Aprovado em 1° lugar no concurso SESPA para o cargo de Administrador - 13º CRS - Cametá
Concursos Públicos
“Leia atentamente o edital. Dificilmente, será possível abarcar todo o conteúdo, mas não se deixe intimidar. Concurso é acúmulo de conhecimento […]”
Confira nossa entrevista com Denilson Muniz Pinto, aprovado em 1° lugar no concurso SESPA para o cargo de Administrador – 13º CRS – Cametá:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Denilson Muniz Pinto: Sou Denilson Muniz, Administrador, pós-graduado em diversas áreas (Contabilidade, Licitações e Contratos, Direito Eleitoral etc.). Tenho 54 anos, natural de Cametá, no estado do Pará.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Denilson: Comecei a trabalhar cedo, na empresa da família. Depois, abri meu próprio negócio. Mas, me sentia escravo do trabalho. Não sabia o que eram as férias. Trabalhava de domingo a domingo. Então, tive a visita de um colega de infância que estava a passeio e falou que era servidor público. Era um domingo. Aquilo foi minha motivação. Muitos anos após a graduação, voltei à sala de aula para dar início ao curso de pós-graduação. Em seguida, seria contratado para a vaga de professor em um curso de graduação em Administração, da Universidade Aberta do Brasil. Então, pensei: Por que não um cargo efetivo? E comecei a estudar para concurso.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Denilson: Sim. Trabalhava e estudava. Além de empresário, já havia passado em 2 outros concursos anteriores (SENAI e Prefeitura de Cametá). Como eram cargos que permitiam acumulação, por um certo período permaneci nas duas atividades. Foi um breve período que pausei os estudos. Após deixar o SENAI, voltei aos estudos. Estudava à noite, às vezes, invadindo a madrugada. Para conciliar, todo dia estudava um pouquinho.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Denilson: SENAI e Prefeitura de Cametá, sempre no cargo de Administrador e sempre em primeiro lugar, pois para o cargo de Administrador dificilmente os concursos ofertam mais de uma vaga.
Continuo estudando e monitorando concursos para cargos em minha cidade, pois não pretendo mudar daqui.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Denilson: Sim. Vida social quase normal. Com algumas poucas restrições.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Denilson: Sim. Muito apoio da família. Tenho uma filha pequena, que dava um pouco mais de trabalho, por esta razão estudava à noite…esperava a filha dormir.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Denilson: Estudei, ininterruptamente, por 4 meses.
Fazia exercícios em PDF sem parar. Respondia os questionários das disciplinas, marcando aquilo que respondia sem certeza ou que não respondia por não saber. Só então ia pro material, para verificar a informação que faltava. Não assistia muitas videoaulas, porque causavam sono, devido ao horário. Mesmo assim vi muitas, principalmente de AFO, da excelente Gabriela Zavadinack, que, inclusive, respondia minhas dúvidas. Foco mantinha a minha disciplina.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Denilson: Material em PDF. Aulas e questões.
Provas anteriores.
Material impresso.
Bastante rabiscado. Ajuda muito na revisão.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Denilson: Através de um colega de trabalho, na Prefeitura, o Kenedy Gaia, o qual tinha uma assinatura do Estratégia. Começamos a estudar juntos para o concurso. Depois ele conseguiu vaga em uma empresa particular e parou de estudar para concurso. Então, veio a proposta da Assinatura Vitalícia, e eu paguei. Utilizo até os dias atuais.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Denilson: Sim. Estudei em outra plataforma.
Mas, assim que tive acesso ao conteúdo do Estratégia, vi que o conteúdo era bem mais vasto.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Denilson: Sim. Para o concurso da Prefeitura, estudei em outra plataforma.
Na realidade, por conta da atuação na docência, inclusive na Universidade Federal do Pará, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, acumulei muitos livros e material, os quais me deram uma forte base para a empreitada em concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Denilson: Sim. O material do Estratégia é muito vasto. A ferramenta que mais usei foi a resolução de questões. Material do Estratégia é focado naquilo que o edital exige.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Denilson: A leitura correta do edital do concurso é a primeira coisa importante. E, mesmo assim, causa surpresas com relação ao conteúdo aplicado nas provas.
Em seguida, baixe os PDFs de conteúdos e questões de cada disciplina. Começo pelo conteúdo geral e depois as disciplinas específicas, as quais têm maior peso. Sempre resolvendo questões e consultando material para dúvidas. Nesta ordem.
Estudava, em média, 5 horas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Denilson: Sempre estudo escrevendo.
Sempre anoto as dúvidas, grifo as questões de conteúdos que se repetem mais frequentemente e marco aquele conteúdo que já está dominado (aqueles com 100% de acerto) para evitar revisão desnecessária e, consequente, perda de tempo. Fiz muito simulado.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Denilson: Importância total. Perdi a conta de tantas questões resolvidas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Denilson: As disciplinas que mais deram trabalho foram aquelas que há tempos não estudava e que usavam muito conceito extraído de livros, a exemplo de Administração de Material. Superei respondendo questões, exaustivamente.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Denilson: Rotina exaustiva. Minha prova foi no período da tarde, num domingo. Estudei até horas antes da prova. Mas, sempre preservei o descanso.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Denilson: Meu caso não é exemplo. Como leio e escrevo muito, nunca tive problemas com redação, gramática e vocabulário. Então, dispenso meu tempo com outras disciplinas. Mas, não aconselho para candidatos que não tenham o mesmo perfil.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Denilson: Meus principais erros foram alguns conteúdos que ignorei. Não foi o caso da discursiva, na qual tive pontuação alta.
Meus acertos foram a disciplina, o descanso regular e o foco.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Denilson: Desistir nunca! Jamais!
Na minha cabeça, a vaga sempre foi minha.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Denilson: Leia atentamente o edital. Dificilmente, será possível abarcar todo o conteúdo, mas não se deixe intimidar. Concurso é acúmulo de conhecimento. Defina os conteúdos mais importantes e de maior peso, para dedicar-se um pouco mais a eles. Faça provas anteriores do cargo e da banca. Organize seus horários, principalmente de estudo e descanso. Resolva muitas questões. Anote, rabisque. Seja confiante, e acredite que seu adversário sempre será você mesmo.