Aprovado em 1° lugar no concurso Correios SESMT para o cargo de Engenheiro de Segurança do Trabalho
Concursos Públicos
“Concurso é um jogo de paciência. Comecei e parei diversas vezes, agora, em um momento da vida completamente diferente, que os resultados vieram […]”
Confira a nossa entrevista com Victor Adona Reis Pereira, aprovado em 1° lugar no concurso Correios SESMT para o cargo de Engenheiro de Segurança do Trabalho:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Victor Adona Reis Pereira: Sou o Victor, tenho 31 anos, sou formado em Engenharia Civil e sou natural de Cuiabá-MT.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Victor: Durante a faculdade, eu percebi que mesmo nas matérias difíceis, eu sempre gostei de estudar e soube que poderia utilizar isso a meu favor. Durante a faculdade, eu tive experiências de estágio na iniciativa privada, essas experiências (negativas) me fizeram buscar o estudo para concursos logo depois que me formei, em 2017.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Victor: Quando comecei a estudar para concursos, usei os materiais de Engenharia que tinha na faculdade. Com o tempo, você percebe que precisa de algo mais específico, um material direcionado ao que a banca quer. Quando surgiu uma oportunidade de adquirir o plano completo do Estratégia, eu não pensei duas vezes.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Victor: A minha motivação sempre foi o pós-edital. Para a área que eu estava almejando, eu sabia que a concorrência não era tão grande, eu sabia que, se eu me dedicasse o suficiente, eu teria chances de passar. Estudava no tempo livre, horário de almoço, após o trabalho, durante a esteira, eu assistia videoaulas, quando não estava rendendo muito, usava um aplicativo de memorização. Cheguei, nas duas últimas semanas antes da prova, a 5h líquidas por dia durante a semana e 10h líquidas aos sábados e domingos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Victor: Sou concursado desde 2017. Apenas, recentemente, que eu decidi mudar de carreira. A parte mais importante, é valorizar o trabalho que você tem. Durante as minhas horas de trabalho, eu sempre me dediquei ao meu ofício. Essa separação, foi muito importante e me deu a tranquilidade que eu precisava para estudar nos outros horários.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Victor: PDF e Videoaulas. PDF quando eu tinha mais conhecimento da matéria, lia de maneira objetiva e resolvia questões e videoaula, quando o PDF não fluía ou quando eu não tinha tempo mesmo, deixava o áudio passando pra matéria ser assimilada lentamente.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Victor: Desde que eu decidi estudar cargos de Engenheiro de Segurança do Trabalho, foi aproximadamente um ano. A primeira prova que fiz para EST, foi a da CAIXA, em 2024. Por pouco não fiquei classificado em Brasília. Depois, fiz mais dois concursos nesta área, conseguindo primeiro lugar no concurso nacional dos CORREIOS, para MT, em 2024 e primeiro lugar para o concurso nacional da EBSERH, em 2025, para o HUJM-MT. Como os editais saíram próximos uns aos outros, eu não tive dificuldade em dar continuidade aos estudos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Victor: Legislação específica dos Correios. Foi muito difícil absorver e entender o estatuto, principalmente, sabendo que poderia ser cobrado algo extremamente específico na prova. Eu fiz questão de elaborar uma memorização especial e isso me ajudou bastante, já que não havia tantas questões sobre o tema nas plataformas de questões.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Victor: Questões e manter esse aplicativo de memorização em dia. Eu consegui fechar o edital, então, eu cobri as lacunas com o aplicativo de memorização e fiz muitas questões na semana que antecedeu à prova (1.000, no sábado).
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Victor: Sou casado e tenho duas filhas pequenas, Olívia e Analu. A minha esposa é a minha maior apoiadora e sempre entendeu que a minha aprovação seria o sucesso de toda a nossa família e não uma conquista individual. Devo muito a ela, que fez bastante coisa sozinha nos períodos próximos às provas.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Victor: Sinceramente? Não acreditei quando recebi a mensagem, rsrs. É uma felicidade que não tem explicação. É a materialização de uma conquista, de anos de estudo. É o reconhecimento que dificilmente quem presta concursos recebe e sou grato por ter recebido.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Victor: Ouvi falar, sim, mas sempre achei algo muito distante. Nunca pensei que seria algo concreto até o convite chegar.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Victor: O ACERTO, foi tomar a decisão de que passaria em primeiro lugar no dia que o edital do concurso saiu. Foi não desistir, mesmo com as dificuldades, as necessidades de trabalhar, as filhas pequenas. O ERRO, foi não ter começado/retornado antes. Por ter me casado cedo e ter filhos cedo também, achei que eu estava fora do jogo, já que existem pessoas que têm muito mais tempo. Mas, sinceramente, agora tenho pessoas que dependem de mim e nunca estive tão motivado.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Victor: Sim. Quando as coisas estão difíceis, a gente inevitavelmente, pensa em desistir. Eu falaria para ter calma e confiar no processo, pois a recompensa virá.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Victor: Concurso é um jogo de paciência. Comecei e parei diversas vezes, agora, em um momento da vida completamente diferente, que os resultados vieram. Tenha confiança no processo e erre o suficiente para que, na próxima prova, a única opção possível, seja o acerto.