
“Desde o início eu sabia que não seria fácil e desistir não era uma opção. A motivação deve ser diária e é uma luta pessoal, cada um deve procurar aquilo que o move. […]”
Confira nossa entrevista com Yann Neves, aprovado 3° lugar no concurso da PF para o cargo de Agente Administrativo – Manaus (AM):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Yann Neves: Olá, me chamo Yann Neves, tenho 37 anos, sou formado em Arquitetura e Urbanismo e nasci em Teresina-PI, atualmente moro em Juazeiro do Norte-CE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Yann: Bom, meu pai é servidor público aposentado e sempre foi de grande influência para mim no mundo dos concursos. Após minha graduação em 2011, eu optei por exercer a profissão de arquiteto de forma autônoma e não focar em concursos em um primeiro momento, no entanto, no final de 2018, resolvi iniciar os estudos para concursos públicos por conta de problemas financeiros e também de não estar satisfeito com a profissão.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Yann: No início eu trabalhava e estudava, acredito que até o ano de 2022 eu ainda fazia alguns projetos para clientes, mas hoje em dia eu me dedico exclusivamente ao estudo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Yann: Minha primeira aprovação dentro das vagas foi ano passado, passei em 1º lugar no concurso da Câmara de Crato-CE para um cargo administrativo, infelizmente o concurso não foi homologado e acabaram por revogar a lei que criou o cargo.
Estou no aguardo do resultado final do concurso da PF – administrativo em que posso estar dentro das vagas.
Pretendo continuar estudando sim, não tenho um cargo específico em mente, mas meu foco será a próxima “onda” de TRT’s, e no meio termo continuarei a fazer provas para treinar conseguir mais experiência.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Yann: Complicada, esse é o resumo. Hoje em dia eu moro em outra cidade (Juazeiro do Norte-CE) pois minha esposa passou em um concurso público e nos mudamos, então viemos para uma cidade que não conhecíamos ninguém e tivemos que nos adaptar. Visitamos a família e amigos sempre que possível, a cada 2 ou 3 meses em média. Fora isso, eu mantenho o contato pela internet e hoje é por onde eu mais interajo com amigos e família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Yann: Sim, minha família sempre me apoiou nas minhas escolhas, seja na escolha de não estudar para concurso para “viver a profissão” quanto na opção de “largar tudo” e estudar.
No início, tive todo o suporte emocional e financeiro para conseguir me organizar e comprar cursos e, posteriormente, no apoio de nunca desistir e seguir lutando.
Além disso, como minha esposa é concursada hoje em dia, isso me possibilidade focar em estudar para concurso de forma exclusiva.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Yann: Sinceramente, eu não estudei com foco exclusivo para o concurso da PF-ADM, eu estava dividido entre o concurso da PF e o do MP-PI que seriam perto um do outro. Então eu estudei com mais foco as matérias do MP-PI e apenas assistia videoaulas ou resolvia umas questões das matérias exclusivas da PF.
Sobre manter a disciplina, eu já estou nesse meio de concurso a bastante tempo então hoje consigo me organizar e manter uma rotina de estudo com mais facilidade, não é fácil, mas a experiência conta muito e você deve manter o foco no seu sonho.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Yann: Eu devo ter utilizado de tudo um pouco.
Sem sombra de dúvida o PDF é o material mais importante, é o mais completo, você consegue pegar a teoria, responder questões, grifar e revisar, tudo em um só material.
O ganho maior é o “tempo”, depois que você finaliza aquele PDF você tem tudo que precisa ao seu alcance. A desvantagem, no meu ponto de vista, é que pode ser bem cansativo, as vezes a matéria simplesmente “não entra”, você pode travar em um assunto e achar que não está aprendendo nada e acaba se perdendo no material.
Sobre as videoaulas é muito pessoal, eu particularmente adoro, geralmente eu assisto/ouço fazendo alguma coisa, seja atividade física ou na faxina da casa, ou apenas quando já cansei de ler o PDF e sei que dá pra espremer um pouco mais de estudo no dia, aí eu procuro um vídeo de questões ou revisões. Para algumas matérias, eu procurei assistir ao curso de videoaulas completo para facilitar o entendimento do PDF posteriormente (se tinha dificuldade em entender o PDF). A desvantagem das videoaulas é que toma muito tempo, e depois que você assiste, se você não tirar algum proveito daquela aula (uma dica, um bizu, uma questão) ela se perde, não dá pra voltar e revisar por ela.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Yann: No início do estudo para concurso a primeira coisa que fiz foi um cursinho presencial. Logo após o cursinho, por indicação de um amigo e também pesquisando na internet, eu conheci o Estratégia e desde então só utilizo esse material.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Yann: Antes do Estratégia, eu fiz apenas um cursinho presencial, tinha a parte positiva e de você se obrigar a assistir a aula e receber as informações, mas ao mesmo tempo tem toda a parte negativa: o deslocamento até o local, conversas entre alunos, a velocidade que o professor dava a matéria, o aprofundamento do assunto, etc.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Yann: Foi meu primeiro contato com cursinhos preparatórios justamente por conta do edital do MP-PI e MPU, ambos em 2018, mas não fui aprovado em nenhum dos certames.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Yann: Sim, senti uma diferença gritante. A quantidade de material e formas com que eram apresentados era surpreendente, possibilidade de estudar por PDF, vídeos, sistema de questões etc.
