
“Não desista de você. O caminho é difícil e, muitas vezes, doloroso, mas faz parte do processo. Mesmo com pouco tempo disponível, mantenha a constância diária. Dê o seu melhor com o pouco de tempo disponível que você tem hoje! O pouco bem feito repetidamente também vale; e a aprovação chega para quem persiste!”
Confira nossa entrevista com David Haony, aprovado em 1º no concurso dos Correios para o cargo de Agente de Correios:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
David Haony: Tenho 33 anos, sou natural de Miranda do Norte, município do interior do Maranhão, mas resido desde a infância em São Luís, capital do meu estado. Sou formado em Gestão Portuária e sempre atuei na iniciativa privada antes de ingressar no mundo dos concursos públicos.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
David Haony: Sempre trabalhei na iniciativa privada, mas alguns entraves vivenciados no ambiente corporativo, aliados a frustrações profissionais, despertaram em mim o desejo de buscar algo diferente. A busca por estabilidade e, principalmente, por tempo de qualidade foi o principal fator que me fez sair da inércia e iniciar os estudos para concursos públicos.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
David Haony: Conheci o Estratégia por meio de grupos de estudos e indicações de outros concurseiros. É praticamente impossível estudar para concursos sem ouvir falar do Estratégia. Ao pesquisar melhor, percebi a robustez dos materiais e o nível de organização da plataforma, o que me fez optar por me tornar aluno, buscando um direcionamento mais eficiente.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
David Haony: Segui um ciclo de estudos conforme orientação da trilha estratégica. Pelo pouco tempo disponível, distribuía duas tarefas por dia, geralmente de disciplinas diferentes, e estudava em média três horas líquidas diárias, sempre priorizando constância em vez de longas jornadas.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
David Haony: Sim, conciliava trabalho e estudos. No início foi bastante desorganizado. Aos domingos eu montava um plano semanal, mas nem sempre conseguia segui-lo por conta das demandas imprevisíveis do trabalho. Com o tempo, fui flexibilizando o cronograma e aproveitando melhor as brechas disponíveis, o que tornou a rotina mais sustentável.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
David Haony: Minha preparação foi majoritariamente focada nos PDFs e na trilha estratégica. Os PDFs trazem uma teoria completa e objetiva, enquanto a trilha facilita muito o direcionamento do estudo. As videoaulas foram usadas pontualmente, principalmente em conteúdos de maior dificuldade. O passo estratégico também foi essencial para entender o que realmente valia a pena aprofundar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
David Haony: Direcionado especificamente para o concurso dos Correios, estudei por cerca de quatro meses e meio. Entretanto, eu já vinha estudando para outro certame, no qual várias disciplinas eram semelhantes. Para manter a disciplina, foquei em constância e metas realistas, evitando planos irreais que poderiam gerar frustração.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
David Haony: Como concurseiro iniciante, enfrentei dificuldades em algumas disciplinas. Sempre verificava no passo estratégico se o conteúdo tinha alta incidência. Quando valia a pena insistir, recorria às videoaulas e depois retornava às questões, o que ajudava bastante na fixação.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
David Haony: Na reta final, reduzi o ritmo e foquei nas revisões. Revi as marcações dos PDFs, utilizei os Bizus, assisti às lives de revisão e resolvi muitas questões. Não fiz simulados, nem resumos tradicionais, priorizei revisão ativa por meio de questões.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
David Haony: Não sou casado e não tenho filhos. Minha família e amigos sempre me apoiaram muito, compreendendo minhas ausências em alguns momentos. Esse apoio foi fundamental para manter a constância e seguir firme durante a preparação.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
David Haony: É uma sensação de muita alegria e gratidão. O convite representa o reconhecimento de todo o esforço, abdicações e dedicação ao longo da jornada. Estar entre os primeiros é algo que, no início, parecia distante, então participar desse momento de celebração com os outros primeiros colocados é extremamente gratificante.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros?
David Haony: Sim, ouvi falar durante a preparação, mas confesso que não imaginava estar presente. No início, o foco era apenas estudar e tentar uma boa colocação. Estar hoje nessa confraternização é algo que supera qualquer expectativa inicial. Estou muito animado!
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
David Haony: Tive mais erros do que acertos no início. Comecei sem muita disciplina e constância, fazendo do jeito que achava possível. O maior acerto foi buscar orientação de quem já trilhou esse caminho, utilizando ferramentas que encurtam a jornada e evitam erros comuns.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
David Haony: Eu pensei em desistir várias vezes. Conciliar estudos com outras responsabilidades, sem saber quando a aprovação virá, é muito desafiador. Para minha versão de cinco anos atrás, eu diria para não desistir, ter paciência com o processo e confiar mais na constância do que na motivação.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
David Haony: Não desista de você. O caminho é difícil e, muitas vezes, doloroso, mas faz parte do processo. Mesmo com pouco tempo disponível, mantenha a constância diária. Dê o seu melhor com o pouco de tempo disponível que você tem hoje! O pouco bem feito repetidamente também vale; e a aprovação chega para quem persiste!