Aprovado em 1° lugar no concurso CRM-RR para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação
Concursos Públicos“Digo que não existe nada perfeito nem estratégia milagrosa nem IA que vai acelerar nada na sua vida. O que eu posso dizer é que viva o processo e aceite os erros e o valor da dor no dia a dia […]”
Confira nossa entrevista com Saymon Martins Lima, aprovado em 1° lugar no concurso CRM-RR para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Saymon Martins Lima: Helloww moçaada, me chamo Saymon e falo de Boa Vista Roraima, tenho 33 anos (completo 34 dia 13/02/26, mandem presentes ou o velho e bom PIX hahahaha). Sou formado em Defesa Cibernética pelo Senac Santo Amaro (a quem eu agradeço enormemente como um grande parceiro nessa etapa de formação) e pós-graduando em Auditoria em Tecnologia da Informação, Data Protection Officer, MBA em Segurança da Informação e Privacidade de Dados e MBA Executivo em Governança, Risco e Compliance – GRC pela Unyleya e também gostaria de agradecer ao coordenador dos cursos de Defesa e Segurança Cibernética e Segurança da Informação o senhor Evandro Carlos Teruel também do Senac Santo Amaro por toda a sua colaboração e conselhos profissionais, agradeço também ao Comandante Borge da Marinha do Brasil por grandes ensinamentos e compartilhar comigo toda a sua experiencia e sabedora do campo de batalha e em guerra cibernética e agradecer também ao grande mestre da ADINT SCOOL Robson Silva, altamente especializado em Cyber Threat Intelligence (palestrante em diversas conferências hacker pelo Brasil e mundo afora) e agradecer a minha família pelo apoio de sempre em especial minha mãe a senhora Ana Luiza (quase 25 anos de serviço prestados ao SUS, sendo servidora efetiva na saúde municipal e estadual aqui em Roraima) e meu pai infelizmente já falecido o senhor José Pereira (ex-garimpeiro e pedreiro e por mais de 20 anos taxista na cidade, transportando sonhos e esperança de diversos clientes que sentem a sua falta assim tanto quanto eu e mãe e irmã) e um salve especial para a grande patroa Georgia Ferko, professora Doutora em Administração da Universidade Federal de Roraima e que já construiu inúmeras trajetórias de sucesso ao longo da sua caminhada e eu gostaria de incluir uma tonelada mais de agradecimentos mas para otimizarmos a sua vida e a sua leitura encerro por aqui e dedico essa entrevista a minha família (eles são minha vida e uma sociedade que não tem a família como base estruturante é totalmente fracassada).
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Saymon: Tudo começou em 2011 (eu ainda estava na Universidade Federal de Roraima cursando Relações Internacionais, sendo inclusive o primeiro da família aprovado em vestibular de uma Universidade Pública e sempre fui estudante de Escola Pública com boas notas e nunca fui reprovado. Nesse tempo minha avó Corina Martins, ainda estava viva conosco e tínhamos também a ajuda dela com parte da sua aposentadoria para ajudar a mim e minha irmã Coryne martins), conheci o Estratégia ainda pelo canal do Youtube, mas era bem iniciante mesmo, os professores à época não contavam com tantos recursos tecnológicos ao ensino e as aulas eram bem bem diferentes dos dias atuais (o engraçado era a forma como os professores transmitiam o conhecimento bem mesmo no primitivo haha) e por meio disso eu me motivei em minha mãe, servidora efetiva na saúde municipal e estadual aqui em Roraima e vi que o concurso realmente muda vidas completamente e por meio dele eu poderia ter dignidade diferente de um trabalhador CLT que acaba sofrendo muito, infelizmente. E claro que tive aulas com os professores mais renomados do Estratégia, e por meio disso eu comecei ainda meio que engatinhando, mas comecei. Meu pai era ex-garimeiro e tinha se tornado pedreiro no inicio, mas ele abandonou o oficio e se tornou taxista para também colocar renda dentro de casa, mas a praça estava ficando fraca e ele decidiu retornar ao garimpo na guiana inglesa para pegar um ouro pra pagar a prestação do carro e conseguiu. Voltou pra casa depois de um tempo carregado de doenças e males que somente o garimpo tem e, desde aí, ele parou de ir e esse também foi um dos motivos pelos quais eu decidi estudar para concursos. Ele me incentivou bastante e me levava para as provas (eu era o copiloto dele) se não fosse por eles eu não estaria aqui.