheguei a seguir um plano de estudos rígido, mas sempre procurei estudar teoria e prática de forma simultânea e dialógica, evitando avançar em novos conteúdos enquanto ainda tivesse dúvidas em pontos anteriores. Normalmente, trabalhava de 2 a 3 tópicos do conteúdo programático do edital por dia, dedicando em média 3 horas diárias, podendo chegar a 8 horas em períodos de maior disponibilidade.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Luan: As minhas revisões eram feitas, principalmente, por meio da resolução de questões. A cada bloco de exercícios sobre determinado conteúdo, eu retomava a teoria correspondente.
Para mim, não existe segredo: é preciso revisar constantemente. Sempre busquei assimilar o conteúdo em sua essência, evitando a simples memorização. As estratégias de memorização até têm seu o valor, mas eu as utilizava apenas como complemento, depois de já ter consolidado o aprendizado.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Luan: A resolução de exercícios, sempre foi um dos pilares da minha preparação. Mais do que a quantidade, considero essencial a qualidade: cada questão respondida era uma oportunidade de aprender, identificar padrões da banca e consolidar a teoria. Com o tempo, percebi que essa prática constante fez toda a diferença para ganhar segurança e objetividade na hora da prova.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Luan: Não diria que tinha uma grande dificuldade, mas sempre tive certo receio ao estudar Legislação, principalmente, por causa dos jargões, incisos e números, que tornam o estudo mais denso — e na área da Educação esse volume é grande. Essa visão mudou totalmente a partir das aulas da professora Carla Abreu, que me ensinou a não focar na simples memorização, mas sim a compreender a essência de cada norma: os fundamentos, o contexto e o que motivou a criação da lei. Esse método facilitou a assimilação e tornou meu aprendizado muito mais sólido.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Luan: Na semana que antecedeu a prova, eu estava de férias do trabalho, o que me permitiu dedicar mais de 8 horas diárias aos estudos. No dia anterior ao exame, estudei das 6h da manhã até às 21h. Durante o dia, acompanhei os aulões de véspera do Estratégia no Youtube e, à noite, realizei o último simulado da plataforma, no qual alcancei uma pontuação muito próxima da obtida na prova oficial. Nesse simulado, inclusive, fiquei em 1o lugar entre os candidatos ao meu cargo, o que reforçou a minha confiança para o grande dia.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Luan: Sim, o concurso contou com duas questões discursivas, cada uma valendo 10 pontos, totalizando 20. Obtive um bom desempenho: 8 pontos em uma questão e 10 na outra, alcançando 18 pontos nessa etapa.
O meu conselho é que os concurseiros cultivem o hábito da leitura, pois ela amplia o vocabulário, melhora a argumentação e fortalece a escrita. Também considero essencial treinar a clareza ao se expressar e compreender o perfil da banca. No caso da FGV, contei com o apoio da professora Patrícia Manzato, que me ajudou na coesão, coerência e direcionamento de possíveis temas e da professora Adriana Figueiredo, que mostrou com clareza a diferença entre uma discursiva acadêmica e uma discursiva de concurso público.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Luan: Entre os principais acertos, destaco: ter aproveitado as minhas férias para estudar de forma integral, manter uma boa hidratação e buscar regular o sono, mesmo com a ansiedade, já que esse era o concurso dos meus sonhos. Desde a publicação do edital, assumi que essa seria a minha oportunidade, e essa mentalidade me fortaleceu.
Quanto aos erros, certamente cometi alguns, mas acredito que todos eles contribuíram para o processo. Cada falha me trouxe aprendizado, crescimento e aperfeiçoamento. No fim, os ônus e os bônus se equilibraram, formando um caminho sólido e completo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Luan: Em momento algum pensei em desistir. A minha maior motivação, sempre foi meu filho, Lucas, de 3 anos. Ele é a razão dos meus projetos e escolhas. Todo o esforço é para oferecer o melhor a ele e, ao mesmo tempo, inspirá-lo. Posso dizer que ele foi — e continua sendo — a minha motivação para tudo em minha vida.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Luan: O meu conselho não se restringe apenas a quem deseja seguir o caminho dos concursos, mas serve para todas as áreas da vida — especialmente para aqueles que, assim como eu, vêm de famílias humildes, sem tradição de incentivo aos estudos. É fundamental buscar sempre superar a mediocridade, seguir as suas convicções e não se deixar limitar pelas opiniões alheias.
Somente nós conhecemos as nossas próprias lutas e possibilidades e somos os únicos representantes dos nossos sonhos. Mesmo que seja preciso sonhar sozinho, não deixe de sonhar. Tenha esperança, mas uma esperança ativa, que se concretize em atitudes e perseverança. Que Jesus abençoe a todos!