Aprovado em 1° lugar (PCD) no concurso PF para o cargo de Agente Administrativo - Rondônia (RO)
Policial (Agente, Escrivão e Investigador)
“[…] estudar é uma das coisas mais difíceis que podemos fazer, pois pode demorar muito para render resultados que esperamos, mas o importante é sempre manter a dedicação! […]”
Confira nossa entrevista com Renan da Silva Melo Honorato, aprovado em 1° lugar (PCD) no concurso PF para o cargo de Agente Administrativo – Rondônia (RO):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Renan Honorato: Sou formado em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba, tenho 33 anos e sou natural de Campina Grande-PB.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Renan: Sempre foi minha intenção, desde a época da escola. Iniciei os estudos pouco antes do fim da faculdade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Renan: Sim, estava trabalhando e estudando. Como atualmente sou bancário, trabalhava 6h/dia, o que facilitava a minha rotina.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Renan: Já fui aprovado no concurso do Banco do Brasil (1º lugar do PCD da região); Banco do Nordeste (onde estou atualmente, mas não me recordo em que posição fui aprovado); e Polícia Civil-RN (onde também fui primeiro colocado do PCD no cargo de escrivão).
Pretendo, sim, continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Renan: Precisei me ausentar de algumas comemorações, especialmente aquelas que duravam o dia inteiro (churrascos, por exemplo). Mas não deixei 100% de sair para me divertir com amigos e família, apenas reduzi o ritmo e frequência.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Renan: A maior parte deles, sim. Alguns não gostaram, mas acabaram se acostumando.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Renan: Em específico, para o último concurso, passei cerca de 2 meses, mas já vinha de 6 meses de estudos para outros concursos. Além disso, já possuía uma carga de conhecimento, pois já havia feito concursos anteriormente (passei 2 anos sem fazer e retomei os estudos ano passado).
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Renan: Usei principalmente os cursos em PDF, pois são os métodos da minha preferência. Gosto muito do conteúdo dedicado à Banca do concurso selecionado, apesar da “solidão” que é estudar por eles (que não me atrapalha muito).
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Renan: Estudo pelo Estratégia desde o ano de 2014 ou 2015. Eu o conheci através do meu pai, que já era aluno na época e recomendou.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Renan: Sempre utilizei o Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Renan: Além dos cursos em PDF sempre atualizados, gosto muito do Sistema de Questões, pois é fácil de usar e concentra boa parte do conteúdo que precisamos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Renan: Eu focava sempre em uma matéria e, após a leitura de todas as aulas em PDF, recorria ao Sistema de Questões para fechar o entendimento das matérias.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Renan: Utilizava os resumos prontos do Estratégia e adicionava alguns apontamentos meus em cada apostila, quando achava pertinente.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Renan: Como disse antes, o Sistema de Questões sempre foi uma das minhas ferramentas favoritas. Sempre procurei responder todas as perguntas incluídas nas aulas em PDF, além de recorrer ao SQ sempre que possível.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Renan: Minha principal dificuldade são as matérias que envolvem cálculos matemáticos e conhecimentos de “fórmulas” para a resposta. Eu costumo anotar os métodos de resposta para melhor memoriza-los.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Renan: Dediquei-me quase que exclusivamente aos estudos. Inclusive tirei férias por uma semana antes do concurso.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Renan: Além das aulas do Estratégia, com os modelos de resposta que ajudam bastante a entender o que a banca espera, procurei sempre praticar bastante a escrita.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Renan: Acredito que o tempo dedicado aos estudos foi adequado, mas poderia ter aproveitado melhor os Fóruns de Pergunta e Resposta disponíveis na plataforma do Estratégia.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Renan: Como já venho estudando há algum tempo, não considerei desistir, pois já colhi frutos da dedicação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Renan: A dica que quero deixar é que estudar é uma das coisas mais difíceis que podemos fazer. Pode demorar muito para render resultados que esperamos, mas o importante é sempre manter a dedicação!
Utilizar os materiais disponíveis no Estratégia (que sempre recomendo a amigos que perguntam como começar a estudar) é um diferencial enorme, principalmente pelo fato de os professores saberem o que esperar das bancas e darem dicas importantes sobre as provas.