Aprovado em 3° lugar no concurso SEEC-RN para o cargo de Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração - Natal (RN)
Concursos Públicos“Não desistir, constância é tudo na vida do concurseiro. Estude todos os dias, nem que seja 1h; faça uma programação de disciplinas por dia e faça a adequação ao tempo disponível que você tenha no dia […]”
Confira a nossa entrevista com Jazon Paulino Lisboa Moreira, aprovado em 3° lugar no concurso SEEC-RN para o cargo de Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração – Natal (RN):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Jazon Paulino Lisboa Moreira: O meu nome é Jazon Lisboa, tenho 36 anos, moro em Parnamirim – RN, sou formado em Turismo, Secretariado Executivo e Administração. Tenho especialização em Gestão pública, Docência para Educação Profissional e Tecnológica – EPT, especialização em TI e mestrado em Gestão de Processos Institucionais.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Jazon: Eu tinha um emprego muito instável em uma terceirizada que prestava serviços a uma instituição pública, toda semana praticamente havia comentários de listas de pessoas que seriam demitidas e eu sempre me segurava na questão de ter que ser excelente no que eu fazia para não ser demitido, inclusive, fazendo o trabalho de outras pessoas do meu setor e de outros setores. Essa instabilidade me fez ter a motivação necessária para estudar e sair daquela situação. Hoje em dia, estudo para progredir na carreira e ganhar mais recursos financeiros para ajudar a minha família, minha mãe tem muitos problemas de saúde e necessita de cuidados, indo para médicos e realizando exames. Fora isso, pretendo ter filho e desejo dar uma vida confortável para eles, isso tudo são questões motivadoras pra mim.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Jazon: É muito difícil conciliar esses dois e ainda tentar ter uma vida saudável, mas eu concilio usando todo tempo que tenho disponível para estudar, seja numa fila de banco, indo e voltando do trabalho, na academia escutando videoaulas ou em casa fazendo atividades domésticas. Fora isso, qualquer tempo disponível em casa utilizo para estudar, sem esquecer de tirar um tempo com a minha cônjuge. Confesso que não é nada fácil usar essas estratégias, mas penso que é passageiro.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Jazon: No início da minha jornada de concurseiro (2015), eu passei para Técnico Administrativo em Educação – TAE no IFPB e UFPB, ambos para o cargo de Técnico em Secretariado; TRT 12 e TRT 21(Técnico Judiciário) em 2024, porém, no cadastro de reserva e um pouco longe; TRE RN, estou na 12ª colocação para Analista Judiciário Área Administrativa, mas creio que não seja chamado, devido o tribunal ter a cultura de chamar pouco; Passei em 5º para Administrador na UFERSA, possivelmente seja chamado; 1ª colocação na UFRN, para administrador; 3ª colocação para Professor do Curso Técnico em Administração da SEEC-RN.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Jazon: Quase nenhuma. Ainda abro exceções para sair no final da tarde do sábado com a minha cônjuge e domingo abro mais tempo para dedicar a interação com outras pessoas (uma praia, cinema, etc.), mas no meio da semana, as minhas atividades são dedicadas a trabalho, estudos e atividade física.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Jazon: Nem sempre. Às vezes, eu me passo de chato, frases como: “Não precisa disso tudo”; “Vc vai enlouquecer”; “Vai estudar de novo?”
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Jazon: Aproximadamente 6 meses, mas porque eu já tinha uma bagagem de outros. E a vontade de sair do “status quo” e melhorar de vida, foram ferramentas valiosas para manter a motivação.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Jazon: Videoaulas; Horas da verdade, Retas Finais e PDFs simplificados. Os vídeos de Hora da Verdade e Reta Final ajudam muito na questão de revisão dos pontos mais importantes do conteúdo das matérias; O PDF simplificado ajuda muito no estudo mais rápido e enxuto.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Jazon: Há muitos anos, por comentários de amigos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Jazon: O estratégia foi o primeiro curso que eu adquiri, antes estudava pelo Youtube.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Jazon: Consegui passar nos meus primeiros concursos utilizando o Youtube, mas eu tinha dificuldade para garimpar material.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Jazon: Sim, principalmente na questão de PDFs mais enxutos, consigo terminar o conteúdo mais rápido.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Jazon: Com o tempo muito corrido, não consigo contabilizar as horas, mas consigo ao menos 2h por dia. Geralmente, eu estudo de 2 a 3 disciplinas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Jazon: Não faço resumos, acredito que fazer os meus próprios, levaria muito tempo, então, eu utilizo os resumos, Mapas Mentais, questões dos PDFs, vídeos Hora da Verdade e Reta Final. Essas ferramentas são muito eficientes.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Jazon: Como eu utilizo mais as questões que ficam no final dos PDFs, eu não consigo contabilizar. Contudo, considero uma ótima ferramenta de resumo junto com os comentários de cada questão.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Jazon: Tenho mais dificuldade em RLM, AFO e informática. Tento utilizar a estratégia 80/20: estudar o que mais cai nessas disciplinas e focar mais nas que eu tenho mais familiaridade e tentar errar o menos questões possível.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Jazon: Revisando o máximo possível, inclusive, na véspera da prova e pesquisando muito sobre possíveis temas de redação.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Jazon: Estudar muito a parte específica foi importantíssimo para fazer uma prova excelente, foram dois estudos de caso, um sobre análise SWOT e o outro sobre a pirâmide de MASLOW, voltadas para o ambiente escolar.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Jazon: O principal erro foi deixar muito as relações sociais de lado. Eu acabei me isolando demais. O principal acerto, foi direcionar o rumo dos meus estudos para a minha área de formação (administração).
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Jazon: Não pensei em deixar o Estratégia, é um curso que pretendo ter, até chegar no patamar que eu desejo, Câmara dos Deputados ou TCE-RN.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Jazon: Não desistir, constância é tudo na vida do concurseiro. Estude todos os dias, nem que seja 1h; faça uma programação de disciplinas por dia e faça a adequação ao tempo disponível que você tenha no dia. Utilize qualquer situação para estudar, seja lavando a louça, limpando a casa, treinando na academia, maximize o seu tempo; não desanime com o comentário dos outros, muitas pessoas não entendem a trajetória da pessoa que estuda e tem um propósito a ser alcançado.