Aprovado em 1° lugar no concurso SEEC RN para o cargo de Professor de Educação Física - Nova Cruz (RN)
Concursos Públicos“Inicie! Suporte o processo! Seja resiliente! Desistir não é opção, persista! A sua hora vai chegar, não olhe para o outro, cada um tem um tempo e realidades diferentes […]”
Confira nossa entrevista com Elison Rodrigues de Lima, aprovado em 1° lugar no concurso SEEC RN para o cargo de Professor de Educação Física – Nova Cruz (RN):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Elison Rodrigues de Lima: Oi, meu nome é Elison. Sou formado em Educação Física (Licenciatura/Bacharel) e também sou Soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte. Moro numa cidade pequena do RN, com menos de 7 mil habitantes, chamada Lagoa Danta.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Elison: Foram vários fatores, mas posso elencar dois motivos como principais:
1° trabalhava no setor privado na escala 6×1, sem tempo para lazer, essa situação me deixava muito cansado físico e mental, ganhando pouco, além de uma baixa perspectiva de ascensão social, o que era frustrante.
2° comecei a observar que na minha cidade, apesar de pequena e com poucos recursos, as pessoas eram concurseiras e queriam mudar de vida sendo que alguns já ocupavam cargos públicos. Nesse sentido, fui despertando interesse em saber como funcionava. Conheci a estabilidade do servidor, a escala semanal de trabalho (segunda a sexta), entre outros direitos que eram assegurados para servidores públicos. Então, eu decidi que queria ser concursado quando uma tia foi nomeada como professora do Estado do RN, isso me inspirou e fez abrir os olhos e ter a certeza de que era isso que eu queria.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Elison: Quando decidi começar a estudar para concursos tinha acabado de sair do setor privado, conforme fui passando nos concursos comecei a conciliar trabalho/estudo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Elison: Sempre digo que comecei numa escadinha nesse mundo dos concursos, pois nunca fui um aluno dedicado enquanto estudante da educação básica (o que me arrependo muito):
19° – Gari: Tibau do Sul/RN;
03° – Gari: Caiçara/PB;
05° – Gari: Dona Inês/PB;
02° – Técnico de nível médio: Lagoa Danta/RN;
37° (turma 2) – Soldado do Corpo de Bombeiros Militar/RN;
01° – Professor de Educação Física: SEEC/RN;
11° – Professor de Educação Física: SEE/PB;
Pretendo continuar estudando sim. Sempre temos muito a aprender.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Elison: Eu considero que tinha um certo equilíbrio. Pois, mesmo dedicando aos estudos eu sempre procurava formas de estar presente com a família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Elison: Bom, alguns entendiam, outros nem tanto. Alguns familiares não acreditavam que o estudo podia mudar a vida de quem vinha de uma situação mais humilde, para eles esse tipo de coisa era para pessoas mais “influentes” na cidade. Porém, parentes mais próximos acreditavam no meu potencial e assim persisti nos estudos, mesmo com as dificuldades que apareciam.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Elison: Desde que comecei a estudar para concursos procurei sempre manter um ritmo de estudos. Entretanto, nesse concurso de professor do RN a situação estava difícil, pois eu estava em meio a um estágio de formação militar. O tempo era escasso para um concurso tão complicado.
No início eu pensei em fazer o concurso e empenhar todo esforço em ser aprovado para quem sabe um dia ser convocado – pois há histórico nesses concursos estaduais de convocarem além das vagas – posteriormente. Depois, tive que encontrar uma forma de estudar com o pouco do tempo que tinha livre. Nesse período de minha formação militar a escala era 24×24, então eu tinha um dia livre para descansar. Porém, eu tirava o dia para estudar e no dia que estava de serviço (isso quando tinha um tempo livre) continuava a estudar. Optei pelo método de resolver questões, pois, como não tinha muito tempo livre para ver as aulas decidi estudar na maioria do tempo por questões.
Assim, comecei resolvendo cerca de 200 questões por dia e fazia leitura de assuntos relacionados à Educação Física, além de aulões no Youtube. Mas meu principal foco foram as questões. No pós-prova fiquei muito feliz com o resultado, eu não imaginava acertar a quantidade de questões que tinha acertado. Acabei ficando em 2° lugar na regional de ensino que tinha escolhido. Depois disso saiu o resultado da prova discursiva e, para minha surpresa, fui para o 1° lugar na regional. Após os títulos permaneci no 1° na regional. Para quem almejava ficar aprovado, estar em 1° lugar foi motivo de muito orgulho. Mas o melhor ainda viria, ao olhar o resultado geral (por disciplina) acabei ficando em 1° lugar em Educação Física no Estado, isso foi além do que eu imaginava, dada minha situação naquele momento, foi muito superação.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Elison: Para esse concurso vi alguns PDFs Demo disponíveis no site do Estratégia, bem como lives no Youtube com os professores Jonathan Roitman e Leandro Thomazini e também questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Elison: Conheci pesquisando material para concurso na internet e também no Youtube.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Elison: Percebi sim, uma diferença. Principalmente na parte da objetividade dos PDFs, material sucinto e direto na mensagem que quer passar.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Elison: Normalmente, eu estudava entre 4 e 5 horas líquidas, porém para esse concurso não pude deixar um tempo fixo para ele. Foi preciso aproveitar cada momento disponível, a cada intervalo, a cada folga, qualquer minuto era importante.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Elison: Eu respondia questões, depois revisava as questões erradas identificando o que errei e estudava em cima desse erro de forma mais contundente.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Elison: Muito importante! Pois você consegue compreender a forma como a banca aborda os conteúdos. Foram em torno de 2 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Elison: Estava com dificuldade em português, principalmente em interpretação de textos, mesmo assim achei melhor focar na parte específica.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Elison: Foram diversas Revisões de Véspera e intensivo de questões, vendo e revendo.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Elison: A leitura ajudou muito. Principalmente de temas relacionados ao cargo, nesse caso a Educação Física Escolar. Nessa prova percebi uma tendência crescente de questões para um tema específico da Educação Física e esse tema acabou sendo uma das questões discursivas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Elison: Erro: ver poucas questões no início da preparação, tendo em vista o pouco tempo disponível. Acerto: corrigir rapidamente.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Elison: Nunca pensei em desistir! Quando cansava, pensava no meu pequeno e o quanto ele acredita em mim.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Elison: Inicie! Suporte o processo! Seja resiliente! Desistir não é opção, persista! A sua hora vai chegar, não olhe para o outro, cada um tem um tempo e realidades diferentes. Nem todo mundo tem as mesmas oportunidades, portanto a vida exige muito mais esforço para quem vem de baixo.