
“[…] Persista que um dia a sua hora vai chegar, pois Deus não desiste dos seus. […]”
Confira nossa entrevista com Rodrigo Bomfim, aprovado em 2º lugar na SEFAZ-RJ para o cargo de Auditor Fiscal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Rodrigo Bomfim: Meu nome é Rodrigo, tenho 32 anos, sou carioca e graduado em engenharia de produção pela UERJ, no Rio de Janeiro.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Rodrigo: Sempre trabalhei na iniciativa privada, desde os primeiros estágios quando ainda estava cursando a universidade. Sou apaixonado por TI e programação, então trabalhar com algo que eu gostava era ótimo para mim. Sempre pensei que concurso público fosse “carta marcada” ou que seria impossível ser aprovado, então nunca havia nem pensado em estudar. Entretanto, após eu me casar, e incentivado pela minha esposa, comecei a ter um pensamento diferente em relação àquela carga elevada de trabalho. Acredito que com um cargo estável e sem o estresse diário que a iniciativa privada traz consigo, podemos ter uma vida profissional mais equilibrada com a nossa vida pessoal. Assim, em julho de 2022 tomei a decisão de estudar para concursos e mergulhei de cabeça.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Rodrigo: Conheci o Estratégia Concursos por meio das redes sociais. Pude perceber que a esmagadora maioria dos aprovados era aluno do Estratégia, então não quis ficar para trás. A Coruja foi essencial em cada uma das minhas aprovações, sem o Estratégia eu teria bem menos êxito. Nunca optei por material teórico de outros cursos, pois com o Estratégia eu fui conquistando cada uma das minhas aprovações e decidi seguir com ele até o fim!
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Rodrigo: Durante o estudo em pré-edital, eu procurava fazer uma carga horária de estudos que me deixasse competitivo mas que ao mesmo tempo não me sobrecarregasse, pois eu sabia que essa jornada era uma maratona e não uma corrida de 100m. Assim, eu fazia entre 4h e 6h líquidas por dia de estudo!
Já em pós-edital, eu não colocava limites no meu planejamento pois sabia que era um período super curto que poderia mudar a minha vida para sempre, então eu estudava de 6h a 9h líquidas por dia, o que me deixou competitivo para ser aprovado em todos os 5 concursos (4 aprovações nas vagas e uma no CR) que prestei nesses anos: RFB (14º lugar – Vagas), ISS-RJ (50º lugar – CR), ISS/SP (13º lugar – Vagas), ANM (14º lugar – Vagas) e SEFAZ/RJ (2º lugar – Vagas).
Quanto ao plano de estudos, procurava trabalhar com o ciclo de estudos, permanecendo não mais do que 1h30m em cada disciplina para evitar que minha mente pudesse se entediar ou buscar conforto na procrastinação. Além disso, o ciclo de estudos tornava tudo mais dinâmico também!
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Rodrigo: Sempre trabalhei e estudei ao mesmo tempo. É um desafio não deixar a peteca cair no trabalho e ter que cumprir metas pessoais de horas de estudo, principalmente no início. Entretanto, aos poucos fui me adaptando e me acostumando a estudar em horários pouco usuais, como durante as refeições, antes de dormir (já na cama), no ônibus/uber e até mesmo no banho. Para quem estuda e trabalha, qualquer horário livre deve ser horário de estudo.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Rodrigo: Todos os materiais disponibilizados pelo Estratégia Concursos para os seus alunos assinantes são pertinentes e válidos. Entretanto, cada aluno vai ter preferências naturais para algum tipo de material e comigo não foi diferente. Além dos PDFs, eventualmente em alguma disciplina mais difícil e abstrata eu recorri às videoaulas, como em Contabilidade e Economia, por exemplo. E só posso dizer que os professores do Estratégia são ótimos nas explicações! Utilizei também o Passo Estratégico, o Estratégia Cast e os simulados, que eu curtia demais!
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Rodrigo: Meu estudo direcionado a esta minha ultima aprovação na SEFAZ-RJ durou no total 1 ano e meio. Mas confesso que não foi um estudo tão dedicado assim durante todo esse período. O fato de eu já ter tomado posse como Auditor Fiscal no ISS-SP acabou me deixando em uma situação mais confortável e acomodada. Entretanto, com todo o respeito à SP, nunca escondi a minha vontade de poder voltar ao RJ.. então quando o edital foi publicado em janeiro de 2025 resolvi embarcar em um último pós-edital e intensifiquei realmente os estudos. Para manter a disciplina nesse pós-edital eu costumava desafiar a mim mesmo a bater o meu próprio recorde de horas líquidas semanais estudadas ao longo dos quase 3 anos de estudos (tenho tudo em uma planilha!!). Por mais que eu não batesse o recorde, o fato de eu chegar perto já me ajudava a absorver mais e mais conteúdo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Rodrigo: Economia!!! Acho que com relação às demais disciplinas cada banca acaba puxando mais forte ou mais fraco, mas Economia para mim (e vejo que para a maioria dos concurseiros da área fiscal) sempre foi uma pedra no sapato. E para falar a verdade, acho que nunca superei! E isso é legal de falar.. muitos concurseiros acham que precisam ser perfeitos em todas as disciplinas para serem aprovados, mas isso não é verdade! Assim, procurava pontuar mais em disciplinas que eu gostava mais e tinha mais facilidade, como a parte de exatas. Desse jeito eu equilibrava os meus pontos fracos com os meus pontos fortes.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Rodrigo: Entendo que a estratégia varia de pessoa para pessoa, mas no meu caso sempre preferi estudar o máximo possível, inclusive na semana e na véspera da prova. Então era comum eu alcançar uma alta quantidade de horas líquidas nesses últimos dias. Mas eu sabia meus limites e acho que esse é o ponto principal: saber até onde você consegue chegar em termos de esforço.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Rodrigo: Nesse concurso da SEFAZ-RJ, as discursivas tiveram um peso muito grande então foi impossível as negligenciar. Procurei fazer pelo menos o rascunho de algumas discursivas por semana, mais pelo conteúdo em si do que pela organização do texto. O Estratégia possuía diversos temas na área do aluno (mesmo para a assinatura básica) e tantos outros dentro de cada simulado, então há material de sobra! E a recompensa veio: subi de 9º para 2º com o resultado das discursivas!
