Aprovado em 1° lugar no concurso Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul (ES) para o cargo de Farmacêutico
Concursos Públicos
“Mentalize o que você pode conquistar com uma aprovação e reflita se isso é realmente o que você quer. Se for, trace um plano de vida, estude com dedicação e de forma progressiva, respeitando o seu tempo de maturação […]”
Confira a nossa entrevista com Rodrigo Menequini Motta, aprovado em 1° lugar no concurso Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul (ES) para o cargo de Farmacêutico:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Rodrigo Menequini Motta: Eu sou Rodrigo Menequini Motta, tenho 46 anos, nasci em Mimoso do Sul, mas, atualmente, eu moro na cidade da Serra, que faz parte da Grande Vitória, no Espírito Santo. Sou formado em Farmácia e, mais recentemente, em Arquivologia, curso que fiz com o objetivo de ampliar as minhas oportunidades na Área Administrativa dos concursos públicos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Rodrigo: A busca por uma remuneração justa, plano de carreira, estabilidade e reconhecimento pelo trabalho prestado.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Rodrigo: Sim, sempre trabalhei e estudei. Não é fácil. A aprovação em concurso é uma estratégia de médio ou longo prazo. No meu caso, não tive pressa: estudei no tempo disponível, consciente de que o processo levaria anos. Ao longo do caminho, sempre fiz provas como forma de treinamento, tanto para trabalhar o lado emocional quanto para entender o perfil das bancas, identificar as minhas dificuldades e reconhecer os conteúdos em que já tinha um bom desempenho.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Rodrigo: Estudo há muitos anos, mas entre paradas e voltas ao estudo, eu voltei com foco mesmo em 2019. De lá para cá, fui aprovado em alguns concursos aqui no estado, grande parte eram concursos que fazia para treinamento, alguns fui convocado em outros não. Dos quais fui aprovado e convocado, resolvi finalmente tomar posse como Farmacêutico na PM Serra ES. Ainda aguardo novas convocações dos concursos do CRF e CRM para analisá-las.
PM Itapemirim ES – Farmacêutico – 6º Lugar;
PM João Neiva ES – Farmacêutico – 2º Lugar;
PM Aracruz ES – Farmacêutico – 6º Lugar;
PM Vitória ES – Farmacêutico – 49º Lugar;
PM Domingos Martins ES – Farmacêutico – 11º Lugar;
Fundação Estadual Inova Capixaba – Farmacêutico – 1º Lugar;
PM Serra ES – Farmacêutico – 5º Lugar;
PM Serra ES – Arquivologia – 1º Lugar;
CRF ES – Farmacêutico – 8º Lugar (ampla) e 1º Lugar (pardo);
CRM ES – Arquivologia – 8º Lugar (ampla) e 3º Lugar (pardo);
PM Mimoso do Sul ES – Farmacêutico – 1º Lugar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Rodrigo: Procurei manter uma vida social dentro do possível. Não deixei de fazer atividades sociais, mas reduzi a frequência e a intensidade. Gosto de estudar e o meu foco principal sempre foi esse.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Rodrigo: Sim. Sempre tive o apoio dos meus pais, da minha esposa e de amigos próximos. Compartilhar os bons resultados com eles, quando começam a aparecer, é muito gratificante.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Rodrigo: Mantive um fluxo contínuo de estudos. A partir de 2024, os resultados mais expressivos começaram a aparecer, o que me mostrou que eu estava no caminho certo e ajudou muito na manutenção da disciplina.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Rodrigo: Tenho preferência por videoaulas e PDFs, pois considero materiais mais diretos ao ponto. Eles costumam abordar os assuntos mais relevantes e atualizados, além de refletirem bem a forma como cada banca cobra os conteúdos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Rodrigo: Comecei a estudar para concursos por volta de 2005 e, pouco tempo depois, já ouvi falar do Estratégia. Não demorou muito para começar a adquirir alguns materiais. Nos últimos anos, tornei-me assinante e, somando a minha experiência ao material completo do Estratégia, percebo uma evolução constante nos resultados.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Rodrigo: Sim. Utilizei outros materiais, mas achava o conteúdo muito resumido e sentia falta de uma abordagem mais completa. Muitas vezes, caíam questões nas provas que não estavam contempladas nos materiais, o que me levou a migrar para o Estratégia.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Rodrigo: Sim, isso ocorreu no início da minha trajetória. Não obtive resultados relevantes, até porque, ainda me faltavam experiência e vivência em concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Rodrigo: Sim. Logo percebi uma diferença significativa na qualidade e na completude dos materiais, na organização da plataforma e na didática dos professores. Muitos deles já foram concurseiros, falam a mesma “linguagem” de quem estuda para concurso, o que faz muita diferença.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Rodrigo: Gosto de estudar uma matéria por mais tempo para manter a continuidade e, depois, passar para outra. Não estipulo um número fixo de horas diárias; priorizo a qualidade do estudo dentro do tempo previamente planejado. Procuro estar bem para estudar — descansado, sem sono e sem estresse — pois não adianta estudar muitas horas sem concentração.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Rodrigo: Alguns dias antes da prova, faço uma releitura dos principais tópicos, utilizando anotações em caderno, videoaulas previamente marcadas como importantes e trechos destacados nos PDFs.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra
Rodrigo: A resolução de exercícios é fundamental para consolidar o conhecimento e entender o estilo das bancas. Nem sempre é fácil encontrar tempo para isso, por isso, eu gosto bastante das videoaulas que já incluem questões comentadas, o que ajuda muito.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Rodrigo: No início, eu estudava mais matérias específicas, por afinidade ou maior domínio, o que traz uma sensação de conforto. Com o tempo, percebi a importância das disciplinas básicas e foi aí que consegui melhorar o meu desempenho e identificar os pontos que faltavam. Hoje, eu não tenho preferência: estudo todas as matérias com a mesma dedicação.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Rodrigo: Para essa prova, fiz uma revisão mais rápida, pois estava hospedado na casa dos meus pais, no interior e não tive muito tempo para focar nos estudos. Aproveitei esse período também para relaxar um pouco.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Rodrigo: O maior erro foi não focar e não levar os estudos a sério desde o início, o que faz perder tempo com um estudo mais superficial. O maior acerto foi, depois, focar de verdade e investir no melhor material possível para o concurso pretendido.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Rodrigo: No meu meio, o concurso público é visto como uma oportunidade de uma vida melhor e mais valorizada. Por isso, nunca pensei seriamente em desistir. Claro que há momentos de desânimo, mas sempre procurei superar e seguir em frente. Hoje, vejo que valeu a pena, mas naquela época, foi pura determinação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Rodrigo: Mentalize o que você pode conquistar com uma aprovação e reflita se isso é realmente o que você quer. Se for, trace um plano de vida, estude com dedicação e de forma progressiva, respeitando o seu tempo de maturação. Vai demorar, mas, aos poucos, você se sentirá mais preparado. Alguns caminhos vão se fechar e outros vão se abrir.
Passei por todas as fases do estudo: desde ir amedrontado para uma prova até fazer uma prova almejando o primeiro lugar.
Hoje, posso dizer que gosto de estudar. Não estudo por obrigação.