Aprovado em 1° lugar no concurso CAPEP Santos para o cargo de Advogado
Concursos Públicos
“[…] Acreditem em vocês, saibam que centenas de pessoas possuíam problemas, possivelmente, maiores que os nossos e, mesmo assim, não desistiram, perseveraram nos estudos porque sabiam que era o caminho mais efetivo, apesar de difícil, de alcançar os sonhos […]”
Confira nossa entrevista com Lucas Nowill de Azevedo, aprovado em 1° lugar no concurso CAPEP Santos para o cargo de Advogado:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Lucas Nowill de Azevedo: Meu nome é Lucas, tenho 34 anos e sou formado em Direito, pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Possuo pós-graduação em Direito e Processo Penal, pelo Damásio de Jesus e mestrado na matéria de Garantias Processuais do Cidadão em Juízo, pela Universidade de São Paulo (USP).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Lucas: O que me levou a enveredar pela área dos concursos foi a estabilidade profissional, bem como o anseio em contribuir com o melhoramento da prestação do serviço público por parte da Administração.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Lucas: Durante a jornada dos concursos, eu trabalhava e estudava concomitantemente. Além de acordar de madrugada para estudar, aproveitava o horário noturno e finais de semana/feriados para colocar em dia o estudo. Todo dia “tem que ser dia”, todo intervalo conta para aprimoramento do conhecimento.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Lucas: Já tive a felicidade, muito graças ao Estratégia Concursos, de ser aprovado para o concurso de Escrivão de Polícia do Estado de São Paulo, Corregedor Geral do Município, Advogado do CRN3, Procurador do SAAE Águas de Lindóia e Advogado da Capep Santos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Lucas: Durante a preparação para os concursos, invariavelmente, tive que restringir a minha vida social, abrir mão de convites, datas festivas, aniversários, visando “não ficar para trás”, compensando o tempo perdido durante a semana ou em dias que não estava bem para estudar.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Lucas: Minha família, sabedora de todas as dificuldades do cotidiano, sobretudo em relação a um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, sempre me apoiou na jornada como concurseiro. Mesmo nos diversos concursos em que não obtive êxito, nunca deixaram de acreditar e me incentivar, isso foi e é o diferencial.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Lucas: Eu já tinha uma base de estudos anteriores, sobretudo com o material do Estratégia relacionado à “carreiras jurídicas, tendo estudado por volta de 1 ano para o último concurso. Para manter a disciplina, além de traçar metas de curto a longo prazo no estudo, sempre foquei no objetivo principal que é dar uma melhor condição de vida para minha família, mudar a minha realidade.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Lucas: As principais matérias que foquei são as relacionadas às carreiras de Procuradoria, com ênfase nas ferramentas ligadas à PDFs, resumos escritos à mão e Informativos/Jurisprudências dos principais Tribunais. As vantagens é sempre manter um material altamente atualizado, bem como capacitar a escrita caso, porventura, me depare com questões dissertativas, estando mais seguro para respondê-las.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lucas: Eu conheci o Estratégia há mais de 5 anos atrás, por meio das aulas gratuitas no Youtube, principalmente através da Professora Nelma Fontana, que me fez “pegar gosto” pelo estudo novamente.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Lucas: Estudei direto com o Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Lucas: Senti uma enorme diferença ao estudar com o Estratégia Concursos, desde os mínimos detalhes – que, por vezes, passam despercebidos pelos estudantes – até as maiores ferramentas colocadas à disposição para melhor eficácia no estudo. O Estratégia, além de contar com professores da própria área de estudo ou mesmo do cargo que o estudante almeja, apresenta material altamente didático, atualizado, objetivo e completo, sem deixar faltar nada para a adequada preparação do certame.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Lucas: Meu plano de estudo foi com base no aprendizado de 2 (duas) matérias distintas diárias, com resolução de questões e simulados aos finais de semana, aliado à leitura de Lei Seca e Jurisprudência.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Lucas: Minhas revisões eram escritas à mão, justamente para ativar o cérebro, com marcações em passagens importantes e/ou com índice alto de cobrança em provas similares. O resumo feito ao longo da semana era estudado todo fim de semana, de modo que também fazia uma leitura dinâmica nos anteriores, bem como em questões que havia errado anteriormente.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Lucas: A resolução de exercícios se não for a parte mais importante do estudo, certamente é uma das. Acredito ter realizado mais de 700 questões ao longo do estudo, sem contar a realização de provas anteriores e simulados propostos, sempre revisitando questões que eu não havia acertado por algum motivo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Lucas: A disciplina que eu tinha mais dificuldade era Língua Portuguesa e o que me ajudou a melhorar meu desempenho foi a mudança de estratégia de estudo, tendo deixado de apenas ler PDF’s para buscar explicações por meio de vídeo aula.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Lucas: Na semana anterior à prova, como já tinha completado meu ciclo de estudo, foquei no estudo dos Resumos já realizados, artigos de lei que apresentava maior dificuldade de entendimento, bem como questões de provas anteriores que havia errado.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Lucas: Na era digital em que vivemos, torna-se cada vez mais raro a escrita discursiva. Pelo fato da minha prova ter contado com prova dissertativa, o meu treino neste ponto voltou-se a escrita discursiva do desenvolvimento de respostas esperadas a questões do tema cobrado, mesmo objetivas. Transcrever as respostas utilizando sinônimos também é uma forma muito eficaz de melhorar o vocabulário e aperfeiçoar o tema.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lucas: O meu principal erro, muitas vezes, foi não ter dado a atenção devida à minha saúde física e mental, uma vez que todo tempo livre que tinha era destinado ao estudo. É de extrema importância saber separar um pouco do tempo para atividades físicas, alimentação adequada e até mesmo lazer, com vistas a manter o ânimo e bem-estar, a fim de que o estudo não seja prejudicado posteriormente.
O meu principal acerto foi me apegar à minha fé, além de escutar e ver como agiram os concursados que obtiveram êxito na preparação, pois sempre há dicas válidas e proveitosas para incrementar a árdua preparação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Lucas: Como todo concurseiro, em muitos momentos duvidamos de nossa capacidade, colocando a culpa nos outros ou diversos fatores que nada tem a ver, pensando muitas vezes em desistir e seguir outro caminho.
A minha maior motivação, além de desejar constantemente mudar a realidade de minha família, foi saber que o “estudo nunca é em vão”, que mesmo não logrando êxito em determinado concurso, o que se estudou ficará comigo para sempre, servindo de mais munição e base para certames posteriores, ficando cada vez mais próximo da sonhada aprovação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lucas: Sendo muito sincero, eu aconselharia, inicialmente, a direcionar o estudo para a carreira que realmente almeja e não “ficar atirando para todo lado”, além de ir atrás de um material específico para a mesma, principalmente com empresas sérias e comprometidas em entregar o esperado, como foi com o Estratégia. Também, é importante excluir do cotidiano coisas e pessoas que não agregam para o crescimento no estudo, focar no que tem que ser feito e ser determinado, acreditando que nada é impossível para quem verdadeiramente corre atrás.
Acreditem em vocês, saibam que centenas de pessoas possuíam problemas, possivelmente, maiores que os nossos e, mesmo assim, não desistiram, perseveraram nos estudos porque sabiam que era o caminho mais efetivo, apesar de difícil, de alcançar os sonhos. A restrição de hoje, é a benção de amanhã. Deus não desampara aqueles que buscam a Ele.