
“[…] Não se subestime, você pode muito! Todos nós podemos. Acredite em você.”
Confira a nossa entrevista com Georg Augustus Silva, aprovado em 1º lugar no concurso SME Mossoró RN para o cargo de Professor de Ensino Fundamental – 6º ao 9° ano e do Segmento II EJA – Educação Física:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Georg Augustus Lima da Silva: Sou Tecnólogo em Segurança Pública e licenciado em Educação Física. Tenho 35 anos e sou de Natal-RN.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Georg Augustus: Trabalhava embarcado pelo regime de CLT, depois de alguns anos, eu resolvi procurar um emprego que me desse maior estabilidade e que não precisasse viajar muito. Então, eu resolvi sair do emprego e focar nos concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Georg Augustus: Nos primeiros concursos que eu fiz, eu estudei um pouco ainda trabalhando. Estudava nas horas vagas durante o período no navio e quando estava em casa. Depois de passar no primeiro e assumir, continuei estudando nos dias de folga, pois comecei a trabalhar por escala.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Georg Augustus: Fui aprovado no concurso para praças do corpo de bombeiros militar do RN 2017 (Onde trabalho atualmente) – 24° lugar
Polícia Civil do RN – 272° lugar (Porém, resolvi não assumir e continuar nos Bombeiros/RN);
Professor de Educação Física no Município de Mossoró (1° lugar);
Professor de Educação Física no Município de Carnaubais (1° lugar);
Professor de Educação Física no Município de Serra do Mel (1° lugar);
Professor de Educação Física no Município de Ceará Mirim(7° lugar. Onde estou trabalhando também).
No momento, pretendo focar nessa nova profissão que, graças à Deus, dei início nesse ano (professor de Educação Física). Sendo assim, o meu tempo de estudo está comprometido na evolução do professor Georg, já estou pensando em fazer mestrado. Porém, não descarto voltar a estudar para concursos e entrar na “briga” novamente se isso se tornar melhor para minha carreira profissional.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Georg Augustus: Dedicava-me muito. Saia poucas vezes, tentava me manter calmo e focado nos meus objetivos diários. A aprovação pede esforço, dedicação e determinação.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Georg Augustus: Apoiavam. Sempre respeitaram esse momento em que queria ficar estudando. Isso foi muito bom.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Georg Augustus: No final do ano de 2023, eu decidi focar nos concursos da educação e comecei a estudar e fazer os editais que apareciam. Apareceram diversos no ano de 2024 e eu fui fazendo e aprendendo com conteúdos diferentes e de diversas bancas. Para o concurso de Mossoró, foram 4 meses, porém, eu já tinha uma “bagagem” boa de outros e isso me ajudou bastante, pois sempre revisava os conteúdos. Eu criei um rotina de estudos e isso fez com que eu já ficasse no “automático” para ir ao quarto e começar os meus estudos. Gostava de fazer as minhas obrigações diárias relacionados ao estudo logo pela manhã para não me distrair depois. Quando a gente começa a ver a evolução, isso nos anima e nos dá força para continuar e esperar com ansiedade a data daquela prova marcada. Esse objetivo em curto e médio prazo de editais que abriram, me ajudaram a estudar e, no geral, a aprender diversas coisas que foram me ajudando nas provas.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Georg Augustus: Videoaulas, PDF e questões. Muitas questões. Videoula é bom, pois você pode parar, voltar, escrever da forma que entendeu e acompanhar pelo PDF. As questões são ótimas, pois é a prática e quanto mais praticar, melhor você fica.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Georg Augustus: Através de pessoas que falavam dessa preparação através de cursos online e sempre falavam da qualidade do curso.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Georg Augustus: O melhor direcionamento através dos PDFs com marcações dos aprovados e os resumidos para acelerar as suas revisões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Georg Augustus: Estudava de 3 a 4 horas líquidas e praticamente todos os dias via as matérias principais daquele edital dando ênfase as matérias que teriam mais questões, mas não esquecendo aquelas que eu não poderia zerar.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Georg Augustus: Fazia as minhas anotações. A cada 15 dias, lia as revisões e o cadernos de erros que me ajudou muito.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Georg Augustus: Acho que foi o diferencial na minha preparação para esses concursos da educação. Fiz muitas questões, de diversas bancas principalmente nas específicas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Georg Augustus: Talvez Português tenha sido o mais desafiador, pois pode mudar muito de uma banca para outra. Porém, eu iniciava de forma tranquila quando tinha essa mudança repentina (quando fazia um concurso e o próximo era totalmente diferente), ia estudar focado na banca, procurava entender seu método e seu estilo e assim eu conseguia evoluir.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Georg Augustus: Muitas questões e revisão, porém, no dia anterior, eu fui surfar. Estava muito ansioso. Kkkk
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Georg Augustus: No concurso de Mossoró, a prova discursiva era sobre um tema específico. Sendo assim, na minha preparação das questões específicas, eu estudava um pouco mais detalhado e atento ao que poderia cair na redação. E foi ela que me deixou em primeiro lugar. Fiz algumas redações sobre diversos temas antes da prova. Aconselho a não deixar para a última hora o estudo de redação. É bom praticar antes, pegar exemplos do que pode cair. Treinar isso, colocar os seus pensamentos de forma ordenada na folha de redação e em tempo hábil.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Georg Augustus: Acerto foi seguir para as questões desde o início. Erro foi de não ter entrado em mais detalhes em alguns assuntos. É sempre bom estudar e ver os detalhes, às vezes não fazemos isso pela questão de tempo, mas pode fazer a diferença lá na frente.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Georg Augustus: Não. Estava focado. Estava com vontade de ser, também, professor de Educação Física.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Georg Augustus: Estude. Supere os seus desafios. Faça o que dá pra você fazer e seja honesto consigo mesmo (quando der pra fazer mais, faça). Não se compare com alguém. Passar em concurso é: você contra você. Não se subestime, você pode muito. Todos nós podemos. Acredite em você!