Aprovado em 1° lugar no concurso Prefeitura de Olinda para o cargo de Assistente de Procuradoria
Concursos Públicos
“Para aqueles que estão iniciando nos estudos para concurso eu aconselho a definir uma área de estudos e estudar para ela, sem perder o foco. Além disso, é importante focar no processo […]”
Confira nossa entrevista com Luciano Santana de Melo Filho, aprovado em 1° lugar no concurso Prefeitura de Olinda para o cargo de Assistente de Procuradoria:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Luciano Santana de Melo Filho: Sou de Abreu e Lima, Pernambuco. Tenho 26 anos e sou formado em Direito.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Luciano: Meu pai é concursado e me incentivou a estudar para concurso desde meu último ano do ensino médio. Comecei a estudar para o TJ de Pernambuco, mas ainda não tinha experiência e nem muito foco, então passei alguns anos acumulando reprovações.
Após terminar a faculdade, senti crescer o desejo de ser servidor público da área jurídica, então foi a partir daí que comecei a focar e a me dedicar completamente aos estudos para concursos.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Luciano: Meu pai comprou a Assinatura Vitalícia para mim em 2019, e desde então eu comecei a usar o Estratégia para os estudos.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Luciano: No pós edital eu estudava cerca de seis horas líquidas por dia, sendo oito matérias por vez na semana, quatro matérias em um dia, quatro em outro dia, e dois dias resolvendo questões. Em cada matéria, estudava 90 minutos, sendo 60 minutos estudando a teoria e 30 minutos respondendo questões.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Luciano: Não, somente estudava.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Luciano: Costumo utilizar bastante os PDFs do estratégia. Acho que com o conteúdo em PDF eu consigo estudar os conteúdos em menos tempo, sendo mais fácil de bater o edital, além de ser um conteúdo muito completo, sendo efetivo para fazer os mais variados concursos. Já as video-aulas são mais fáceis de reter o conteúdo, porém gasta muito tempo para finalizar todos os materiais, então uso apenas quando sinto dificuldade em entender algum conteúdo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Luciano: Para esse concurso especificamente eu estudei durante quatro meses, porém eu já estava aquecido porque vinha estudando durante os anos para outros concursos, naquele início de ano eu tinha sido reprovado no banco do nordeste e decidi mudar minha área de estudo pra área de tribunais, ai no meio do ano, quando saiu o edital de Olinda, vi a oportunidade de prestar essa prova e fui recompensado por essa decisão.
O que me faz manter a disciplina é ter uma rotina planejada de estudos diários, depois de repetir a mesma rotina por muito tempo, torna-se um hábito, e assim é mais fácil de se manter estudando.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Luciano: Tive mais dificuldade com processo civil e legislação municipal. Na primeira melhorei bastante por fazer leituras atentas da letra da lei com maior frequência. Já na segunda matéria, precisei colocar mais tempo para revisar a matéria pois tem muitos detalhes específicos e poucas questões para resolver.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Luciano: Na reta final eu foquei principalmente nas revisões, pelo material e pelas questões. Nas matérias que eu tinha mais afinidade, eu fazia revisão pelos artigos da lei, uma boa leitura atenta já ativou minha memória de curto prazo, o que ajudou na prova. Mas quanto mais se aproximava da prova, as revisões se tornaram principalmente das matérias que eu tinha maior dificuldade, fortalecendo meus pontos fracos. Já no dia pré-prova fiz a revisão de véspera da maioria dos assuntos a partir dos materiais que fui construindo ao longo do tempo.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Luciano: Sou solteiro e sem filhos. Como meu pai também é concursado, tanto minha família quanto meus amigos sempre me apoiaram desde o início, me dando forças e me incentivando a continuar estudando.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Luciano: É uma grande honra! Fiquei muito surpreso ao receber o convite, mal pude acreditar que eu tinha sido convidado para esse grandioso evento. Ser convidado para esse baile é como uma forma de reconhecimento por todo o esforço, e isso é muito gratificante.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Luciano: Eu nunca tinha ouvido falar desse baile, então foi realmente uma surpresa quando fui convidado. Nunca imaginei participar de um evento como esse do Estratégia e me sinto honrado de poder fazer parte desse momento de comemoração ao lado dos fenomenais professores que fizeram parte da minha jornada.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Luciano: Durante meus anos de estudo pra concurso, meu principal erro era estudar para todo edital que abria, não tendo muito foco em nenhuma área, além de ter muito foco no resultado, o que torna a jornada bastante frustrante quando os resultado não chegam. Meus acertos foram mais recentes, quando defini uma área para estudar e segui firme só fazendo concursos da área de direito. Além disso, comecei a focar no processo, não me importando tanto com o resultado, o que me ajudou a perceber minha evolução e a não desanimar após resultados ruins.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Luciano: Minha jornada para concursos foi longa, então tive momentos bons e ruins. Já teve tempo em que parei de estudar por vários meses após resultados ruins, fui desanimando pois não via evolução. Só depois de alguns anos de maturidade nos concursos que percebi que o processo é a parte mais importante da jornada e, desde que entendi isso, consegui manter o foco e a disciplina mesmo nos dias que não tinha tanta motivação para estudar. Percebo que a motivação foi o que me levou a começar a estudar, mas o que me manteve estudando foi a disciplina de sempre manter a rotina, construindo o hábito diário de estudar. Para minha versão de 5 anos atrás, eu apenas diria: seja forte, tudo vai valer a pena.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Luciano: Para aqueles que estão iniciando nos estudos para concurso eu aconselho a definir uma área de estudos e estudar para ela, sem perder o foco. Além disso, é importante focar no processo, aprender a aproveitar a jornada de estudos diária, pois ninguém é aprovado do dia para a noite. Estudar para concurso é uma jornada longa, não podemos ter pressa, pois a ansiedade de passar rápido em um concurso acaba atrapalhando e gerando frustrações a cada resultado negativo. Faça uma rotina de estudos que consiga seguir sem se sentir exausto mentalmente e siga essa rotina com disciplina e inteligência até a aprovação. O caminho pode ser longo e difícil, mas depois da aprovação, tudo vale a pena, então nunca desista!