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Saymon: Como mencionei anteriormente, eu conheci o Estratégia por meio de aulas gratuitas no canal do YouTube e a partir daí eu pensei que concurso poderia ser a minha vida (ou jornada) e eu decidi ser um Coruja porque vi que o Estratégia seria (e é hoje) uma referência em aprovações e no universo dos concursos. Fora que ele tem o melhor ecossistema de materiais, professores e profissionais à disposição do mercado e isso pesou na minha decisão.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Saymon: Eu desenhei uma arquitetura bem clara da vitória e diariamente eu executava (horários, cronogramas fechados e adaptativos caso algo ocorresse) e claro metas para tudo (questões, revisões constantes e descanso também). Eu estudava geralmente entre 3 a 4 horas líquidas durante a semana e fim de semana eram mais 4 horas líquidas, o restante do dia eu executava os processos diários (trabalhar, ajudar em casa e etc). Eu estudava 3 disciplinas por dia, todos os dias, constantemente sem pestanejar e sempre rodando o ciclo de estudos com foco sempre na retenção do saber e na aplicação. Não existe milagre.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Saymon: Trabalho e estudo sempre, nunca fugi da raia. Eu chegava em casa às 18 horas, tomava aquela ducha e comia algo, e depois partia para estudar até às 22:30 de segunda a sexta. De novo, não existe milagre, você que constrói ele não o contrário. Sorte é para fracassados e perdedores. Eu estudava enquanto fazia faculdade (quarto semestre do curso e fui aprovado justamente neste período). Eu estudava para concursos e faculdade e trabalhava ao mesmo tempo e ainda palestrava sobre concursos para os alunos do Senac Santo Amaro mostrando a eles as oportunidades para concursos e profissionais de TI no Brasil (galho fraco como sempre).
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Saymon: Eu empreguei os famosos PDFs (verdadeira bíblia do saber concurseiro hahaha) e claro que vídeos para complementar e fechar lacunas além de resumos e mapas mentais sem jamais se esquecer dos flashcards que foram decisivos para a absorção de conhecimento e saberes. Eu sempre executo uma preparação multimodal para não perder nada e nenhum detalhe ou ponto crucia. É importante destacar também os cursos de discursivas que o Estratégia tem e que auxiliam demais na preparação para a escrita assertiva e projetada para o sucesso e para a boa transmissão do conteúdo e conhecimento ao examinador, para que tenhamos uma excelente nota e sejamos aprovados. Eu, por exemplo, fiz mais de 20 textos discursivos técnicos ao longo da preparação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Saymon: Eu estudei para este concurso por quase 6 meses constantemente e claro que o que me motivou e motiva é a esperança de dias melhores e de poder proporcionar a minha família uma nova vida.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Saymon: A maior dificuldade realmente foi com raciocínio lógico-matemático, apenas isso, mas no geral tudo bem. Eu assisti mais aulas e busquei auxílio de colegas que entendem melhor essa disciplina e a partir daí eu pude entender que a coisa é mais simples que parecia ser.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Saymon: A reta final sempre é fogo não tem pra onde correr. Eu mantive a constância nos estudos e não busquei alternativas mirabolantes apenas nos últimos 15 dias. Fiz um sprint final com pelo menos 1 hora adicional ao tempo já estabelecido pra mim e claro que tirei férias do trabalho, pra poder ter esse tempo a mais. Além disso, sempre coloco atividade física na jornada, pois sem ela é impossível estudar com tranquilidade e reter o conhecimento, também foquei na qualidade do sono e hidratação. Eu em reta final sempre costumo fazer a preparação em 720 graus e multimodal, mas com cautela para não haver o esgotamento mental (sempre emprego mais resumos, flashcards e mapas mentais e rodadas de questões além dos próprios simulados que o Estratégia disponibiliza para simular a aplicação de prova). Vídeos somente se for muito necessário mesmo. Vejo sempre as transmissões dos professores pra acompanhar também a visão deles sobre o conteúdo e as bancas e as dicas finais, claro, na Revisão de Véspera (não perco uma).
