Aprovado em 1° lugar no concurso PIAUÍPREV: Daniel Barbosa
Concursos Públicos
“O segredo é ser paciente, não desistir e ter constância. Ser paciente para esperar a aprovação, não desistir quando vier a reprovação e ter constância no estudo.”
Confira nossa entrevista com Daniel da Silva Barbosa, aprovado em 1° lugar no concurso PIAUÍPREV para o cargo de Analista Previdenciário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Daniel da Silva Barbosa: Meu nome é Daniel Barbosa, tenho 40 anos. Sou formado em Letras e Administração Pública e sou de uma cidade do interior do Piauí chamada Luzilândia. Fui aprovado em 1º lugar para o cargo de Analista Previdenciário da Piaui Prev.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Daniel: Meu primeiro concurso foi em 2004. Desde então fiz alguns concursos e obtive algumas aprovações. Acho que o serviço público proporciona uma segurança maior em relação ao serviço privado e, foi em razão disso, que decidi começar a prestar concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Daniel: Sou servidor do INSS e para a Piauí Prev tive que conciliar trabalho e estudo. Trabalhava pela manhã e parte da tarde. O estudo era após o trabalho, a partir das 16h e entrava pela noite. Costumava tirar um dia de folga dos estudos a cada 15 dias. Nesse dia, deixava todos os PDFs e de lado rs.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Daniel: Já tive algumas aprovações:
- 2 concursos municipais em 1° lugar para o cargo de analista administrativo – São Bernardo – MA (2005) e Madeiro – PI (2007);
- 1 concurso estaduais para professor de língua portuguesa – 1º lugar no Estado do Maranhão – 2009;
- 2 concursos municipais para professor de língua portuguesa – 1º lugar em Santa Quitéria – MA (2012) e 3º lugar em Joca Marques – PI (2012);
- 1 concurso federal – 3º lugar INSS (2012)
Esses são os que fui nomeado, no entanto não cheguei a assumir todos.
Além desses também fiquei em alguns cadastros de reserva: (TRE-MA – técnico judiciário -, TRE-PI – técnico judiciário – , TJ-PI – analista judiciário -, TRF1 – analista judiciário – e CNU – auditor fiscal do trabalho).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Daniel: Durante os estudos, a vida social fica um pouco de lado, principalmente pelo fato de ter que estudar a noite. Sair com os amigos era mais difícil. Costumava sair ao menos uma vez por semana com a família. Mas era coisa rápida. Um jantar, uma volta rápida na praia e já retornava.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Daniel: Sim. Minha esposa entende que o estudo é uma busca por uma vida melhor para nós e nossos 2 filhos e me apoia. Meus amigos mais próximos também entendem isso.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Daniel: Quando soube da autorização para o concurso da Piauí Prev, eu já estava estudando para o CNU. Mas decidi que, mesmo sendo áreas bem diferentes iria fazer esse concurso, principalmente devido às similaridades com o trabalho que já exerço no INSS.
Daí, continuei com os estudos para o CNU, mas conciliando com disciplinas que eu considerava mais difíceis ou que ainda não havia estudado.
Ao todo, estudei cerca de 06 meses para a Piauí Prev.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Daniel: A principal ferramenta que utilizei foi o PDF completo. Acho o melhor material para concurso porque, apesar de às vezes ser extenso, ele tem praticamente tudo o que se precisa saber para a prova. Eu estudava teoria e resolvia as questões do material.
Em algumas disciplinas, como contabilidade, atuária e economia, sempre que ficava com dúvidas, eu via as videoaulas que também são muito esclarecedoras.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Daniel: Conheci o Estratégia em 2018 através de um amigo que estava estudando para a PC-PA. Gostei muito do material e fiz a assinatura. Por sinal, esse amigo foi aprovado para escrivão na Polícia Civil do Pará.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Daniel: Sim. Para mim, o material do Estratégia é o melhor do mercado. Dá para perceber que é feito sob medida para o concurseiro que deseja se preparar em alto nível.
Em minha preparação para a Piauí Prev usei o PDF, videoaulas e o Sistema de Questões. Cheguei a responder mais de 10 mil questões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Daniel: Estudava cerca de 3 a 4 horas diárias. Utilizei o site de questões para verificar os assuntos mais cobrados pela banca do concurso (FCC) e dei um pelo maior ao estudo desses assuntos. Fazia um ciclo semanal de 05 matérias por semana, estudando 1 por dia e deixando 02 dias para revisões.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Daniel: Não cheguei a fazer simulados. Sempre revisava com algumas anotações que fazia e com a resolução de questões sobre o tema estudado.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Daniel: Fazer questões ajuda o candidato a entender a forma como a banca cobra os assuntos e os temas mais cobrados. A depender da banca, a forma de estudar pode mudar significativamente e a resolução de questões de concursos através do sistema de questões ajuda muito nesse aspecto.
Juntando as questões do material e do site de questões, cheguei a responder mais de 10 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Daniel: Contabilidade, Economia e Ciências Atuariais. Mesmo com dificuldade, consegui um bom desempenho na prova graças às videoaulas do Estratégia. Aqui vai um agradecimento especial ao professor Sílvio Sande, cujas aulas me ajudaram muito.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Daniel: Na semana da prova eu apenas resolvi questões da banca FCC. Cheguei estudar até à noite antes da prova. Lembro até da última questão que resolvi naquela noite. Era sobre Código de Defesa do Consumidor. E na prova veio uma questão muito parecida com a que tinha respondido horas antes.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Daniel: A discursiva foi um estudo de caso. Me preparei resolvendo provas discursivas de concursos anteriores e corrigindo com base no espelho de correção. Também vi alguns vídeos sobre provas discursivas da FCC. Ao final da prova, sabia que tinha ido bem na prova objetiva, mas fiquei em dúvida quanto à discursiva.
Quando saiu o resultado, graças a Deus, fiquei em segundo na prova discursiva e primeiro classificado geral.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Daniel: O principal acerto foi ter escolhido o material certo para estudar. O Estratégia foi muito importante nessa conquista.
Quanto aos erros, considero que o principal foi tentar conciliar dois concursos tão distintos quanto o CNU e a Piauí Prev.
Mas, ao final deu tudo certo!
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Daniel: Desistir, não. Mas muitas vezes batia uma desmotivação e um cansaço mental grande. Nessas horas, deixava o material de lado e ia jogar bola com meus filhos. São minha motivação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Daniel: O segredo é ser paciente, não desistir e ter constância. Ser paciente para esperar a aprovação, não desistir quando vier a reprovação e ter constância no estudo.