Aprovado em 6º lugar no concurso da EBSERH para o cargo de Cirurgião Dentista - HC-UFU (Uberlândia)
Saúde
“A grande motivação foi buscar algo melhor do que estou no momento e não penso em desistir até conseguir.”
Confira nossa entrevista com Ronald Silva, aprovado em 6º lugar no concurso da EBSERH para o cargo de Cirurgião Dentista – HC-UFU (Uberlândia):
Estratégia Saúde: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Quando se formou, idade e cidade natal?
Ronald Silva: Me chamo Ronald, tenho 36 anos, sou de São Luís/MA. Me formei ano passado.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Desde início seu foco foi em concursos na sua área de formação?
Ronald: Eu sempre gostei de estudar e fazer uma segunda graduação, depois de quase 10 anos da primeira, foi um desafio. E ao me formar, eu decidir voltar a estudar para concursos na minha área de formação.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Ronald: Sim, eu dou plantão e nas minhas folgas dedico ao estudo para concursos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Ronald: Eu passei a me dedicar para concursos na odontologia de 2024 pra cá, e nesse período fiz dois concursos, o da Ebserh para Uberlândia e o da prefeitura de Campinas/SP, em ambos fiquei no Cadastro Reserva, mas continuo estudando para outros concursos, como o da SMS BH e ENARE.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Ronald: Mesmo numa rotina de trabalho e estudos, eu dedicava alguns momentos de lazer e participar das reuniões da igreja local.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Ronald: Sim, sempre tive o apoio da minha família nos estudos. Como ainda moro com meus pais na casa deles, posso ter esse benefício ao meu favor e aproveito para dedicar aos estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Ronald: Eu decidir focar na Ebserh com uns 4/5 meses antes da prova e decidi fazer o preparatório do Estratégia por ter aulas focadas e direcionadas ao meu propósito. Com a ajuda das aulas e do material em PDF, pude resolver muitas questões.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Ronald: Adquirir o curso específico de odontologia do ESTRATÉGIA foi o diferencial, me preparei com um time que domina muito o conteúdo e passa de forma objetiva.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ronald: Atrás das lives do YouTube.
Estratégia: Adquiriu o curso regular da sua área ou o curso específico para seu concurso? Como foi seu contato com nossos professores?
Ronald: O curso específico para Ebserh, e foi algo maravilhoso contar com a ajuda das professoras com uma didática que me surpreendeu.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Ronald: Sim, um curso específico para prova de residência. Como focava mais em CTBMF, achei que faltava abranger outras áreas da odontologia.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Ronald: Fiz o Enare em 2024 e não obtive aprovação, pois a banca FGV abordou assuntos mais amplos que não estudei antes.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Ronald: Sim, comecei a estudar cariologia, perio, saúde coletiva e outros assuntos que antes negligenciava nos estudos. O pdf, com muitas questões, também me ajudou bastante nesse processo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Ronald: Devido a rotina cansativa de plantões, eu dedicava os dias de folga para estudar. As vezes estudava o dia todo, em outros dias, apenas um turno.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Ronald: Revisava por meio de questões e algumas anotações que fazia ao assistir as aulas.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Ronald: Muito importante resolver as questões. O material do Estratégia em PDF proporciona resolver muitas questões atualizadas da banca.
Buscava resolver o máximo de questões possíveis.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Ronald: Tinha dificuldade em disciplinas como português, devido estar sem praticar questões por muitos anos, mas resolvia as questões principalmente de gramática.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ronald: Fiz as revisões do curso estratégia no dia pré-prova e na semana que antecedeu fiz a revisão dos resumos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ronald: O erro foi não ter estudado com mais antecedência e o acerto foi escolher um curso com aulas objetivas e focada em questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ronald: A grande motivação foi buscar algo melhor do que estou no momento e não penso em desistir até conseguir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ronald: Resolva questões, busque o apoio de professores experientes, com uma didática adequada a sua necessidade.