Aprovado em 1º lugar para Auditor de Controle Externo do TCE-MS
Tribunais de Contas (TCU, TCE, TCM)
“[…] Ao se deparar com uma dificuldade, mantenha a calma e busque uma alternativa para contorná-la, sempre há alternativas”
Confira nossa entrevista com Lucas Lima, aprovado em 1º lugar para Auditor de Controle Externo do TCE-MS:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Lucas Lima: Eu me chamo Lucas, sou graduado em gestão pública e ciências contábeis e pós-graduado em contabilidade e auditoria governamental, direito econômico e financeiro e direito Tributário. Tenho 27 anos e sou natural de Belo Horizonte/MG.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Lucas: Comecei meus estudos para concurso em 2022, visando maior estabilidade financeira.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Lucas: Conheci pelas redes sociais e decidi me tornar aluno por conta dos diversos alunos do Estratégia aprovados em concursos.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Lucas: Inicialmente, buscava aprender os conteúdos que ainda não havia estudado antes, estudar 1 ou 2 matérias por dia. Estudava cerca de 4 horas líquidas por dia. Após ver todo o conteúdo relevante pela primeira vez, partia para as questões para aprofundar nos estudos conforme as exigências da banca examinadora. Por fim, mais próximo da prova, revisava tudo o que aprendi.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Lucas: Nos últimos anos passei por diversas preparações, mas, especificamente na última, já era Auditor da STN enquanto estudava para as áreas fiscal e de controle. Acordava às 04:00 da manhã para estudar, de segunda à sexta, antes de ir para o trabalho.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Lucas: Utilizei principalmente as videoaulas e o Passo Estratégico. Gosto muito do comprometimento que o Estratégia tem em disponibilizar o conteúdo previsto no edital para o aluno, seja em videoaula ou PDF. Já o Passo, gosto muito de utilizá-lo nas revisões e treinar o conteúdo aprendido por meio das questões estratégicas.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Lucas: 10 meses
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Lucas: Estatística foi a disciplina que tive mais dificuldade durante as minhas preparações. Para superar essa dificuldade, vi muitas videoaulas e resolvi muitas questões.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Lucas: Costumava resolver as questões do Passo Estratégico, assistir às aulas de Reta Final e Hora da Verdade, e ler meus resumos construídos durante a preparação.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Lucas: Sim. Para a prova discursiva, li muito os meus materiais e buscava escrever sobre os pontos mais importantes das disciplinas.
Estratégia: Você é casado(a)? Tem filhos? De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Lucas: Não sou casado, nem tenho filhos. Minha família entendeu e sempre me incentivou. Quanto aos amigos, alguns entendem, outros acabam perdendo o contato por conta da minha indisponibilidade para sair.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Lucas: Indescritível! É mais uma recompensa por todo o meu esforço.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Lucas: Já ouvi falar muitas desse baile e sempre foi um desejo meu participar de alguma edição.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lucas: Meu principal erro foi não ter dado muita atenção à saúde física e mental no processo, meus principais acertos foram o planejamento dos estudos e disciplina para executá-lo, e a constância no objetivo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Lucas: Desistir nunca foi uma opção, em nenhuma das minhas preparações. Eu diria: continue firme, você consegue conquistar tudo o que quiser
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Lucas: Inicie seus estudos o mais rápido possível, mas tenha em mente que é um processo lento e gradual. Mantenha sempre a constância no seu objetivo e o tenha sempre em mente. Ao se deparar com uma dificuldade, mantenha a calma e busque uma alternativa para contorná-la, sempre há alternativas. Por fim, tenha um bom planejamento, baseado em estudo, questões e revisões.