
“Não desista, dê o seu melhor sempre dentro da sua realidade e possibilidade […]”.
Confira nossa entrevista com Raony Santos, aprovado em 1° lugar no concurso da PF para o cargo de Perito Criminal Federal – Área 11 Engenharia Cartográfica:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Raony Pereira dos Santos: Me chamo Raony Pereira dos Santos, sou natural de Palmas-TO e morei lá por cerca de 25 anos, até passar em concurso em Brasília-DF. Sou formado como Técnico em Agrimensura pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO) desde 2012 e tenho desde 2013 trabalhado como técnico, mas agora no final de 2024 concluí minha graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Raony: Na verdade, venho constantemente estudando para concursos de nível superior na pretensão de alcançar uma melhor carreira e melhor salário. No início do ano comecei a estudar de forma específica para o cargo de Engenheiro Agrimensor da CAESB e durante esse tempo surgiu a oportunidade da Polícia Federal, que para a minha surpresa possuía uma vaga para a minha formação. Então vi como uma grande oportunidade aproveitar os estudos específicos que já havia feito e após a prova da CAESB foquei totalmente nas matérias da PF que eram diferentes do outro edital. No fim ter conseguido a vaga na área policial não era algo planejado há muito tempo, mas vi como uma grande oportunidade de carreira devido principalmente ao renome e o significado que deve ser trabalhar lá.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Raony: Sempre trabalhei e estudei, então muitas vezes é difícil conciliar, mas hoje trabalho em um horário não tão usual (das 7h às 16h) e com tempo restante tentei conciliar em todos os dias algumas horas de estudos e o treino de academia, pois acho importante não apenas treinar a mente como também treinar o corpo. Também gosto de deixar o domingo livre para a família e o lazer, porém quando algo atrapalhava o estudo semanal eu usava uma parte do domingo para compensar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Raony: Já fui aprovado em alguns concursos como técnico, em 2012 em 1° lugar como Técnico em Agrimensura no Quadro Geral do Tocantins, em 2015 em 1° lugar como Técnico de Laboratório em Geoprocessamento na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e por último em 2018 em 1° lugar como Topógrafo na Companhia Imobiliária de Brasília (TERRACAP). Agora com o nível superior tenho o concurso da CAESB em andamento (3° lugar por enquanto) e o da PF como 1° lugar. Tudo dando certo nas próximas etapas e assumindo o cargo, pretendo por ora, e provavelmente nem tão cedo, estudar para um novo concurso, até mesmo porque poucos valeriam a pena.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Raony: Procuro sempre manter uma rotina equilibrada de trabalho, estudo e lazer. Sempre separo algum tempo para visitar a família e sair com os amigos, as vezes era possível isso semanalmente, algumas vezes não. Mas para mim, estudar de forma contínua sem uma pausa para me divertir torna meu aprendizado improdutivo e estressante.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Raony: Sou casado há 4 anos e não temos filhos, mas temos 3 pets, e meu marido sempre apoiou minha caminhada de estudos como concurseiro. Sem as palavras de motivação, o respeito e paciência pelo meu tempo e a ajuda em casa para cuidar e organizar tudo para que eu pudesse me dedicar mais ao que era necessário naquele momento. Os amigos de forma geral sempre acham que estou estudando pouco (rs) só que eu sempre explico que eles apenas me veem no meu momento de descontração, então não sabem como é de verdade.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Raony: Como disse mais acima, eu já estava estudando há 5 meses para outro concurso que exigia a mesma formação de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, então toda a parte específica vinha sendo estudada nesse tempo, além de algumas disciplinas que são comuns, como português e raciocínio lógico. Já a dedicação exclusiva ao concurso da PF foi de 1 mês, que foi o tempo que sobrou entre a prova que eu fiz e a outra que iria fazer, então organizei bem meus estudos para focar nas matérias que eram diferentes (direito penal, processual penal, criminalística e outras) e revisar na medida do possível as matérias já estudadas anteriormente.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Raony: Eu não lido muito bem com videoaulas, quando tenho que assistir alguma sempre faço isso de forma acelerada, e costumo sentir um pouco de sono vendo. Tento sempre estudar pelas aulas em PDF, sendo as aulas completas quando é algo novo ou que tenho dificuldade e as aulas simplificadas quando é algo que já sei ter afinidade. Assim acho mais bem aproveitado meu tempo e sinto que o estudo flui de uma forma melhor, mas a parte específica da minha área não costuma ser disponibilizada e nem é fácil de encontrar, nesse caso estudo por livros, apostilas de professores de IFs e UFs ou sites que considero ter conteúdo de confiança e qualidade.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Raony: Já conheço o Estratégia Concurso há mais de 8 anos, não saberia dizer como foi meu primeiro contato, mas imagino que vi na internet falar sobre ele e após acessar algumas aulas demonstrativas fui gostando.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Raony: Estudei para o concurso da CAESB para o Cargo de Engenheiro Agrimensor e dei continuidade com os estudos para o de Engenheiro Cartógrafo da PF. Matérias em comum também tinham material de estudo similares, então digo que um me preparou para o outro em parte.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Raony: De quando eu estudava completamente sozinho, “pescando” materiais na internet para quando comecei a estudar pelo Estratégia com o material focado e organizado para os concursos de interesse, senti uma diferença imensurável na qualidade e até mesmo no aproveitamento de tempo para me dedicar a estudar de forma direta sem medo de estar gastando meu tempo com coisas desnecessárias.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Raony: Na parte da organização dos estudos, prefiro fazer o meu próprio cronograma. Quando me interesso pelo concurso já procuro o curso de pré ou pós edital e vejo quantas e quais são as disciplinas, com isso crio uma pasta de trabalho no excel e distribuo elas de forma semanal de acordo com as prioridades que defino e então a partir daí vou estudando conforme esse cronograma.
