Aprovado em 78° lugar (Cotas) no concurso PP-BA para o cargo de Agente Penitenciário
Concursos Públicos“Desistir jamais, é duro, cansativo e chato estudar, mas vale a pena pq a sensação de ser aprovado em um concurso que você quer tanto é única. Problemas e dificuldades foram feitos para serem resolvidos, vamos para cima e desistir jamais, confie no seu potencial […]”
Confira nossa entrevista com Brenno Vieira de Araujo Santos, aprovado em 78° lugar (Cotas) no concurso PP-BA para o cargo de Agente Penitenciário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Brenno Vieira de Araujo Santos: Eu tenho o ensino médio completo, 21 anos e sou de Cruz das Almas – Bahia.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Brenno: Sempre tive uma vida financeira difícil e o que me levou foi a estabilidade financeira.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Brenno: Sim, trabalhava em uma loja de departamentos no comércio e usava o tempo a noite para estudar até as 00h.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Brenno: Já fui aprovado na PM BA (não assumi na época por alguns problemas pessoais) e PP BA, esse irei assumir. Pretendo continuar estudando para o meu objetivo final que é delta.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Brenno: Não saía, minha rotina era trabalho, estudos e faculdade, inclusive tive que abdicar de sair com minha mãe no dia das mães, pois a data da prova estava perto e eu tive que focar no concurso, afinal era uma chance única.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Brenno: Sim, agradeço principalmente a meu pai que não poupou esforços com investimento em material de estudos para mim.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Brenno: Direcionado a esse concurso foram 4 meses de domingo a domingo, o que me fez manter a disciplina foi minha atual condição financeira e reconhecer que era uma oportunidade única.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Brenno: Usei os PDFs, com os materiais bem explicados e detalhados.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Brenno: Através do Instagram.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Brenno: Sim. Principalmente na matéria de português com professores e materiais excelentes.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Brenno: Estudava por 4h líquidas no dia, e eu mesmo montei meu ciclo de estudos.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Brenno: Minhas revisões eram através de resumos digitais feitos por mim, com base em questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Brenno: Fiz 21k em 4 meses, as questões foram essenciais, é a base para aprovação no concurso.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Brenno: Sem dúvidas foi português, fiz bastante questões para aprender.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Brenno: Foquei em simulados e questões, e no dia pré prova eu descansei e não estudei nada.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Brenno: Pesquisei bastante informações e repertórios, eu já tinha uma base pois estudei muito redação na época do Enem, e consegui obter 18/20 na FGV.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Brenno: Diversos momentos, principalmente quando eu ia mal nos simulados e nas questões, mas não podemos desistir nunca, se é difícil é porque vale a pena.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Brenno: Desistir jamais, é duro, cansativo e chato estudar, mas vale a pena pq a sensação de ser aprovado em um concurso que você quer tanto é única. Problemas e dificuldades foram feitos para serem resolvidos, vamos para cima e desistir jamais, confie no seu potencial! Vitória ou morte.