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Saymon: A discursiva é uma etapa fundamental para mim e muitos negligenciam por descaso, descuido, medo de escrever e etc. Razões não faltam para tal, mas eu sempre escrevia pelo menos 2 discursivas técnicas por semana para sempre manter a caneta preta aquecida e pronta para o que der e vier. Geralmente eu consumia 3 horas por semana para essa etapa, e quando o concurso chegou eu fui bem, como sempre. Quem negligencia a discursiva, atrasa a aprovação e a vida, por tabela, então esquece.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Saymon: Sou solteiro e sem filhos e não tenho amigos. A família no começo gostava de cobrar resultados mas depois que entenderam o processo pararam de cobrar e exigir tanto, mas ainda sim existe isso (normal existir isso até por que eles querem ver resultados imediatos tão quanto nós concurseiros). Mas faz parte do processo essa questão pois aquele que não é cobrado e exigido não é digno da vitória e do sucesso.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Saymon: Olha, sinceramente eu não estou acreditando e pensei que fosse um phishing avançado orquestrado por IA (uma das modalidades de tentativas de ataque cibernético mais latentes no Brasil), mas era verdade e eu não consigo conceber tamanha honraria, espero estar a altura desse evento. A sensação é de alegria, felicidade, sucesso, orgulho, merecimento, vigor, força, poder e muito requinte e luxo, claro. Certamente será um evento maravilhoso e que tenho grandes expectativas para tal. Quero desde já agradecer a toda equipe de jornalismo e a produção do Estratégia pela organização do evento e por terem se lembrado deste lagarto do lavrado roraimense que aqui vos fala e que certamente vai tirar foto com o ilustríssimo Thiaguinho e com todos que estiverem por lá. Somente os vitoriosos têm o direito e a moral de escrever a história e, claro que junto com o Estratégia isso é possível, valeu Coruja por me lembrar que vocês não esquecem os seus e valorizam pessoas de todos os cantos desse Brasil sem porteira.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Saymon: Sim e não. Não acompanho muito o instagram por conta dos estudos, mas quando fui dar uma olhada lá eu vi só coisas positivas em relação a este mega evento e claro que meu sonho era um dia poder participar dele. Nunca imaginei, porque como um lagarto do lavrado roraimense poderia ser notado assim dessa forma, me explica isso?!
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Saymon: Erros mais de 10 toneladas; acertos menos de 1 quilo. No geral eu não ouvia e não aceitava conselhos “positivos” muito bem, mas aprendi que a vida precisa ser vivida e aprendida. Paciência é fundamental, assim como ter fé naquilo que se planta. Regar todo dia. Cuidar para que ervas daninhas não consumam a plantação e claro se conectar com Deus é fundamental, pois não adianta somente fechar a cara para tudo e abraço, isso não existe e nem funciona. Mas mesmo o menos de 1 quilo é fundamental para vencer e aceitar que errar é vital para a mudança e melhora, é isso que nos torna humanos (coisa que a dona IA nunca terá a capacidade de reproduzir isso). Gosto dos erros, pois eles são uma grande fonte de aprendizado e de lição. Vida sem sofrimento e dor não é vida.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Saymon: Claro que sim. Quem não pensa em desistir e jogar tudo pro alto não vive, isso é normal, agora o que não é normal é fazer isso e abandonar tudo por conta de fracassos momentâneos. Isso faz parte, mas mais do que isso, são lições e aprendizados. Eu perdi muito pra chegar até aqui. Perdi inclusive meu pai, mas não me arrependo de nada. Eu diria que iremos passar pelo deserto, a fé será testada e os piores medos serão evocados, mas no final a beleza do Caos não irá nos contaminar e seremos vitoriosos. Persista e evolua, transcenda, faça e seja diferente dos demais, escolha tudo aquilo que eles não querem. Esteja de pé quando a dor lhe consumir por dentro, mas brilhe como um diamante quando um pequeno facho de luz se apegar a você e não largue essa luz pois ela é que irá mostrar o caminho a seguir. Eu acho que seria isso que eu falaria para mim mesmo.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Saymon: Digo que não existe nada perfeito nem estratégia milagrosa nem IA que vai acelerar nada na sua vida. O que eu posso dizer é que viva o processo e aceite os erros e o valor da dor no dia a dia dos estudos, e claro a solidão diária que acompanha esse processo. Cobranças virão, sofrimentos aparecerão, os ditos amigos de hoje poderão se virar contra ti, pois tu não está mais com eles, esposa e filhos (se tiver) também cobrarão sua presença e participação nas decisões e claro que você muitas vezes não estará lá mas lembre-se diariamente o motivo pelo qual você decidiu seguir nesse caminho e jamais se desvie dele pois no fim você será sim vencedor, pois nasceu para vencer e para a glória eterna e para ser sim celebrado e respeitado. Nunca diga que não é capaz e sempre enfrente seus medos e inimigos internos. Seja franco e verdadeiro consigo mesmo. Nunca minta sobre o que quer e deseja para si mesmo e se entregue ao objetivo sempre, faça o que for necessário para vencer. Não abandone seus princípios depois que chegar lá. Viva a verdade não queira ser a verdade. Frases finais: SI VIS PACEM PARA BELLUM, SEMPER PARATUS, SEMPER OCCULTUS, SEMPER FI nunca deixe que ninguém tire sua paz e sua luz, foco força e fé. Sua luta é minha luta, jamais se esqueça disso, estamos juntos e firmes nisso.