Aprovado em 1° lugar no concurso Correios para Engenheiro Eletricista - Florianópolis
Concursos Públicos“Nunca desista de seus objetivos, se há essa chama acesa em seu coração, ela indica que você precisa se esforçar e chegará lá. […]”
Confira nossa entrevista com Lourenço Knopik Júnior, aprovado em 1° lugar no concurso Correios para o cargo de Engenheiro Eletricista – Florianópolis:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Lourenço Knopik Júnior: Tenho 36 anos, sou casado com Rosemeri, tenho três lindas filhas e resido, atualmente, em Florianópolis.
Estudei em escola pública, na cidade de Piên – Paraná. Sou formado em Engenharia Elétrica e cursei ensino técnico profissionalizante, ambos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – IFSC.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Lourenço: Minha esposa estudou e passou em concurso e, hodiernamente, atua como servidora pública federal. Além disso, minha mãe e irmã estudaram e lograram êxito em concursos públicos, exemplos esses que repercutiram em minha trajetória.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Lourenço: Sim, durante os estudos estive envolvido em projetos acadêmicos e laborais e, na medida do possível, permanecia na rotina dos estudos, o que não era fácil, mas o importante é ter perseverança, disciplina e, sobretudo, fé, sem olvidar que cada concurseiro tem o seu tempo e ritmo, pois “Engenharia é uma busca vitalícia por conhecimento e aperfeiçoamento.” – Henry Petroski.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Lourenço: Fui aprovado em vários concursos, sendo a maioria promovido por prefeituras. Também logrei êxito em concurso do Tribunal Regional Federal.
Alcancei aprovação como Engenheiro Eletricista em Navegantes (5ª colocação), Porto Belo (13º lugar), também me classifiquei no concurso da Sanepar, como Engenheiro Eletricista; bem como no TRF da 5ª Região (9º lugar), e, por derradeiro, em 1º lugar para o cargo de Analista de Engenharia Elétrica dos Correios, na cidade de Florianópolis.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Lourenço: Sou uma pessoa bem caseira e a fé sempre foi e é minha prioridade, assim como minha família e nunca deixei que essas prioridades se invertessem. Tive um enorme abalo emocional com a perda de minha mãe, mas, como ela sempre foi estudiosa para concursos, segui o seu exemplo e caminho.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Lourenço: Sim, a minha família sempre apoiou os meus estudos, principalmente a minha esposa. Minhas filhas compreendem que parte do nosso tempo deve ser destinada aos estudos e sempre transmitimos esse legado para elas.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Lourenço: O último concurso foi a finalização da etapa que já estava sendo consolidada, aliado às aulas do Curso Estratégia, com diretrizes elementares para o concurso dos Correios, conquistei o 1º lugar para o cargo de Analista de Engenharia Elétrica.
O tempo é relativo para cada um, pois depende de como o conteúdo é fixado, mas os professores do Estratégia têm uma exímia didática e apresentam uma gama de instrumentos pedagógicos e eficazes em suas respectivas áreas, o que foi crucial para minha aprovação.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Lourenço: As principais ferramentais foram as vídeoaulas, as quais me auxiliaram a fixar os conteúdos, tanto das matérias específicas, quanto das gerais, acompanhados dos arquivos de PDFs disponibilizados nas aulas online. A organização do conteúdo exposto possui eficaz estratégia, pois aborda os conteúdos focados em cada banca e cargo, além de seguir o ritmo e a necessidade particular. A única desvantagem é que o Estratégia possui denso material e não consegui exauri-lo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lourenço: O curso do Estratégia é muito conhecido por todos os concurseiros e a plataforma do YouTube é o espaço que tive o primeiro contato, sendo o impulsor dos meus estudos. A leitura dos depoimentos dos candidatos também estimulou meu trilhar. Inclusive, tive a oportunidade de realizar a prova com um candidato que já tinha dado depoimento no Estratégia e continua a sua jornada de concurseiro, e isso permitia a seguinte reflexão: “talvez, hoje, seja a minha oportunidade de lograr êxito, em primeiro lugar, no concurso”. E, graças a Deus, foi o que aconteceu.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Lourenço: Utilizei sim, mas os materiais eram bem genéricos. Também utilizei vídeos de conteúdo específicos para reforçar o aprendizado de algum conteúdo.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Lourenço: Fiz, mas a minha nota ficava sempre aquém do necessário para aprovação.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Lourenço: O diferencial dos professores serem dinâmicos e com excelente fixação de conteúdo. A aula não é monótona, o que faz com que o aprendizado seja mais significativo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Lourenço: O plano de estudos foi sendo organizado apenas mentalmente, conforme minhas necessidades, avaliando cada prova realizada e quais os pontos a melhorar. Particularmente, não gosto de estudar muitas matérias no mesmo dia, até porque meu tempo era cronometrado. Então, a cada dia, estudava uma matéria e reforçava os conteúdos, com revisões periódicas e nas últimas semanas que antecediam o concurso.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Lourenço: As revisões foram seguidas de acordo com as aulas do Estratégia e utilizando simulados.
Sempre fiz um bloco de anotações das principais cobranças em provas.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Lourenço: Não lembro exatamente quantas questões, mas sempre que podia utilizava as questões para rever os conceitos estudados em aula. É uma ótima forma de revisar o conteúdo.
Em provas que havia cobrança de leis, as questões ajudam muito a entender mais como o conteúdo pode ser cobrado.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Lourenço: Historicamente, minha tendência era direcionar o foco ora aos conteúdos específicos, ora aos conteúdos de caráter mais geral. Contudo, a metodologia adotada pelo Estratégia proporcionou-me os meios necessários para estabelecer um equilíbrio adequado entre ambas as abordagens.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Lourenço: A semana foi de estudo intenso para revisão de conteúdo, e no dia pré prova, que foi um sábado, estudei após o pôr do sol, pois tenho o sábado como o dia do descanso, de acordo com minha fé.
Como a prova foi à tarde, utilizei a manhã para rever as fórmulas e conceitos cobrados na Engenharia.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Lourenço: Sim, o tema foi bem atual e sempre estou a par dos principais temas. Recomendo a cada estudante que concentré sua atenção nessa parte também, pois é uma parte decisiva em todos os concursos, e cada banca tem sua peculiaridade de cobrança.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lourenço: Acho que o acerto foi a dosagem de cada matéria e não esquecer de estudar nenhuma, pois cada questão pode decidir a aprovação ou não. O erro foi de não ter conhecido o Estratégia antes.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Lourenço: Sim, como já mencionei, o falecimento de minha mãe trouxe um enorme abalo emocional, e o pensamento de que eu não alcançaria o topo ocorria, pois existem muitos candidatos bons.
A motivação para seguir foi a prospecção de melhorar profissionalmente e mostrar que eu poderia estar como aprovado em primeiro lugar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lourenço: Nunca desista de seus objetivos, se há essa chama acesa em seu coração, ela indica que você precisa se esforçar e chegará lá. Siga e confie em Deus e no potencial que há em você, pois o processo é difícil, mas a recompensa é maravilhosa. O Estratégia pode te ajudar a organizar sua rotina de estudos e há uma excelente equipe pensando junto com o estudante nos mais variados concursos.