Aprovado em 3° lugar no concurso CGM NiteróI/RJ para o cargo de Auditor Municipal de Controle Interno - Controle Interno
Controladorias/Gestão (CGU, CGE, STN, EPPGG)
“De maneira geral, para os iniciantes, eu recomendo que confiem no processo, controlem seus progressos e tenham em mente que é um projeto de médio a longo prazo para a maioria das pessoas […]”
Confira nossa entrevista com Isaque Rodrigues Lopes, aprovado em 3° lugar no concurso CGM NiteróI/RJ para o cargo de Auditor Municipal de Controle Interno – Controle Interno:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Isaque Rodrigues Lopes: Sou formado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tenho 33 anos e sou nascido no Rio de Janeiro. Estou como Segundo-Sargento da Marinha do Brasil, há 13 anos faço parte desta Força Armada.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Isaque: Os principais motivos foram o salário, a estabilidade e o plano de carreira bem estruturado. Comecei a estudar em março de 2020, no início da pandemia.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Isaque: Trabalhava e estudava. Eu tinha uma rotina de estudos bem fracionada durante os dias. Estudava no itinerário entre minha casa e o trabalho, e também aproveitava a hora do almoço. Conseguia estudar depois que minha filha dormia também à noite. Fazia mais ou menos 3 horas líquidas por dia durante a semana. Conseguia fazer mais horas durante os fins de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Isaque:
2º lugar para o cargo de Auditor de Controle Interno – Câmara de São Gonçalo 2022;
2º lugar para Auditor – Imbel 2023;
14° para Analista de Integridade – Fiocruz 2024;
3° para Auditor de Controle Interno – CGM Niterói 2025;
3° para Analista Previdenciário – Niterói PREV 2025;
9° para Auditor – UFF 2025.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Isaque: No início fui mais radical, mas para manter uma rotina sustentável tive que conciliar a vida familiar com os estudos. Aprimorando os métodos de revisão, utilizando plataformas digitais e reduzindo o tempo de “ignição” eu consegui ser mais produtivo. No pós edital não tem como ter equilíbrio, então não tinha muita vida social nesses períodos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Isaque: Sim, minha esposa também foi concurseira e sua compreensão foi essencial nesse processo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Isaque: 10 meses focado na prova da CGM Niterói. Utilizei como base o último edital.
Mantive a disciplina, principalmente, porque muitas matérias estudadas estavam sendo revistas. Isso acelerou meu estudo e aproveitei para aumentar minha performance nas pontuações das questões.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Isaque: Não só PDF (completo e simplificado) e videoaula, mas também cast e Sistema de Questões. Usava o PDF completo para o primeiro contato com a matéria e focava em revisar com as questões comentadas, pois isso me direcionava a pensar corretamente sobre o assunto. Usava o simplificado em outro ciclo de revisão. As videoaulas eram importantes para matérias mais exatas ou com maior nível de complexidade.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Isaque: Minha esposa utilizou a plataforma.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Isaque: Recentemente, eu estudava várias matérias ao mesmo tempo, mas no início eu comecei pelas específicas e incluía uma disciplina a cada 15 dias. Assim, eu estudava com qualidade 2 disciplinas por mês.
Antes de ser aprovado e com bagagem nessas disciplinas, foi possível realizar o ciclo de estudos incluindo todas as disciplinas do concurso. Eu fazia uma ponderação entre minha performance e importância de pontuação no concurso, e organizava minha rotina de estudos. Fazia entre 2 e 3 horas líquidas por dia durante a semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Isaque: Minhas revisões eram basicamente PDF simplificado, questões comentadas e Sistema de Questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Isaque: Total importância. Mais de 10 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Isaque: RLM, português e Estatística. Estudando devagar e sem pressa, entendendo o valor de desacelerar quando é necessário.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Isaque: Reduzi a carga horária de estudos e descansei mais. Fiz muitas questões da banca.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Isaque: Treinei com base nas questões anteriores da banca para concursos similares. Focava em escrever bem definições e exemplos das principais nomenclaturas da área do controle.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Isaque: Acredito que meu principal acerto foi focar em realizar um concurso por vez e meu principal erro foi subestimar as revisões com qualidade.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Isaque: Sim, pensei. Só pensava em ter “acabativa”. O projeto já tinha iniciado, então eu teria que terminar o que comecei.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Isaque: De maneira geral, para os iniciantes, eu recomendo que confiem no processo, controlem seus progressos e tenham em mente que é um projeto de médio a longo prazo para a maioria das pessoas. Tenham fé positiva que tudo vai dar certo no final.