Aprovado em 1° lugar no concurso MPU para o cargo de Analista do MPU - Biblioteconomia
Concursos Públicos
“[…] Cheguei a pensar e até planejar uma transição para outra área, mas agora tudo deu certo e eu posso comemorar o fato de poder seguir na minha área de formação.”
Confira nossa entrevista com Zeus Guimarães, aprovado em 1° lugar no concurso MPU para o cargo de Analista do MPU – Biblioteconomia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo(a). Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Zeus Guimarães: Meu nome é Zeus Guimarães, eu sou formado em Biblioteconomia pelo centro universitário Claretiano, tenho 36 anos e sou de Campo Grande – MS.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Zeus: Minha mãe é professora concursada. Tenho também uma tia, Kátia, que é concursada e que sempre foi uma entusiasta de concurso público na família. Então o concurso público foi bem presente na nossa família.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Zeus: Sim, eu sempre trabalhei e estudei. Eu aproveitava bem meus horários no contraturno do trabalho. Usava também o horário do intervalo para estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Zeus: Eu considero minha carreira de concurseiro em duas fases. Na primeira eu fui aprovado para um cargo administrativo de nível médio, na prefeitura de Campo Grande. Depois eu fui aprovado no IFMS para Assistente em Administração, na colocação de número 21. Fiquei bastante tempo no IFMS.
Quando eu concluí minha graduação em Biblioteconomia, eu parti para concursos específicos nessa área. Eu a considero como uma segunda fase. Nela eu fui aprovado em 1º lugar no concurso da UFMS, 1º lugar no concurso nacional Ebserh, 1º lugar no TJMS de 2024, 2º lugar no TSE Unificado para o TRE-MS e, por fim, este 1º no concurso nacional do MPU.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Zeus: Eu sempre fui de sair pouco, gosto muito de ficar em casa. Então, mesmo mantendo esses momentos em família e com amigos, não senti que havia uma concorrência pelo tempo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro(a)? De que forma?
Zeus: Sim, com certeza. Minha família sempre me apoiou e meus amigos mais próximos também são concurseiros e concursados. No nosso grupo do whats (que tem um nome bem sugestivo: Sala de Estudos hehe) era um dando força para o outro.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Zeus: Eu estudei para o MPU desde o segundo dia da publicação do edital. O primeiro dia foi para definir uma estratégia. A disciplina, na verdade, foi sendo construída ao longo do tempo. Desde o meu primeiro concurso para bibliotecário ela foi se formando. Cada concurso que eu prestava, eu aprendia uma nova técnica e a empregava na minha forma de estudar. Quando chegou o MPU, eu já estava tão descolado na arte do concurso que o estudo fluiu muito bem.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Zeus: Eu acredito que o grande diferencial do Estratégia é justamente a grande diversidade dos formatos dos materiais. E eu utilizei essa diversidade. As aulas, os pdfs, os projetos no youtube.
Já no final da minha trajetória eu utilizava muito as aulas ao vivo. Elas foram muito importantes para renovar as energias.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Zeus: Eu conheci o Estratégia pelo ano de 2013/2014. Nessa época eu resolvi me aventurar em um concurso do MAPA e, após conversas com amigos, cheguei ao material específico do Estratégia para o cargo de Fiscal Agropecuário. Naquela época eram só pdfs.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Zeus: Com certeza. Meu cargo é muito específico e o material é bem difícil de se encontrar. O material do Estratégia foi essencial nessa trajetória. A sistematização do conteúdo, que no nosso caso é muito disperso, e também o grande compilado de questões fez com que o caminho ficasse mais claro.
Percorrer esse caminho sempre será difícil, mas com o auxílio do material, ele fica bem mais organizado.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Zeus: Eu sempre montava um horário de estudos contemplando muitas matérias na semana. Isso me ajudava a estudar mais horas. Sempre que eu trocava de matéria, eu me sentia renovado. Geralmente uma matéria por período. Organizava assim e sempre priorizava as disciplinas mais importantes para o período da manhã e da tarde. Em relação às horas, eu ficava sempre na média de 5 horas diárias, algumas vezes mais, outras vezes menos. Sempre dividindo essas horas no decorrer do dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Zeus: Eu utilizava tanto questões, como cadernos de erros. Sempre que eu errava uma questão, eu fazia um tópico no caderno de erros. Sempre que eu revisava matéria, eu gostava de revisitar esse caderno. Muitas vezes nós erramos repetidamente certos conteúdos. Esse procedimento serve para consolidar a correção. Já teve caso de eu errar 4 vezes a mesma questão (hehe).
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Zeus: Preciso confessar que esse é meu ponto fraco. Resolver questões é fundamental. Não resolver muitas questões da sua banca é o mesmo que tentar fazer uma receita apenas com os nomes dos ingredientes. É preciso pegar o jeito de como a banca vai misturar esses ingredientes, como ela vai dosar cada um deles. Isso a gente só consegue fazer através do estudo das questões. No concurso do TJMS eu senti que fiquei devendo nisso. Para o MPU eu precisei mudar minha postura e incluir muitas questões. Deu certo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Zeus: Algumas legislações específicas como tópicos de Direitos Humanos, alguns tópicos de Sustentabilidade. Consegui superar estudando a lei seca e resolvendo questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Zeus: Eu foquei nas aulas ao vivo pelo youtube. Como a gente chega cansado nessa reta final, aproveitei essas aulas para revisar e consolidar o estudo.
No dia anterior, eu aproveitei ao máximo a Revisão de Véspera. Descansar ficaria para a próxima semana.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Zeus: Mesmo sabendo como é apertado o cronograma do concurseiro, como as baterias de questões são puxadas, como os conteúdos são complexos, mesmo com tudo isso, é necessário se atualizar. Tirar alguns minutos do dia para ler jornais, alguns editoriais, é um hábito que pode fazer a diferença em uma prova dissertativa.
No MPU tivemos uma redação realmente fora da curva. Quem se manteve atualizado saiu na frente.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Zeus: Meu maior acerto foi fazer o estudo para concurso algo central na minha rotina, mas sem aquele exagero de torná-lo exclusivo. Eu de fato estudei muito, mas também soube dosar outros aspectos da minha vida.
Um erro foi negligenciar um pouco a resolução de questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Zeus: Não cheguei a pensar em desistir de concursos, mas cheguei a pensar em mudar de área de concurso. Sou bibliotecário e a minha área é muito específica. Logo, a quantidade de vagas é bem pequena. Cheguei a pensar e até planejar uma transição para outra área, mas agora tudo deu certo e eu posso comemorar o fato de poder seguir na minha área de formação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Zeus: Comece devagar e entenda que é um processo que leva tempo. Muitas pessoas erram por começar em um ritmo muito forte. Avançam rápido, mas a energia começa a diminuir e elas acabam desistindo. Entender que é um processo que leva tempo e que exige mais consistência do que velocidade, pode tornar a caminhada menos sofrida.