Aprovado em 3° lugar no concurso CGM-SP para o cargo de Auditor Municipal Controle Interno - Especialidade: Geral
Controladorias/Gestão (CGU, CGE, STN, EPPGG)
“Primeiramente, quando tomar a decisão de estudar, não coloque prazo e nem tenha pressa. Nesse ponto, valorizo demais o concurso escada, que é aquele que proporciona uma remuneração menor, mas que garantirá a sua subsistência […]”
Confira nossa entrevista com Gilberto de Sá Freire Assumpção, aprovado em 3° lugar no concurso CGM-SP para o cargo de Auditor Municipal Controle Interno – Especialidade Geral:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Gilberto de Sá Freire Assumpção: Meu nome é Gilberto, tenho 29 anos e sou formado em Gestão Pública (Tecnólogo). Nasci no Rio de Janeiro, mas moro em São Paulo.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Gilberto: Desde os 15 anos estudo para concursos. Através da influência dos meus pais e amigos, entendi que o caminho dos concursos era algo que me proporcionaria uma remuneração digna aliada à qualidade de vida.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Gilberto: Sou Policial Civil do Estado de SP desde 2019. Em 2022, decidi retornar aos estudos com foco na área fiscal/controle. Dessa forma, sempre trabalhei durante a minha trajetória até a aprovação no cargo de Auditor da CGM SP. Meu regime é de escala, portanto nunca consegui seguir uma rotina padronizada. Além disso, sou casado e tenho um filho de quase 7 anos. Não me apegava a métricas rígidas de controle de tempo/produtividade. A ideia era acordar e utilizar todo o tempo possível para absorver novos conteúdos.
Quando o ambiente era mais calmo, procurava estudar as disciplinas/assuntos mais complexos. Já quando a casa estava barulhenta ou o local não era tão apropriado assim, buscava resolver questões e fazer revisões pontuais, que não exigissem concentração durante um longo período.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Gilberto: Minha primeira aprovação foi em 2012, quando fui aprovado para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR).
Após meu desligamento, retornei aos estudos e fui aprovado em 2018, na Polícia Civil do Estado de São Paulo, para um cargo de nível médio, o qual ocupo até hoje. Neste momento, o Estratégia Concursos já se fazia presente na minha vida, após indicação de um amigo concurseiro mais experiente.
Em 2022, retornei aos estudos com foco na área fiscal/controle, conseguindo a minha primeira aprovação no ano de 2025, em 3º lugar no cargo de Auditor municipal de Controle Interno – Área Geral da Controladoria Geral do Município de São Paulo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Gilberto: Minha vida por si só já exige bastante, pois conciliar trabalho, estudo, criação de filho e casamento já é desafiador. Portanto, não era muito comum esse tipo de atividade durante a minha preparação. Optava por programas caseiros com meu filho e esposa. Pontualmente, saíamos para almoçar/jantar fora, porém eu sempre procurava reservar um tempo para o estudo todos os dias, mesmo que 1 ou 2 horas.
Durante a minha preparação e, até os dias de hoje, tenho claro na minha cabeça que a constância é o fator mais importante para a aprovação. Por isso, durante esses anos de preparação, nunca me incomodei de estudar 1h, 2h em dias mais difíceis. Porém, me incomodava demais ficar 1 ou 2 dias seguidos sem estudar.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Gilberto: Sim! Entendo que o apoio de quem está ao seu lado é fundamental! Minha esposa sempre fez parte do plano. Sempre conversávamos sobre rendimento dos estudos, estratégias, possibilidades, etc. Por ela também ser do mundo dos concursos, sempre entendeu e me ajudou muito. Meu filho também sempre me ouviu e perguntou sobre as coisas que via. Sou eternamente grato a eles, aos meus pais e ao meu irmão por terem me acompanhado durante toda a trajetória.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Gilberto: Em 2023, fiz as primeiras provas dá área fiscal/controle. Fui reprovado no ISS RJ e no ISS SP. Como após esses certames surgiram boatos acerca do concurso da CGM SP e da CGE SP, retornei com foco total na área de Controle. Então, posso dizer que estudei focado para a CGM SP desde dezembro de 2023.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Gilberto: Utilizei massivamente os PDFs. No meu ponto de vista, é o material mais rápido e fácil para absorver o conteúdo. Utilizava as videoaulas em disciplinas mais complexas e em momentos que eu estava cansado.
Assim, acredito que o PDF é o material mais apropriado para a construção da base do aluno na maioria dos assuntos, enquanto as videoaulas podem ser vistas como um apoio nos momentos/assuntos de maior dificuldade.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Gilberto: Através do meu amigo Aurélio, que também era concurseiro e me apresentou o Estratégia Concursos no ano de 2017.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Gilberto: Essa é uma pergunta difícil de responder, pois eu nunca utilizei outro material. Mas, conforme dito acima, entendo que os PDFs são didáticos, completos e bem direcionados a fim de que o aluno atinja o seu objetivo. Para complementar, as videoaulas funcionam como uma espécie de apoio em certos momentos.