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Rodrigo: Sou casado com a melhor esposa do mundo e ainda não temos filhos. Ela foi o meu maior pilar durante os quase 3 anos de estudos para concursos públicos. Sempre me ajudou e me deixou confortável para eu direcionar todo o meu foco “apenas” para o trabalho e para os estudos, cuidando de todas as demais tarefas que envolviam rotinas de casa e parentes. Minha família como um todo também foi um suporte imprescindível, sempre torcendo e orando por mim em cada prova que eu fazia. Só tenho gratidão a Deus e à minha família!
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Rodrigo: A sensação é indescritível! Só tenho a agradecer ao Estratégia Concursos por caminhar lado a lado comigo nessa trajetória, que sabemos ser muito cansativa. Sem o apoio do EC, tenho a plena certeza de que essa realização não seria possível.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Rodrigo: Já tinha ouvido falar no Baile dos Primeiros, mas nem em meu pensamento mais otimista pensei que iria ser convidado! Quando estamos estudando, queremos focar apenas em sermos aprovados nem que seja na última colocação, de tal forma que mesmo a mais remota possibilidade de sermos aprovados nas primeiras colocações e eventualmente convidados para o Baile dos Primeiros passa longe dos nossos pensamentos! Será um prazer poder comemorar essa conquista com essa equipe de alto nível do Estratégia!
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Rodrigo: Acho que os principais acertos foram na escolha da área fiscal e em que concursos decidir disputar uma vaga. Além disso, nunca economizei quando o assunto era material de estudo, pois penso que é um investimento que trará retornos para o resto da vida. Acho que um erro que cometi foi decidir tirar dois meses de férias dos estudos logo após a prova da Receita Federal. Eu estava muito cansado e decidi tirar esse tempo para mim (assisti filmes, joguei videogame etc). Entretanto, isso reduziu em muito o meu tempo de estudo para o ISS-RJ, pois só consegui estudar 4 meses para este concurso, tendo ainda que adicionar todas as matérias específicas de Auditor Fiscal que eu ainda não tinha estudado, já que tinha prestado apenas um concurso para Analista Tributário. Acho que essa foi a grande razão para eu não ter passado nas vagas nesse concurso… mas Deus sabe de tudo!!
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Rodrigo: Na verdade, eu desisti depois das duas primeiras semanas de estudo. Mas logo voltei a estudar e não pensei mais em desistir. Minhas maiores motivações nos meus estudos e na minha vida foram Deus e minha esposa. Sem a direção de Deus na minha vida eu estaria literalmente perdido.. toda a glória seja dada a Ele! E sem a minha esposa eu não teria incentivo algum, pois fiz o que fiz por ela e pela minha família! Além disso, sem a ajuda dela o estudo se tornaria muito mais exaustivo, dado que eu teria inúmeras outras responsabilidades. Devo tudo a ela!
O que eu diria para a minha versão de 5 anos atrás seria: “Comece logo a estudar para concursos públicos, sua vida e da sua família serão muito melhor!”
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Rodrigo: Meu principal conselho é ter fé em Deus e não desistir. Entenda o seu momento, faça adaptações e planeje o seu estudo antes de começar a estudar. Eu sempre preferi por quantidades massivas de horas de estudo para tentar reduzir ao máximo essa jornada de concurseiro, que sabemos não ser fácil. Mas cada um tem seu ritmo.. entenda o seu, antes de forçar demais o seu corpo e sua mente! Monitore suas horas líquidas de estudo e gere alertas mentais para aquelas semanas em que você produzir menos.. nem sempre vamos estar na nossa melhor semana, então às vezes feito é melhor que bem feito! Tenha uma rede de apoio em casa: isso é essencial. Vá atrás dos melhores materiais, como o material disponibilizado pelo Estratégia, pois hoje em dia os concursos estão muito competitivos e a tendência é ficarem mais ainda.. contar com o melhor que há no mercado já tira um enorme peso das nossas costas! Persista que um dia a sua hora vai chegar, pois Deus não desiste dos seus.
“Pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele”
Filipenses 2:13