Hoje em dia, eu utilizo de tudo um pouco, principalmente o PDF completo como formar de estudar a teoria, depois as videoaulas como revisão ou para entender um assunto que não peguei no PDF e o sistema de questões para revisar e conhecer a banca.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Yann: Eu sempre assisto aos vídeos do Estratégia no Youtube sobre análise de edital e como montar seu plano de estudo para aquele concurso. Geralmente eu faço alguma adaptação por conta da minha experiência e bagagem de concursos, por exemplo, foquei em revisar as matérias que eu já tenho bagagem por meio de questões e grifos (português, raciocínio lógico, informática, direito administrativo e constitucional) e as matérias novas eu assistia aulas ou dava uma lida rápida na lei.
Já testei diversas formas de estudar, ciclos etc. O que mais se adequa para mim é não pegar um número absurdo de matérias ao mesmo, então eu geralmente estudo 2 matérias novas enquanto faço revisão de cerca de 4 matérias.
Na teoria, a minha meta é estudar 6 horas líquidas por dia, mas todos sabemos como é difícil. Sempre aparece algum imprevisto, algo para resolver, alguma coisa que te tira da rotina, então, na prática, geralmente eu estudo 3h líquidas no PDF e tento acrescentar de 2 a 3 horas de videoaulas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Yann: Nunca fiz resumo, geralmente eu grifo e faço anotações no PDF para reler posteriormente e também assisto a diversas revisões (revisões de véspera de outro concurso, mas da matéria que quero revisar), fora isso, questões sempre que possível.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Yann: Olha, muitas! Não tenho saber com exatidão, mas foram milhares!
Questões são uma ótima forma de revisar, de testar se conhecimento e de conhecer a banca, são excelentes, sempre que possível eu faço todas as questões do PDF.
Para se ter uma ideia, em pós-edital eu tento fazer baterias de 50 a 100 questões por dia, tem dias que não dá certo, mas é uma boa forma de se obrigar a responder e seguir um plano. Com o tempo você acaba gravando como as bancas cobram, as pegadinhas e tudo mais.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Yann: Inicialmente português foi minha pedra no sapato, eu li e reli por diversas vezes o PDF e ainda assim não ia bem nas provas, depois que eu assisti todas as videoaulas e vídeos de revisão ficou bem mais fácil. É uma dica que dou, se está travado em um método de estudo, tente outro mesmo que pareça que vai custar um tempo absurdo, vale a pena.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Yann: No concurso da PF-ADM, eu tirei o pé, na semana antes da prova eu não conseguia mais ler quase nada, então foquei em assistir aulas ou revisões e fazer algumas questões, principalmente da parte de legislação específica que eu estava bastante inseguro. No dia anterior à prova eu assisti à revisão de véspera e também um vídeo sobre modelo de redação, para me sentir mais confiante em responder a discursiva.
Geralmente eu leio algum mapa mental ou anotação específica, mas nessa prova eu queria relaxar a mente o máximo possível.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Yann: A preparação para discursiva foi bastante deficiente, eu estava com a mentalidade de: se não for aprovado na prova objetiva não terei a discursiva corrigida. Então eu foquei 90% do meu tempo na parte objetiva e reservei 10% para estudar como montar uma redação, principais conectivos, como montar o parágrafo de introdução e conclusão sem se perder, etc. Foi uma preparação bastante teórica na verdade, mas confiei na bagagem de outras provas e experiências anteriores.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Yann: Meu principal erro foi em não decidir uma área de concurso e focar nela, eu sou o exemplo a não ser seguido de concurseiro que estuda para tudo que aparece sem foco.
Não faça isso! Quando você mira em tudo que é concurso você acaba não acertando em nenhum.
Para se ter uma ideia, entre 2018 e 2022 eu estudava especificamente para concursos de arquitetura, em 2022 foquei no INSS, depois disso fiquei em um limbo estudando de tudo um pouco, fiz TJ-CE, Dataprev, em 2024 eu estudei para BNB e CAIXA, uma completa loucura!
Mas, em minha defesa (kkkk), esses concursos tinham como foco passar em um concurso e continuar perto da família ou não precisar me mudar, visto que minha esposa é concursada.
Sobre os acertos, acredito que desde o começo ter me preparado com bons materiais, procurar formas de melhorar, sempre manter o ciclo básico rodando (português, RLM, informática, direito constitucional e administrativo) e, já respondendo a próxima pergunta, não desistir.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Yann: Desde o início eu sabia que não seria fácil e desistir não era uma opção. A motivação deve ser diária e é uma luta pessoal, cada um deve procurar aquilo que o move. No meu caso, minha motivação é ter qualidade de vida, pode exercer um cargo público e servir de exemplo. Com isso em mente você se fecha no seu mundo e se mantém focado.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Yann: Não desista, acredite no seu potencial. Pode parecer impossível bater um edital no início ou ler todos os PDFs, mas saiba que é possível, pode até ser é um trabalho de formiguinha.
Aquele concurseiro que estuda 3 meses e passa no seu primeiro concurso é a exceção, saiba que a grande maioria vai reprovar, vai desistir, vai procurar um caminho mais fácil.
Principalmente, não se compare com os outros e foque em você, dedique esse tempo a esse sonho que ele será recompensado, se imagine nesse lugar e lute por ele todos os dias, nem sempre os dias serão perfeitos para estudar, mas o concurso é uma maratona, não uma corrida de velocidade.
Tchau e até breve.