Aprovado em 15° lugar no concurso PF para o cargo de Agente de Polícia Federal
Concursos Públicos
“Mantenha a disciplina, pois a motivação acaba depois dos primeiros dias de estudo, senão no primeiro. Além disso, invista nos estudos […]”
Confira a nossa entrevista com Vinicius Alves Avelino, aprovado em 15° lugar no concurso PF para o cargo de Agente de Polícia Federal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Vinicius Alves Avelino: Tenho 23 anos, sou natural de Iguatu, CE. Sou formado em Gestão Financeira e graduando em Física.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Vinicius: Eu comecei a estudar para concursos aos 19 anos, tendo o mesmo motivo da grande maioria dos concurseiros: o financeiro. Escolhi a Área Policial, pois é uma área que está sempre repleta de novos concursos em vários estados do País e, no âmbito da União, possui uma ótima periodicidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Vinicius: Sempre trabalhei e estudei, pois eu precisava investir nos meus estudos. Creio que esta é a realidade de muitos: não ser filho de uma família abastada. Para conciliar a rotina de trabalho, com a de estudos, eu buscava ocupar todo o meu tempo livre com os estudos. Em alguns momentos, isso é bem exaustivo, pois é necessário abdicar de muitas coisas, às vezes, até do sono. No entanto, isso se tornava irrisório, quando eu visualizava onde eu queria chegar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Vinicius: O primeiro concurso que eu prestei, foi para Soldado da PMCE de 2021, cargo que exerço atualmente. Mesmo com pouco tempo de preparação, o planejamento que me foi passado junto a minha dedicação, foram suficientes para ser aprovado dentro das vagas. O segundo concurso que eu prestei, foi o da PF de 2025, o qual obtive êxito novamente. Para esse concurso, busquei iniciar a preparação bem mais cedo, uma vez que o conteúdo é bem extenso e algumas matérias são de difícil compreensão. Novamente, um bom planejamento e bastante dedicação me trouxeram outra aprovação dentro das vagas. Eu pretendo continuar estudando, mas, agora, eu quero dar atenção ao que eu realmente gosto: Física.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Vinicius: Para ser bem sincero, a minha vida social nunca foi o meu forte, então, isso nunca foi um problema para mim. No entanto, sempre que eu me disponibilizei para fazer algo com a minha família, eu sempre deixei claro, para mim mesmo e para os meus familiares, que o meu limite encerrava onde começavam os estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Vinicius: A minha mãe nunca gostou da ideia de estudar para as carreiras policiais. “É muito perigoso”, dizia ela. O meu pai nunca se importou muito, desde que eu não estivesse fazendo coisas erradas. A minha namorada, a qual conheci durante os estudos para a PF, foi quem mais me apoiou e me incentivou a continuar dando o meu máximo durante a preparação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Vinicius: Para o concurso da PF, iniciei a preparação no começo de 2024. Estudei, então, um pouco mais de um ano e meio até a data da prova. A disciplina era mantida somente por meio de uma boa rotina. Todos os dias, ao acordar, eu tomava uma boa xícara de café e a minha primeira atividade era estudar, pois era a minha maior prioridade. Isso fez com que eu visse os estudos como a minha principal atividade do dia, o que me obrigava a organizar todo o meu dia em torno dos estudos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Vinicius: O único material que eu utilizava para estudar eram os PDFs e as questões. Nunca gostei de assistir aulas, então, o meu estudo se baseava em ler, em escrever e em praticar. Uma grande vantagem, que eu vejo no meu caso, é que eu nunca precisei esperar pelo professor, uma vez que as videoaulas são dispostas para proporcionar a maior clareza possível para todos os alunos em seus variados níveis. Com isso, eu podia ler os PDFs na minha própria velocidade e prestar atenção nas minhas próprias necessidades de aprendizado.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Vinicius: Eu conheci o Estratégia pela Internet em 2021, enquanto pesquisava por cursos para iniciar os meus estudos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Vinicius: Eu cheguei a estudar por 3 outros cursos antes do Estratégia. O que mais me incomodou em todos, foi a falta de zelo pelo material escrito. Como dito anteriormente, a minha fonte de aprendizado é a leitura. Se o material não estiver bem escrito, bem polido, isso me prejudica. O que me fez continuar estudando com o Estratégia por tantos anos foi isto: a qualidade dos livros digitais.