Aprovado em 1° lugar no concurso EBSERH para o cargo de Analista Administrativo - Contabilidade - HUL-UFS - Lagarto (SE)
Concursos Públicos
“Não estude com muita pressão, mas tenha foco em seu objetivo. […]”
Confira nossa entrevista com Adriano Santos de Santana Vidal, aprovado em 1° lugar no concurso EBSERH para o cargo de Analista Administrativo – Contabilidade – HUL-UFS – Lagarto (SE):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Adriano Santos de Santana Vidal: Meu nome é Adriano S.S. Vidal, tive febre reumática aos 5 anos, por isso concluí o ensino médio com 22 anos e nível superior aos 36 anos. Sou Bacharel em Ciências Contábeis, pós graduado em Contabilidade Pública e ABM em Finanças e Políticas Fiscais. Tenho 45 anos e moro em Paripiranga-BA.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Adriano: Melhorar a qualidade de vida, minha e de minha família.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Adriano: Durante a faculdade eu trabalhava durante o dia e estudava a noite. Para conseguir estudar para concursos, eu estudava nos finais de semana e um pouco no horário de almoço quando era possível.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Adriano: Já fiz vários concursos, classificado em alguns, reprovado em vários e aprovado em poucos. Fui aprovado em 1º no concurso da EBSERH para analista contábil.
Pretendo continuar estudando para auditor fiscal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Adriano: No último mês que antecede a prova, evitava sair para focar no concurso, mas procurava manter a vida social, pois quando focava muito não tinha o resultado esperado.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Adriano: Sim, respeitando meu horário de estudo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Adriano: Por 3 meses. Eu acreditava que seria possível, pois já tinha feito esse concurso anos atrás.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Adriano: Eu uso mais as videoaulas, principalmente para estudar matemática, contabilidade e informática. Já as outras matérias os PDF.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Adriano: Através das videoaulas disponibilizadas na internet.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Adriano: Sim, já estudei por outros materiais. O que mais incomodava é que era mais voltado para área militar e meu objetivo é a área fiscal.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Adriano: Sim! fui aprovado em 2º lugar para o concurso da EBAL.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Adriano: Os PDF, o Passo Estratégia é de boa qualidade, além dos professores: Eduardo da Rocha, Silvio Sande, entre outros.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Adriano: Estudava no máximo três matérias por dia, em torno de 4 horas líquida.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Adriano: As revisões eu fazia diariamente, revendo o material do dia anterior, e revisão geral uma vez por semana, e respondia questões relacionado ao concurso.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Adriano: Extremamente importante a resolução de exercícios, até as questões fáceis devem ser revisadas. Fiz muitas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Adriano: Português, revendo os PDF e as videoaulas desde o início, com a formação de palavras até o Passo Estratégia. Eu zerei a prova de português no concurso da Sefaz Bahia, a banca era a FGV.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Adriano: Não estudei assunto novos, foquei em questões, revisando as questões que eu tinha errado anteriormente.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Adriano: Fiz várias redações com os possíveis temas. Eu fazia uma discursiva todos os dias pela manhã e à noite lia para ver os erros, no dia seguinte outra, até ajustar os detalhes.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Adriano: Erros: tentar atropelar etapas, responder questões sem o conhecimento teórico.
Acerto: voltar ao início dos assuntos para entender.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Adriano: Sim! Esperança e vontade de uma vida com mais dignidade.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Adriano: Não estude com muita pressão, mas tenha foco em seu objetivo. O estudo é igual ao exercício físico, se você não tem costume de correr e resolve fazer meia maratona irá se machucar e nunca mais irá correr. Mas se iniciar aos poucos, vai descobri as vantagens e chegará longe sem se machucar e descobrirá o prazer que os esporte irá proporcionar. Da mesma maneira é o estudo, se você não tem costume e tenta estudar 10 horas liquidas, nos dias seguintes você não irá conseguir ler nem placa de trânsito.
Escolha uma área, não queira estudar para todas, a probabilidade de passar será pequena. Não desista na primeira derrota, estude, reveja os erros e aprimore seus pontos fortes e corrija seus pontos fraco.