Aprovado em 2° lugar na Residência de Psiquiatria UERJ
Concursos Públicos
“[…] Tenha em mente: são poucos anos de preparação para o resto de uma vida de desfrutar desse sonho. Tenha força, você vai conseguir!
Confira nossa entrevista com Vinícius Rodrigues Teixeira Lopes, aprovado em 2° lugar na Residência de Psiquiatria UERJ:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Vinícius Rodrigues Teixeira Lopes: Tenho 25 anos, formado em medicina pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – Campus Paulo Afonso. Sou de Natal/RN.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Vinícius: Decidi iniciar os estudos para a residência de psiquiatria, pois desde o início do curso foi o meu sonho entrar nessa residência. Decidi por fazer no Rio de Janeiro, pois uma parte da minha família está lá, incluindo a minha mãe.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Vinícius: Eu conheci o Estratégia MED através das redes sociais, sobretudo Instagram e Youtube, decidi virar aluno pois tive acesso aos comentários de várias questões pelo google e conheci várias aulas pelo Youtube. Achei a didática e a organização do material muito atraente.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Vinícius: Minha rotina de estudos variava de acordo com a rotina do internato, a depender do dia, conseguia estudar apenas 01 hora (quando a rotina do internato era mais puxada), mas em dias livres chegava a estudar cerca de 9h por dia ou mais.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Vinícius: “Trabalhava” apenas no internato. Era meu estágio que ocupava o tempo em que eu não estava estudando para a residência.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Vinícius: Banco de questões e apostilas resumos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Vinícius: Iniciei minha preparação juntamente com o início do internato, então dediquei 2 anos de estudos para obter a aprovação. Intensifiquei ainda mais no último ano do internato.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Vinícius: Acredito que cirurgia foi a disciplina mais difícil. Eu superei com questão, questão e questão.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Vinícius: Questão e flashcards que fiz com base nas apostilas do estratégia. Mas as questões foram a espinha dorsal da minha preparação.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Vinícius: Não sou casado, nem tenho filhos. Eu namoro, graças a Deus não tive nenhum problema em relação à minha família e namorada. Eles me apoiaram desde o início.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Vinícius: A sensação de ter sido convidado ao Baile do Primeiros foi como se a realidade estivesse tentando me convencer de que realmente consegui alcançar esse objetivo. Como se a realidade dissesse “Ei, é Real! Você passou!”. Realmente é um sonho que nunca imaginei e fico feliz sempre que lembro.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Vinícius: Tinha ouvido falar, tinha visto alguns vídeos, mas ser convidado nunca passou pela minha cabeça, era algo bem distante.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Vinícius: Acredito que um dos meus erros foi dedicar demasiado tempo para a criação dos meus flashcards, acredito que eu deveria ter direcionado ainda mais para as questões. Meu principal acerto foi colocar como principal as questões e a constância. No último ano, estudei todos os dias, incluindo feriados e finais de semana, isso foi fundamental.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Vinícius: Jamais tive um pensamento realmente amadurecido sobre desistência. Com certeza nos momentos de cansaço, um relance pode acontecer, uma vontade de partir para o que é mais cômodo e fácil, mas nunca passou disso, estudaria o tempo que fosse necessário para conquistar essa vaga.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Vinícius: Sempre que você achar que essas pessoas que estão no Baile dos Primeiros são especiais ou têm um “super-poder” ou possuem um QI elevadíssimo, saibam que eu fui justamente essa pessoa que achava isso e agora estou aqui. Não desista, a luta é contra você mesmo, contra seu sono, contra seu cansaço, contra sua preguiça, contra sua distração. Tenha força e disciplina, coloque sua pele no jogo, mergulhe com a sua vida para a realização desse sonho e no final valerá a pena. Tenha em mente: são poucos anos de preparação para o resto de uma vida de desfrutar desse sonho. Tenha força, você vai conseguir!