Aprovado em 2° lugar no concurso EBSERH para o cargo de Nutrição - Campo Grande (MS)
Concursos Públicos
Confira a nossa entrevista com Murillo Penze, aprovado em 2° lugar no concurso EBSERH para o cargo de Nutrição – Campo Grande (MS):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Quando se formou, idade e cidade natal?
Murillo Penze: Murillo Penze, tenho 26 anos, sou de Campo Grande MS e fui aprovado em segundo lugar na primeira fase da EBSERH no Hospital Universitário de Campo Grande.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Desde início seu foco foi em concursos na sua área de formação?
Murillo: Além da Nutrição, sou graduado em Engenharia Civil. Esse foi o primeiro concurso que prestei na área da Nutrição, a qual ainda vou me formar no final deste ano. Cheguei a prestar alguns concursos administrativos, fiquei bem colocado, mas não o suficiente para a convocação.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Murillo: No momento, estou terminando a faculdade e fazendo alguns estágios na área. A minha vida social mudou pouca coisa, devido aos estudos, pois eu não tenho muito costume de sair. Então, o mais importante foi administrar melhor o meu tempo. Geralmente, eu reservo o período da tarde para estudar, pois, à noite, eu tenho aula. Acho importante saber conciliar o tempo do trabalho, do estudo e do lazer, sem excluir nenhuma área da vida.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Murillo: Sim, a minha família é toda de concurseiros, então, sabem como é o processo e a importância desse apoio. Além disso, sabem da estabilidade que a vida de concursado proporciona a longo prazo. A minha namorada também presta concursos e eu consigo administrar bem isso.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Murillo: Eu estudo pelo Estratégia, que é o material mais completo e supre todas as minhas necessidades. Geralmente, utilizo mais os PDFs, pois como comecei a estudar para concursos há pouco tempo, acho importante iniciar do zero ao invés de focar apenas na prática de questões. Quando tenho alguma dificuldade, dou uma olhada nas videoaulas para poder sanar minhas dúvidas. Uma outra prática que tem dado muito certo, é baixar os áudios das videoaulas e escutar enquanto eu dirijo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Murillo: Foi por indicação do meu irmão e de uma amiga que já eram alunos do Estratégia e, a partir disso, pude ver que a plataforma é ótima, com várias questões e PDFs completos, o que fez com que eu me identificasse de imediato e ser a minha escolha para a preparação.
Estratégia: Adquiriu o curso regular da sua área ou o curso específico para seu concurso? Como foi seu contato com nossos professores?
Murillo: Adquiri o Plano Anual, pois a minha ideia é me preparar para diversos concursos. O próximo que vou prestar é para o IFMS.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Murillo: Geralmente eu separo uma ou duas matérias por dia para estudar. Com base nessas matérias, faço a leitura do PDF, pratico as questões e faço uma revisão. Prefiro finalizar uma matéria no mesmo dia do que dividir em duas partes.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Murillo: É um dos pontos principais, afinal, quando você entende a teoria, é importante. Mas, ao resolver as questões, é que você percebe como aquele assunto será cobrado no concurso. Paralelamente à teoria, eu resolvia em torno de 50 a 70 questões por dia.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Murillo: Língua Portuguesa é a disciplina que tenho mais dificuldade, então, fui para a prova com maior receio. Mesmo assim, consegui ter um bom aproveitamento, fiz 7 questões de 10.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Murillo: Na semana anterior, fiz apenas revisões através de cartões e os resumos dos PDFs para poder revisar os pontos principais de cada assunto. Na noite anterior da prova, fiquei bem ansioso, porém, eu sabia que tinha me preparado bem e que deveria confiar. Consegui fazer a prova com calma, iniciando as questões das matérias que eu tinha mais facilidade (Políticas Públicas e depois Nutrição) e isso foi me dando uma maior confiança.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Murillo: Algo que eu poderia ter feito um pouco melhor foi o número de questões voltadas para a área específica durante o treinamento, pois na hora da prova, percebi que algumas eu poderia ter acertado se tivesse praticado um pouco mais.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Murillo: Assim que saiu a oportunidade desse concurso, não me sentia confiante, pois ainda não sou formado e não tinha começado a estudar para concursos ainda. Então, fiquei muito feliz de ter insistido, tendo como objetivo que queria ir bem na prova e, não necessariamente, passar. Queria provar para mim mesmo que sou capaz.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Murillo: Acredito que muitas pessoas se acham incapazes de alcançar o seu objetivo, por não ter tempo de estudar o que consideram suficiente, mas vale muito mais a pena você separar uma hora do seu dia e focar no que for possível, aproveitando um maior tempo quando você pode. Afinal de contas, você alcançará um bom resultado se puder aproveitar o seu tempo da melhor forma possível. Manter constância e não pensar na concorrência, mas sim no seu próprio potencial. Mesmo que não consiga passar de imediato, se houver dedicação, a sua hora vai chegar.