Aprovado em 1° lugar no concurso TRE AM para o cargo de Agente de Polícia Judicial
Concursos Públicos“[…] A verdadeira recompensa é poder desfrutar desses momentos de lazer com tranquilidade, estabilidade e dinheiro no bolso, sem culpa e sem peso na consciência […]”
Confira nossa entrevista com Renan do Val Barros, aprovado em 1° lugar no concurso TRE AM para o cargo de Agente de Polícia Judicial:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Renan do Val Barros: Tenho 31 anos, natural de Manaus/AM, formado em Direito.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Renan: Desde muito cedo eu percebi que o concurso público poderia me proporcionar uma estabilidade e melhoria de vida. Logo, assim que me formei no ensino médio, me dediquei a conquistar minha aprovação. Tive minha primeira nomeação com 20 anos de idade.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Renan: Quando estava na faculdade, percebi que vários dos meus amigos concurseiros estavam sendo aprovados em cargos de alta concorrência. Foi então que descobri que todos utilizavam o material do Estratégia e logo me interessei.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Renan: Eu estudava de 3 a 4 horas líquidas por dia, sempre intercalando duas matérias, com o objetivo de tornar o estudo menos cansativo e mais dinâmico.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Renan: Sim, eu trabalhava na Defensoria Pública do Amazonas. Lá, fiz amizades que levarei para a vida toda. No entanto, a carga de trabalho era muito elevada e, com o tempo, percebi que, por mais que me esforçasse, não havia perspectiva de crescimento dentro da instituição, pelo contrário, quanto mais eu me dedicava, maior se tornava a demanda. Diante disso, transformei essa realidade em motivação. Sair daquele ambiente passou a ser o meu maior objetivo. Para isso, precisei abdicar de momentos de lazer, deixei de assistir a filmes e séries, desativei redes sociais e reduzi o tempo dedicado à academia e à corrida, tudo em prol de um propósito maior: o meu futuro. Aluguei uma cabine de estudos próxima ao meu local de trabalho, de modo a otimizar melhor o meu tempo.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Renan: Esse foi o ponto de virada. Durante grande parte da minha jornada de estudos, eu me dedicava exclusivamente aos PDFs, pois acreditava, erroneamente, que videoaulas eram perda de tempo. No entanto, percebi que, para alcançar uma colocação entre os primeiros, eu precisava me reinventar e mudar minha metodologia. Passei, então, a assistir às videoaulas e notei um grande avanço, especialmente no estímulo à minha memória visual e auditiva. Além disso, a trilha estratégica foi fundamental para orientar meus estudos e indicar com mais clareza onde eu deveria concentrar meus esforços. Já os PDFs, especialmente o Passo Estratégico, passaram a ser meu principal material de revisão.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Renan: Foram oito meses de dedicação ao concurso de Agente de Polícia Judicial do TSE unificado. Um dos fatores essenciais para manter a disciplina nos estudos foi alugar uma cabine de estudos próxima ao meu trabalho. Religiosamente, ao sair do expediente, eu ia direto para lá.
Em casa, havia muitas distrações, e eu compreendi que precisava de um ambiente adequado, com o mínimo possível de interferências. Foi lá onde eu consegui desenvolver melhor minha concentração, o que me permitiu estudar com mais qualidade, lendo os PDFs e assistindo às videoaulas de forma produtiva.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Renan: A disciplina em que tive mais dificuldade foi “Segurança Judiciária”, por se tratar de um conteúdo totalmente novo para mim. Justamente por isso, foi a matéria à qual mais dediquei tempo nos estudos. No meu cronograma, ela aparecia com maior frequência e, sempre que possível, eu aproveitava até momentos como a ida à academia para assistir às videoaulas.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Renan: Na reta final, priorizo a revisão dos resumos que elaborei ao longo do período de estudos e revisito as questões que errei durante os treinamentos, com o objetivo de não repetir os mesmos erros.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Renan: Não sou casado e não tenho filhos. Minha família, juntamente com minha namorada, foi o meu maior alicerce durante essa jornada. Eles sabiam que o cargo que eu ocupava à época estava me afetando psicologicamente e que eu precisava dar um passo adiante para mudar essa realidade. Por isso, sempre foram compreensivos nos momentos em que precisei me ausentar para estudar, deixar de responder mensagens ou me isolar para manter o foco. Hoje, todos veem que nada disso foi em vão.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Renan: É a realização de um sonho. Sou imensamente grato, primeiramente a Deus e, em seguida, ao Estratégia, por terem me proporcionado essa oportunidade. Quando recebi a mensagem do grupo do Estratégia, cheguei a pensar que fosse uma fake, jamais imaginei ser merecedor de um convite como esse.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Renan: Eu ouvi falar, mas nunca acreditei que faria parte disso. Jamais imaginei que um dia conquistaria o primeiro lugar em um concurso, muito menos que seria convidado para o Baile dos Primeiros. No meu último concurso da área policial, fiquei na 271ª colocação, sair da 271ª posição para o 1º lugar foi algo simplesmente surreal para mim. Atualmente, aguardo as últimas etapas do concurso de Oficial de Justiça do TJ/PA, no qual estou em 1º lugar. Fica a dica para o Estratégia: já podem me convidar para o próximo ano!
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Renan: Um dos meus principais erros ao longo da jornada foi priorizar apenas a quantidade de horas líquidas de estudo, sem dar a devida atenção à qualidade e à otimização do aprendizado. Eu buscava estudar todo o conteúdo do edital, sem direcionar o foco para os temas mais recorrentes nas provas.
Por outro lado, um dos meus maiores acertos foi fortalecer minha base de conhecimento. Percebi que havia assuntos que eu acreditava dominar, mas que vinham sendo cobrados de forma cada vez mais aprofundada pelas bancas. Entendi que precisava me dedicar mais a esses conteúdos. Passei, então, a utilizar com mais frequência as videoaulas, muitas vezes apenas ouvindo o áudio. No trânsito, por exemplo, eu aproveitava para escutá-las, assim como durante o cardio na academia. Dessa forma, consegui otimizar o tempo e manter uma constância maior nos estudos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Renan: Desde o começo eu tinha um propósito, desistir não era uma opção. Há dias que eu acordava desanimado, que a aprovação parecia muito distante, mas arranjava conforto na Bíblia, minha fé foi fundamental para superar os momentos difíceis.
Se eu pudesse dizer algo para mim mesmo há 5 anos atrás, diria para estar disposto a mudar, inove nos estudos, use outras técnicas, esteja disposto a se reinventar, esse é o segredo para conseguir a tão almejada aprovação.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Renan: Quando você entende que está na direção certa e mantém constância no seu propósito, os resultados naturalmente começam a aparecer. A aprovação é fruto de disciplina, abdicação e esforço. É importante lembrar que aquela série especial continuará disponível na plataforma de streaming, aquele jogo tão aguardado ainda estará lá para ser jogado e as festas continuarão acontecendo, mas o tempo desperdiçado com elas jamais volta.
A verdadeira recompensa é poder desfrutar desses momentos de lazer com tranquilidade, estabilidade e dinheiro no bolso, sem culpa e sem peso na consciência. É claro que todo concurseiro também precisa de momentos de descanso, mas eles não podem assumir o controle do seu tempo nem afastá-lo do seu objetivo.