
“Aconselho ter organização, ser constante mesmo em condições adversas, dormir bem, buscar fazer uma atividade física, ter uma rotina encaixada e, para quem acredita, entregar os sonhos e projetos ao papai do céu e trabalhar nisso com fé e confiança.”
Confira nossa entrevista com Ítalo Simplício, aprovado em 1º lugar no IFPE para o cargo de Administrador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Italo Simplicio: Sou de João Pessoa, formado em Administração, tenho 33 anos e sou Servidor Público há 10 anos, 1 ano no munícipio e 9 anos no serviço público federal.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Italo: Na verdade, foram dois momentos. Um logo após concluir a faculdade e outro mais recentemente, a partir do início de 2024. No primeiro momento, buscava a estabilidade e um contexto de trabalho que proporcionasse uma boa remuneração e qualidade de vida.
No segundo momento, após algum tempo como servidor, aconteceram situações de desmotivação no cargo atual, a mudança no meu momento de vida, o realinhamento das perspectivas de futuro, especialmente após a pandemia, a busca de melhor remuneração e condições melhores de trabalho, com valorização e oportunidades de crescimento.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Italo: Sim. Trabalho e estudo. A maneira que consegui foi buscar estudar antes do trabalho, no intervalo do almoço e no fim do dia, em quantidade menor. No final de semana também incluo uma parte.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Italo: No primeiro momento fui aprovado na Prefeitura de João Pessoa, em 5º lugar para Agente Educacional no concurso de 2014; na UFCG (33º) e UFPB (50º), no cargo de Assistente em Administração nos concursos de 2016.
Nesse segundo momento tive o 6º Lugar para Administrador na UFCG no concurso de 2025 e estou em 1º lugar no concurso da Conab para Analista – Administração, que ainda está nas fases finais.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Italo: Buscando equilíbrio. No geral não saio tanto, mas sempre tento me organizar para viver esses momentos por inteiro. Acredito que é algo que aumenta o ânimo para continuar.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Italo: Sim, incondicionalmente. O respeito e o entendimento de que é uma situação temporária, o apoio nas situações do dia a dia, nas tarefas diárias. As trocas de boas ideias sobre técnicas e métodos de estudo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Italo: Me dediquei a ele após o último concurso administrativo da polícia federal. Foram 4 meses especificamente, porém muitas matérias foram estudadas e aproveitadas de concursos anteriores também.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Italo: Usei muito mais PDF do que qualquer coisa. Videoaulas tenho utilizado para resoluções de questões da banca especificamente.
As videoaulas são melhor para o entendimento mais detalhado, mas consome um tempo que nem sempre temos. Os pdfs requerem que a concentração esteja plena para assimilar bem o conteúdo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Italo: Através de recomendação de amigos que estudam para concursos. Atualmente é a principal plataforma de preparação, indiscutivelmente.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Italo: No primeiro momento do meu estudo, cheguei a usar o EuVouPassar, mas que não existe mais. O material em vídeo era satisfatório, mas não tinha tantos pdfs.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Italo: Os concursos do primeiro momento de estudo: PMJP (2014), UFPB e UFCG (2016).
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Italo: O volume dos materiais da Estratégia me impressionou. Dar conta de todos pdfs é realmente um desafio. A sistemática de incluir um resumo e uma bateria de questões comentadas nos pdfs de aula são incríveis facilitadores no estudo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Italo: 3 matérias por dia. Depende da prova, mas geralmente umas 6 a 8 matérias simultâneas. Não gosto muito de medir o estudo em horas, mas em quantidade de páginas. Acredito que umas 3 horas diárias, mais ou menos.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Italo: Esse é um ponto que ainda vejo margem para melhora. Gosto de fazer anotações, pois vejo como uma forma de fixar melhor o conteúdo. Mas também recorro aos resumos de cada aula e aos bizus, quando dá tempo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Italo: Fundamental, embora goste de ir muito pelas questões comentadas, buscava fazer umas 10 a 20 questões por aula.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Italo: As matérias de legislação e AFO. Não sei bem se superei, mas estamos melhorando. O jeito é estudar, ler os dispositivos até ficar claros na mente. E, principalmente, entender os pontos de maior cobrança das bancas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Italo: Para esse concurso especificamente foi uma semana de estudo sem maiores mudanças, mas uma semana ideal e o pré-prova é com revisões e aulões de véspera.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Italo: Erro principal é a negligência com as revisões e não exercitar tanto a revisão ativa que os coachs tanto falam, e não fazer tantas questões sem comentários.
Os acertos é o estudo com questões e estudar fazendo anotações a mão, ajuda bastante na fixação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Italo: Talvez em algum momento dê uma desanimada quando o cansaço atrapalha o rendimento ou após uma prova da FGV (rsrs). Tenho buscado isso para poder cuidar melhor dos meus, é a minha maior motivação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Italo: Aconselho ter organização, ser constante mesmo em condições adversas, dormir bem, buscar fazer uma atividade física, ter uma rotina encaixada e, para quem acredita, entregar os sonhos e projetos ao papai do céu e trabalhar nisso com fé e confiança.