Aprovado em 1° lugar no concurso da Câmara Municipal de Jaguariúna SP para o cargo de Analista Legislativo
Legislativo
“É preciso ter em mente que todo esforço valerá a pena: cada segundo dedicado aos estudos, cada centavo investido em materiais, cada dia deixado de lado em festas ou baladas. […]”
Confira nossa entrevista com Edson Tavares, aprovado em 1° lugar no concurso da Câmara Municipal de Jaguariúna SP para o cargo de Analista Legislativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Edson Teixeira Tavares: Sou formado em processo de produção mecânica pela Fatec de Sorocaba. Tenho 52 anos, sou natural de São Paulo. Casado, pai de quatro filhos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Edson: Instabilidade econômica, pressão insuportável por resultados inalcançáveis na iniciativa privada, seguido de baixo reconhecimento profissional.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Edson: Sim. Trabalho desde os 15 anos. Estudava sempre que encontrava um tempo: no trajeto para o serviço, durante o horário de almoço e após a jornada de trabalho.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Edson: Fui aprovado:
- Câmara de Embu das Artes entre os 50 primeiros, não me recordo;
- Câmara de Boituva, 27º lugar;
- Câmara de São Roque, 51º;
- Agente de crédito Prefeitura de Vargem Gde. Pta., 1º;
- Ouvidor Prefeitura São Roque, 12º;
- TJ Sorocaba 2011, não compareci prova prática;
- TJ São Paulo 2015, reprovado prova prática;
- TJ Militar São Paulo 2023, 179º;
- INSS 2016, 113º;
- Prefeitura de São Roque, 4 º colocado. (fiscal de tributos). Assumi meu primeiro Cargo efetivo em 2017 até 2024.
- Reprovado inúmeros, perdi a conta (rsrsrsrs).
Não pretendo prosseguir nos estudos, pois atualmente me encontro em uma posição que considero satisfatória.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Edson: Levava uma vida normal: estudava com frequência, mas também não deixava de sair. Sempre tive responsabilidade em relação às minhas saídas e, muitas vezes, preferia estudar a sair sem um propósito válido. Além disso, exercia um ministério em uma igreja evangélica (CCB), o que exigia muitos compromissos, principalmente nos finais de semana. Ainda assim, sempre consegui conciliar os estudos com minhas folgas.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Edson: Alguns me apoiaram, outros nem tanto. Minha esposa, principalmente, sempre esteve ao meu lado. Já alguns tios diziam que eu poderia enlouquecer de tanto estudar, e outros afirmavam que não valeria a pena. Mesmo assim, nunca desisti, pois tinha a certeza de que minha aprovação chegaria um dia.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Edson: Para ser sincero, estudei aproximadamente três meses. Contudo, aproveitei o conhecimento acumulado ao longo dos anos e adotei a estratégia de focar apenas nas matérias específicas para a prova, deixando de lado Português, Matemática, Raciocínio Lógico e Informática.
Quanto a disciplina, nunca fui muito disciplinado a ponto de levar à risca os estudos. Mas estudei o edital e revisei o conteúdo programático pelo menos três vezes, visto que foquei apenas no conteúdo específico cobrado no edital.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Edson: Utilizei todas as formas possíveis de estudo, mas isso me exigiu um esforço e desgaste enormes. Por isso, optei por focar no estudo por meio de PDFs, recorrendo às videoaulas apenas para conteúdos novos ou que geravam dúvidas. Depois dessa etapa, revisava os resumos e me dedicava intensamente à resolução de questões, que considero a parte mais importante da minha preparação. E fazia de tempos em tempos uma revisão do que tinha estudado, porém esta revisão sempre foi por questões e no máximo lia o resumo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Edson: Através da internet. Não me recordo como, mas foi por ela.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Edson: Por muitos, mas muito mesmo. Desde cursos preparatórios renomados até banca de jornais.
O que me gerava insatisfação era a quantidade mínima de questões exigidas. Isso me desanimava e muitas vezes eu acabava deixando de lado as apostilas e os PDFs
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Edson: Amei o Estratégia e só estou respondendo este questionário devido minha satisfação ao comprar o material.
Quando vi a estrutura por tópico bem detalhada indicando o conteúdo, resumo e questões, simplesmente me encantou.
A ferramenta que mais me ajudou, sem sobras de dúvidas, foram a quantidade de questões e as questões comentadas. Isto com certeza fez total diferença.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Edson: Sinceramente, eu alternava entre as matérias, sem marcar horas específicas ou seguir um roteiro fixo. Meu foco era concluir todo o edital, mas nunca consegui me adaptar a um planejamento detalhado, mesmo tentando diversas vezes, pois, para mim, esse método não funcionava.
Resumindo, eu estudava sempre que possível, no ônibus, no café, na hora do almoço, ou seja, sobrava um tempo eu estudava. Acredito que em horas líquidas não passavam de duas, três horas no máximo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Edson: Revisava por questões e no máximo lia um resumo. Gostava também de simulados, aliás adorava. Nunca, jamais fiz resumos escritos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Edson: Para mim, a melhor estratégia de guerra.
Não me lembro quantas, só posso afirmar que foram muitas e repetidas vezes, principalmente quando errava a ponto de até decora algumas resposta.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Edson: Foram várias disciplinas, mas a que mais me vem à mente é Atos Administrativos. Curiosamente, por ironia do destino, essa foi a matéria caiu em sete questões no meu último concurso.
Superei resolvendo questões de cada tópico da disciplina. Errando e revendo os comentários até entrar na cabeça esta matéria horrenda.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Edson: Somente revendo o que havia estudado e resolvendo algumas questões as quais havia errado.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Edson: Erros:
- Compra de inúmeros materiais.
- Atirar para todos os lados (sem focar em uma carreira)
Acertos:
- Focar em uma carreira.
- Estudar revisando sempre que possível.
- Usar uma estratégia para fazer a prova.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Edson: Muitas vezes pensei em desistir, principalmente após o penúltimo concurso que prestei. Acreditei que ficaria entre os cinco primeiros colocados, mas acabei ficando em 12º lugar. Para o local onde prestei, sabia que esta posição dificilmente teria chances de ser chamado.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Edson: Acredito que o primeiro passo é escolher um material correto e atualizado. Em seguida, é essencial definir uma carreira e manter o foco nela. Também é fundamental adotar uma metodologia de estudo que se adeque ao seu estilo e seja confortável, sem se preocupar em seguir a forma como os outros estudam.
Jamais dê ouvidos ao que os outros possam pensar ou falar.
É preciso ter em mente que todo esforço valerá a pena: cada segundo dedicado aos estudos, cada centavo investido em materiais, cada dia deixado de lado em festas ou baladas. Assim que você começar a colher os frutos da sua vitória na carreira escolhida, perceberá que terá valido cada esforço.
E o principal: Colocar Deus em primeiro lugar em sua vida, que as demais coisas serão acrescentadas!