Aprovado em 13° lugar no concurso BNDES para o cargo de Administrador (Cotas)
Concursos Públicos
“[…] Ao conquistar a sua aprovação, você vai perceber que essa foi uma das melhores decisões que você tomou na sua vida. Isso vai te permitir realizar não só os seus sonhos, mas também os da sua família.”
Confira a nossa entrevista com Ygor Guimarães Maia, aprovado em 13° lugar no concurso BNDES para o cargo de Administrador (Cotas):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Ygor Guimarães Maia: O meu nome é Ygor, tenho 29 anos, sou formado em Administração e sou natural de Niterói, Rio de Janeiro.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ygor: Eu via no concurso público a esperança de mudar de vida atuando em algo que pudesse influenciar positivamente na vida de outras pessoas.
Inicialmente, eu tive interesse em conhecer um pouco mais sobre a carreira de Agente da Polícia Federal. Entretanto, ao longo do percurso, acabei me identificando com outros cargos, o que me fez direcionar os meus estudos para outras áreas.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Ygor: Comecei a estudar para valer para concursos públicos, na metade da faculdade. Inicialmente, só estudava. Posteriormente, comecei a conciliar com o estágio. A partir de 2022, conciliava estudo e trabalho.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Ygor: Os que já fui convocado: FeSaúde (Assistente Administrativo e Analista Administrativo), SOMAR (Administrador) e BNDES (Administrador).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Ygor: Confesso que não tinha muita vida social em comparação com as pessoas da minha idade. Com o tempo, eu acabei lidando melhor com isso e passei a aproveitar mais, o que me trouxe mais leveza. No início, fui radical e abri mão de muitos momentos com amigos, família e namorada para ficar em casa estudando.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Ygor: Sim, pois perceberam que era aquilo que eu tinha como objetivo e estava me esforçando para conseguir. A minha família me apoiava não fazendo muito barulho, rs.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Ygor: Em relação ao meu último concurso (BNDES), estudei algo em torno de 3 ou 4 meses, mas é válido informar que eu já havia construído uma bagagem estudando para outros concursos. Eu havia direcionado a minha preparação para a área de controle, nos anos anteriores, mas aproveitava alguns concursos que tinham matérias similares.
O que me fez manter a disciplina, foi pensar que eu poderia realizar todos os meus sonhos. Foi pensar em tudo que já renunciei. Foi também entender que o meu “eu do futuro” iria agradecer por todo o esforço que eu estava fazendo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Ygor: Acredito que o PDF é a melhor ferramenta, pois te permite absorver com mais profundidade em um tempo menor. Mas, eu também vejo muito valor na videoaula para aquelas matérias em que temos maior dificuldade. Um ponto negativo das videoaulas é que elas consomem muito tempo, que é extremamente precioso para o concurseiro, principalmente em pós-edital. Na minha preparação, acho que cheguei a utilizar todas as ferramentas, mas se eu puder definir uma, seria o PDF.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ygor: Conheci o Estratégia pela internet. Ao pesquisar história dos aprovados, vi que era o curso que mais ajudava os candidatos a alcançar esse objetivo, com índices de aprovação altíssimo nos concursos de ponta.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Ygor: Sempre estudei com o Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Ygor: Acredito que o Estratégia tenha o melhor time, disparado, de professores do mercado. Formei toda a minha base usando os PDFs, muitas vezes estudava pelos PDFs reduzidos, em vez dos mais completos. Sempre avaliando o custo benefício da matéria para o concurso específico. Ao formar a base, o foco era em questões, pois são elas que mostram o caminho para a aprovação, facilitando na identificação das lacunas de conhecimento.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Ygor: Na fase em que trabalhava e estudava, fazia em torno de 3h líquidas. Usava a famosa técnica de ciclos de estudos, mas definia alocação de tempo maior para as matérias mais importantes e as que tinha maior dificuldade.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Ygor: Na minha opinião, a melhor forma de revisar, é fazendo questões. São nelas que você identifica as lacunas de conhecimento. Após formar a base, fazia resolução massiva de questões. Ao fazer questões, olhava cada alternativa e tentava identificar o motivo de uma estar certa e das outras estarem erradas. Esse exercício me ajudava a tirar o máximo de conhecimento possível de cada questão treinada. Após a marcação da alternativa, buscava olhar comentários de professores para ver se acertei ou errei pelo motivo certo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Ygor: Na prova, passa aquele que acerta mais questões. Por isso, é importante ficar bom na arte de marcar o X no lugar certo, rs. O número não lembro, mas foram muitas, rs, muitas mesmo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Ygor: Acho que Economia foi a que me trouxe mais dificuldade. Acredito que consegui ficar um pouco melhor nela ao alocar mais tempo no meu ciclo de estudos.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ygor: Busquei estudar de forma mais leve, para chegar menos tenso no dia, pois sabia que seria cansativa. No dia véspera da prova, acabei assistindo filmes, séries e saindo com minha namorada. Penso que, faltando 24h para a prova, não há muito o que se fazer. A sua preparação já foi construída ao longo dos meses que antecederam o certame. Nessas horas, é legal pensar que você fez tudo o que estava sob o seu controle, não tendo domínio sobre o resultado.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Ygor: A minha preparação para a prova discursiva, foi pesquisar na internet sobre os temas que poderiam ser cobrados. Usei muito as IAs nessa fase, rs. Eu escrevia o texto, dentro das regras da prova, e enviava para a IA corrigir, fazer comentários e sugerir melhorias. Isso me ajudou a ficar atento a alguns detalhes.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ygor: Falando de erros, deveria ter me cobrado menos e me tratado com mais leveza. Acho que acertei ao usar o método de construir a base nos PDFs e depois focar na resolução massiva de questões, usando ciclo de estudos com alocação de tempo por matéria de acordo com a importância e nível de dificuldade.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ygor: Em um determinado momento, eu cheguei a pensar em parar com os estudos, mas uma vozinha lá no fundo me falava que eu tinha que seguir firme. E foi a melhor coisa que eu fiz.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ygor: Se eu puder contribuir na vida de quem está lendo: pensa que o seu “eu do futuro” depende dos esforços que você está colocando hoje. Ao conquistar a sua aprovação, você vai perceber que essa foi uma das melhores decisões que você tomou na sua vida. Isso vai te permitir realizar não só os seus sonhos, mas também os da sua família.