Aprovado em 1° lugar no concurso Superior Tribunal Militar para os cargos de Analista e Técnico Judiciário
Concursos Públicos“Quero dizer para que tenha foco, disciplina, que a trajetória é longa, árdua, mas no fim será recompensada e a sensação de dever cumprido e a publicação do seu nome […]”
Confira a nossa entrevista com Lucas dos Santos Dias, aprovado em 1° lugar no concurso Superior Tribunal Militar para os cargos de Analista e Técnico Judiciário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Lucas dos Santos Dias: Eu tenho 36 anos, sou formado em Administração e sou natural de Ilhéus – Bahia.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Lucas: Eu comecei a trabalhar com 18 anos e só conseguia trabalho braçal, não tinha oportunidade de fazer outro tipo de atividade e sabia o que o meu destino seria aquele caso se eu não tomasse uma atitude e, foi aí, que surgiu a ideia de enveredar pelos caminhos dos concursos públicos.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Lucas: Conheci o Estratégia através das redes sociais. Eu procurei entender mais a fundo o curso junto com os comentários positivos de outros alunos, observei um diferencial enorme que eram as aulas em PDF, já que eu não tinha um bom rendimento por vídeos e, naquele momento, o Estratégia me proporcionou o que eu precisava. Baixei uma aula demonstrativa e me apaixonei. Pronto, aquilo foi o pontapé inicial para um futuro brilhante que estaria por vir.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Lucas: Durante a semana, eu estudava 6 matérias por dia dispensando 1h para cada disciplina e com 30 dias, antes da prova, eu agendei férias no trabalho e passei a estudar 9 horas/dia, sendo 9 disciplinas, assim, eu conseguia rodar o edital várias e várias vezes incluindo questões, resumos, Passo Estratégico para preparação da redação e os simulados da plataforma.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Lucas: Sempre trabalhei ao mesmo tempo que estudei. Para poder ter tempo de estudos, eu acordava bem cedo às 4h e, assim, eu conseguia ter um tempo bom ates de iniciar o trabalho, além disso, eu usava algumas horas do tempo de almoço e para finalizar estudava após o expediente.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Lucas: Os PDFs foram os responsáveis pela construção da minha base teórica. Um material que abarcava 90% daquilo que víamos nas provas. O Passo Estratégico, além de proporcionar uma revisão detalhada, me ajudou a ter conteúdo para encarar a discursiva, pois as questões abertas faziam com que eu aumentasse o meu repertório e fixação do conteúdo. Os simulados foram essenciais para verificar o desempenho com as questões, observar lacunas e ter uma noção do tempo de prova, já que eu estava concorrendo aos cargos de Técnico e Analista.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Lucas: Eu estudei para o TRE Unificado por 1 ano e 2 meses e, na sequência, saiu o edital do STM e como eu já estava no embalo e com uma bela bagagem, eu aproveitei a situação e, graças a Deus, deu certo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Lucas: Português, Penal Militar e Gestão de pessoas. Com muita resiliência, eu busquei superá-las, enfrentar sem medo, sabendo que focar nas minhas dificuldades, poderia me aproximar da aprovação e o resultado não poderia ter sido outro.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Lucas: Na reta final, eu focava nos assuntos que o meu índice de desempenho estava ruim e também na resolução de questões que eu já tinha errado, ou seja, refazendo as questões e a leitura de lei seca.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Lucas: Como a minha discursiva era sobre a parte específica da prova e essa era composta de quatro matérias, eu disponibilizei quatro dias na semana para estudar os assuntos que faziam parte daquelas matérias. Eu anotava conceitos, respondia as questões aberta do Passo Estratégico e simulava redações aplicando os conceitos aprendidos e a parte de estrutura.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Lucas: Sou casado e tenho um filho de 11 anos. A minha esposa sempre apoiou o meu projeto, sempre me incentivou, já os amigos e o restante da família, cobravam a minha presença em alguns lugares, confraternização. Se eu não fosse irredutível com isso, eles teriam me desviado do caminho.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Lucas: Quando entraram em contato comigo, eu não acreditei. Eu tive que olhar as mensagens várias vezes com medo de ser fake. A felicidade foi enorme, participar de um evento como esse, é algo extraordinário, uma coisa que dinheiro nenhum compra. Ou você se dedica, se esforça ou nada acontece, só depende de você e do quanto é obstinado na busca do seu objetivo que é a aprovação. É um sentimento de recompensa por todo esforço empregado.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Lucas: Já tinha escutado falar e confesso que a primeira coisa que veio na cabeça foi: Ah, isso é impossível, ser convidado para um evento desses, exigiria escalar uma montanha que eu imaginava não ser capaz. A aprovação em um concurso público já é difícil, imagina dentro das vagas e pior ainda sendo o primeiro colocado.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lucas: O meu principal erro, foi um dia duvidar da minha capacidade de brigar no topo, com os melhores. Acredito que se eu tivesse alcançado a maturidade mais cedo, talvez tivesse conseguido, mas tudo no tempo de Deus. E o meu acerto, foi deixar o medo de lado e encarar as matérias que eu tinha mais dificuldade colocando leveza nos estudos delas.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Lucas: Com certeza já pensei. Eu achei que seria impossível a aprovação em um concurso grande, mas eu olhava para o lado e não tinha outra saída, tinha que continuar, era meu único caminho. Eu diria: obrigado por ser resiliente, justamente pela minha versão de 5 anos atrás ter insistido nas dificuldades, eu hoje estou aqui comemorando a aprovação e me preparando para desfrutar desse Baile que tenho certeza que será sensacional.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Lucas: Quero dizer para que tenha foco, disciplina, pois a trajetória é longa, árdua, mas no fim, você será recompensado e a sensação de dever cumprido e a publicação do seu nome em diário oficial não tem preço.