Aprovado em 1° lugar no concurso SESPA para o cargo de Agente Administrativo - 13º CRS - Cametá
Concursos Públicos
“Para aqueles que estão no início da jornada, saiba que haverá inúmeros obstáculos, contudo pense naquilo que poderá proporcionar a si como aos que estão ao seu lado nesse caminho. Ter seu nome na lista de aprovados é excelente […]”
Confira nossa entrevista com Guilherme Haphael Costa Silva, aprovado em 1° lugar no concurso SESPA para o cargo de Agente Administrativo – 13º CRS – Cametá:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Guilherme Haphael Costa Silva: Guilherme H. C. E Silva, Tecnólogo em Saneamento Ambiental, Especialista em Recursos Hídricos e também em Gestão Ambiental. 36 anos e natural de Marabá – Pará, casado e pai da Maria Júlia de apenas 3 anos de idade.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Guilherme: Estabilidade financeira.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Guilherme: Estudava e trabalhava. Possuía uma rotina de trabalho de 6 horas diárias e estudava à tarde e durante à noite.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Guilherme:
- Aprovado em 8° lugar para cargo Supervisão no Censo de 2010 – IBGE, (Temporário);
- Aprovado em 3° lugar para o cargo de Fiscal Ambiental – Prefeitura municipal de Redenção – PA 2020 (Efetivo);
- Aprovado em 2° para o cargo de Coordenador Censitário de Subárea, Censo 2020 – IBGE, (Temporário);
- Aprovado em 13° para o cargo de Fiscal de Serviços Urbanos – Prefeitura Municipal de Tucuruí -PA, 2023 (Efetivo);
- Aprovado em 1° lugar para o cargo de Agente Administrativo – SESPA Pará, 2023 (Efetivo);
- Aprovado em 28° Cotas para o cargo de Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário – INCRA, Bloco 7 CNPU 1 (Efetivo e cargo que trabalho atualmente).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Guilherme: Mantinha uma rotina normal, pois detinha uma boa quantidade de horas/dia disponível para os estudos. Contudo, nos meses que antecediam a prova abdicava mais dos momentos livres para focar nas revisões finais.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Guilherme: Minha família me apoia, mas como qualquer outra, havia momentos de incerteza quanto aos percalços ao longo do caminho. Minha esposa, foi fundamental, pois temos uma filha pequena e ela demanda muito tempo e dedicação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Guilherme: Na verdade, nunca parei os estudos, apenas focava em disciplinas comuns que a maioria dos cargos possuem, como por exemplo: Português, Informática, Direito Constitucional, Administrativo, Administração Geral, Pública e Financeira e Orçamentária.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Guilherme: PDF, videoaulas e o Sistema de Questões do Estratégia. Cada ferramenta possui sua particularidade. Para disciplinas como Informática, Português e RLM faço uso de videoaulas, sempre na velocidade 2x rsrs. As demais vou pelo pdf, pois nelas o assunto flui com melhor velocidade.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Guilherme: Através das mídias sociais.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Guilherme: O Sistema de Questões e os eventos de Reta Final, eles alavancam bastante na reta final de preparação para a prova.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Guilherme: Montei ciclo de disciplinas. Com 4 matérias por dia e aproximadamente 5 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Guilherme: No início fazia resumos, depois percebi que me atrasava bastante. Passei a fazer apenas marcações e resolver questões e acompanhada das retas finais.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Guilherme: Fazer questões ajuda a fixar e ativar o conteúdo na memória.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Guilherme: Administração Financeira e Orçamentária. Para superar focava em revisões em videoaula e questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Guilherme: Nas semanas que antecedem qualquer prova, foco em revisar o conteúdo e responder questões. Já no dia pré-prova, gosto de assistir ao aulão de Revisão de Véspera.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Guilherme: Houve discursiva. Ao passar por um assunto do conteúdo específico fazia uma redação daquele conteúdo, assim ajudava tanto nas objetivas quanto na discursiva.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Guilherme: No início da preparação, como todo iniciante, ele não domina como fixar o assunto. Perdi muito tempo com resumos escritos e isso atrasou-me nas aprovações. Após perceber esse e outros pequenos erros pude avançar mais rapidamente nas disciplinas e com isso memorizar com mais facilidade o conteúdo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Guilherme: Não, desistir jamais. Visto que, ainda busco meu cargo fim.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Guilherme: Para aqueles que estão no início da jornada, saiba que haverá inúmeros obstáculos, contudo pense naquilo que poderá proporcionar a si como aos que estão ao seu lado nesse caminho. Ter seu nome na lista de aprovados é excelente. Entretanto, os dias que virão em decorrência dessa vitória não tem preço.