Geralmente estudo entre 3 a 4 disciplinas por dia dependendo do meu tempo disponível, por vezes em cada dia da semana tenho uma quantidade de tempo disponível diferente, mas em média acredito ter estudado entre 3h a 5h por dia, dependendo do dia. O segredo foi aproveitar bem o tempo, principalmente em finais de semana e feriados para compensar os atrasos.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Raony: Quando entrei na vida de concurseiro há muitos anos, costumava fazer resumos escritos, dos quais até tenho alguns ainda guardados (rsrs), mas com o passar do tempo e adquirindo experiência, comecei a pegar os resumos ou mapas mentais prontos para a revisão e focar mesmo em fazer mais leitura do material e principalmente questões. Algumas poucas vezes quando sobrava tempo, tirava um dia para fazer algum dos simulados do Estratégia, mas nem sempre conseguia fazer todos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Raony: Gosto muito de usar o banco de questão do Estratégia, utilizo ele pelo app do celular e a forma como uso é um dos meus diferenciais no estudo. Tenho o hábito de estar resolvendo questões em qualquer ocasião que estou ocioso, pois tenho a sorte de conseguir ter esse foco rápido e fácil. Por exemplo, faço questões enquanto estou esperando na fila do cabeleireiro, faço dentro do carro quando estou me locomovendo para algum lugar, da mesma forma quando estou em transporte durante uma viagem ou aguardando na fila do banco, etc.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Raony: Senti muita dificuldade nas matérias de Direito Penal e Processual Penal, porém a mais difícil foi a de Criminalística. Fiz todos o esforço para entender o máximo possível Criminalística, olhei diversas questões para saber como o assunto era cobrado e direcionar melhor o estudo dela, e por fim torcia para que a matéria tivesse poucas questões na prova.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Raony: Passei a semana estudando normalmente todos os dias, com um foco maior na parte da leitura de revisão e exercícios, no sábado anterior a prova assistir um aulão de revisão e a noite fui ao samba comemorar o aniversário de um amigo, até porque equilíbrio é importante (kkk) e nada que poderia ser estudado dali para a frente iria agregar muito. Fui, comemorei, ri muito e voltei cedo para dormir bem e descansar para a prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Raony: Para a discursiva pensei em quais assuntos seriam conexos ao trabalho realizado pelo cargo e apostei em estudar um pouco mais alguns assuntos. Nesse caso da redação o mais importante é tem uma base sólida do conhecimento específico e capacidade de fazer boas associações para escrever um bom texto. Procurei também ler textos sobre assuntos de crime ambiental para direcionar minhas ideias.
Minha dica seria pesquisar o foco de atuação do cargo naquela instituição para fazer leituras direcionadas, já que as chances do tema ser associado a isso são muito grandes e sempre pensar como uma coisa pode estar aplicada a outra, principalmente nas redações da CEBRASP que percebo cobrarem de forma bem direta aquilo a ser respondido.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Raony: Estou me preparando para o TAF há cerca de um mês, já tinha um pouco de condicionamento físico, pois faço exercícios regulamente, mas não deixa de ser uma etapa muito cansativa e complexa. Os treinos são pesados, no início cria-se um medo por não conseguir executar as provas, porém é o natural e com o tempo esse medo vai sumindo. Hoje me sinto confiante, algumas provas já estou conseguindo atingir o objetivo proposto e outras estou muito próximo de conseguir. Continuarei com dedicação máxima todos os dias até o dia do TAF.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Raony: Manter a rotina e a disciplina foi com certeza meu maior acerto, estudar sempre é difícil no começo, mas com constância pode chegar até a ser prazeroso e os frutos da persistência sempre serão colhidos. Já de erro, poderia citar, as vezes deixar se abalar quando encontrar alguma dificuldade, seja ela uma aula mais difícil, um dia mais cansativo ou a falta de tempo em alguns momentos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Raony: Nunca penso em desistir após a inscrição paga (rsrs). Como normalmente começo a estudar com o lançamento do edital ou até antes, já vou analisando se naquele momento de vida irei conseguir me dedicar da forma correta, e se sim, já pago a inscrição e vou até o fim. Sempre que inicio, foco em como aquela oportunidade pode me trazer uma maior satisfação profissional e pessoal, além de como pode mudar minha vida e da minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Raony: Primeiramente, comece procurando seu melhor método de estudo, cada pessoa possui mais facilidade com algum método que com outro, o mais importante é estudar com qualidade.
E saiba que dificuldades sempre existirão durante a jornada do concurseiro, sejam elas por conta do foco, do tempo disponível, da dificuldade de conciliar com suas outras obrigações do dia a dia e o cansaço, só que é importante saber que é possível contornar essas dificuldades, compensá-las de alguma forma e em casos extremo pausar um dia para respirar e voltar ao eixo para novamente dar o melhor de si dali para a frente. Não desista, dê o seu melhor sempre dentro da sua realidade e possibilidade, pois nem todos poderão dedicar-se somente a estudar e alguns possuem mais tempo livre que outros, contudo, nenhum conhecimento é perdido e se não foi na primeira tentativa que seu objetivo foi alcançado, continue e agregue mais conhecimento que em algum momento a sonhada vaga será sua.