Ressalto que as Trilhas Estratégicas foram fundamentais no início do estudo. É uma ferramenta que facilita o gerenciamento das inúmeras disciplinas estudas na área fiscal/controle. Senti que me proporcionaram mais foco, além de paz mental para seguir em busca do objetivo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Gilberto: Inicialmente, estudei exclusivamente pelas Trilhas Estratégicas. Buscava cumprir 1 por semana, conforme recomendado nas orientações do começo das Trilhas. Porém, era normal concluir um pouco antes ou ultrapassar os 7 dias, a depender da semana. Concluí as Trilhas para a área fiscal em aproximadamente 13 meses e, a partir daí, estudava por volta de 3 disciplinas no dia.
Sobre horas líquidas, conforme minha situação pessoal, sempre foi difícil avaliar isso diariamente. Mas, na maior parte da preparação, fiz algo próximo a 25 horas líquidas semanais.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Gilberto: Para revisões, utilizei massivamente as questões. Em certos assuntos, a depender da dificuldade e complexidade, utilizei os PDFs Simplificados e o resumo da própria aula. Nunca fiz nenhum tipo de resumo próprio, seja escrito ou em algum aplicativo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Gilberto: Entendo que a resolução de exercícios é importante em toda a trajetória, tornando-se ainda mais relevante quando o aluno chega a um nível intermediário/avançado. As questões facilitam o entendimento do conteúdo, além de servirem como revisão e forma de conhecer a cobrança do assunto.
Durante toda a minha trajetória, fiz cerca de 60 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Gilberto: Contabilidade Geral/Avançada. Sempre dediquei tempo extra a essa disciplina e afirmo que foi a matéria que mais utilizei as videoaulas. Inclusive, sou muito grato ao Sílvio Sande e ao Marcondes pelas suas aulas, que me ajudaram em momentos dificílimos. Acredito que essa é uma disciplina em que a maioria dos concurseiros tem dificuldade no início. Porém, com muita persistência é possível evoluir e atingir um desempenho aceitável nas provas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Gilberto: Basicamente fiz questões, mas não fugi muito do padrão de estudo que estava acostumado. No dia pré-prova, estudei até o horário do almoço e depois fiquei com a família.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Gilberto: Na discursiva, acredito que o controle emocional é primeiro ponto a ser considerado. O concurseiro precisa estar muito concentrado e acreditando na sua preparação para o certame. Além disso, entendo que o conteúdo é mais importante que a preocupação com a forma e demais conhecimentos da prova discursiva. Portanto, se o aluno estudou e tem considerável conhecimento da disciplina, dificilmente a banca irá surpreendê-lo e será possível obter uma pontuação aceitável para brigar pelas vagas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Gilberto: Como erros, acho que eu deveria fazer questões desde o primeiro dia de estudo, além de evitar insistir em assuntos complexos e aprofundados. Entendo que o concurseiro deve se preocupar em construir uma base que o permita ser competitivo. Não é necessário saber todo o edital para conseguir uma aprovação.
Como acertos, cito a persistência e fé que andaram comigo durante toda a caminhada. É importante visualizar a aprovação e a vida após isso, algo que sempre busquei fazer.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Gilberto: Não pensei em desistir, porém em certos momentos, precisei dar uma pausa ou ao menos pegar mais leve. Temos vida pessoal, família, trabalho e a vida real é isso.
Como motivação, sempre busquei imaginar a vida pós aprovação, ganhando uma boa remuneração e vivendo com qualidade de vida.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Gilberto: Primeiramente, quando tomar a decisão de estudar, não coloque prazo e nem tenha pressa. Nesse ponto, valorizo demais o concurso escada, que é aquele que proporciona uma remuneração menor, mas que garantirá a sua subsistência. Talvez, a depender da sua situação de vida pessoal, seja interessante pensar em um cargo menos concorrido e com menos disciplinas para, após isso, almejar um cargo de mais alto nível. Foi essa a minha estratégia ao ingressar na Polícia Civil, algo que me deu tempo e condições de me preparar com tranquilidade para um cargo da área fiscal/controle. Portanto, respeite as suas condições e escolha o melhor caminho.
Além disso, entendo que a persistência e paciência são fundamentais para resistir às reprovações e dificuldades do trajeto. Algumas matérias são infinitas e complexas, além da dificuldade de gerir uma preparação que pode chegar a 20 disciplinas ou até mais que isso.
Por fim, acreditar que o que é possível nem sempre é fácil, mas é fundamental para se manter firme no rumo da aprovação. Sinceramente, acredito que não é o mais inteligente que é aprovado, mas sim aquele que se planeja, acredita e faz o que tem que ser feito todos os dias, dentro das suas possibilidades.