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Vinicius: Não prestei nenhum concurso com os demais materiais, apenas com os do Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Vinicius: O principal diferencial do Estratégia, para mim, foi o coaching da Assinatura Platinum. Toda a minha preparação para o concurso da PMCE de 2021, foi feita pelo professor Anacleto, o qual elaborou todo o meu plano pensando na minha forma de estudar. Quando retornei para iniciar a preparação para a PF, solicitei novamente o apoio do professor Anacleto, que elaborou novamente um ótimo plano.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Vinicius: O meu plano era baseado em ciclos de estudos. Então, sempre que eu terminava um assunto, eu já encaixava o próximo. Em alguns dias, principalmente os que eram focados em revisões e em exercícios, eu chegava a ver todas as disciplinas em um único dia, mas isso era muito variável a depender do momento em que eu me encontrava no plano. Eu sempre tentei manter a constância durante a preparação e não o tempo. Portanto, o meu tempo líquido, normalmente, não passava de 4 horas. Isso mudou um pouco a partir da autorização do concurso da PF, quando eu tentei estudar de 7 a 8 horas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Vinicius: A minha principal forma de revisar é fazendo exercícios. Eu resolvia as baterias de questões do PDF lendo todos os comentários do professor e voltava ao conteúdo quando sentia uma maior dificuldade. Os meus resumos foram feitos apenas com base nos simulados. Toda vez que eu fazia um simulado, eu resumia todo o assunto cobrado em um caderno para cada disciplina. Isso fez com que eu tivesse um material completo que eu tentava rever antes de cada simulado e, também, antes da prova.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Vinicius: A resolução de exercícios é essencial, como eu disse anteriormente, era a minha principal forma de revisar. Somente no Tutory, plataforma em que o professor Anacleto disponibilizou o meu plano, eu tenho cerca de 13 mil questões resolvidas. No entanto, esse número é muito maior se considerarmos todos os exercícios que fiz no sistema de questões, nos PDFs e nos simulados.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Vinicius: A minha dificuldade era o Direito. Para superar essa dificuldade, eu recorri, novamente, aos exercícios, pois a prática me auxiliava a entender o raciocínio por trás de todos aqueles artigos e incisos. No entanto, como a prova da PF sempre teve um grande foco em Contabilidade e Informática, eu fiquei bastante tranquilo quanto a isso.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Vinicius: Na semana que antecedeu a prova, eu foquei, mais uma vez, em praticar. Fiz um simulado por dia nessa semana, incluindo a redação – quase deixei o meu corretor doido. No sábado que antecedeu a prova, eu apenas assisti a Revisão de Véspera do Estratégia no Youtube e tentei relaxar o máximo que eu consegui, mesmo com toda a pressão. No dia da prova, eu não fiz mais nada, apenas me foquei em chegar relaxado na prova e dar o meu melhor.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Vinicius: A melhor técnica para aprender a escrever é: escrever! No entanto, tão importante quanto a prática é: identificar os erros e corrigi-los. Para isso, eu acho fundamental enviar todas as redações para a correção. Isso se dá, pois normalmente quem escreve, dificilmente identifica todos os erros que comete.
Estratégia: Como foi sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Vinicius: O TAF não está sendo um terror, pois eu sempre treinei e sempre tive uma alimentação bem equilibrada. Devido a essa característica, creio que a avaliação médica e o CFP também não sejam um problema. O exame psicológico é sempre uma surpresa, pois não se sabe exatamente o que a banca quer do candidato.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Vinicius: Creio que um grande acerto foi ter começado a me preparar cedo, pois isso me deu tempo para melhorar os meus pontos fortes e consertar os meus pontos fracos. Considero como o principal erro, os dias em que não consegui estudar direito, seja devido ao trabalho, devido ao cansaço ou até outros motivos. Esses dias, no entanto, foram poucos, mas ainda poderiam ter custado a minha aprovação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Vinicius: Eu sou bem teimoso. Eu não costumo desistir das coisas que me proponho a fazer. Além disso, eu costumava lembrar da pessoa que eu quero ser aos olhos da minha família. Essa minha característica e esse meu desejo, sempre me impulsionaram a querer continuar e a nunca pensar em desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Vinicius: Mantenha a disciplina, pois a motivação acaba depois dos primeiros dias de estudo, senão no primeiro. Além disso, invista nos estudos. A resiliência para seguir em frente e o dinheiro investido na educação são coisas que sempre trarão retorno, não importa a área em que se aplicam, seja nos concursos, seja em empreendimentos ou seja em qualquer outro ramo.