Aprovado em 1° lugar no concurso CAGEPA para o cargo de Contador
Concursos Públicos
“[…] Mantenham-se firmes pelas tribulações e estudem, o estudo mudará as suas vidas assim como mudou a minha. Tenham muita disciplina e foco no objetivo.”
Confira nossa entrevista com Gustavo Crespo de Almeida, aprovado em 1° lugar no concurso CAGEPA para o cargo de Contador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Gustavo Crespo de Almeida: Tenho 25 anos, moro em João Pessoa, Paraíba, e sou natural da cidade. Sou formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Gustavo: Diante a falta de valorização financeira no mercado de trabalho, observei que a melhor saída seria estudar e conquistar algo com a meritocracia. Além de querer ter estabilidade financeira para proporcionar uma vida melhor para minha família.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Gustavo: Durante todo período que estudei foi dedicação exclusiva só para os estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Gustavo: Minha primeira aprovação foi a atual (1º Lugar Contador- Cagepa), graças a Deus conquistei uma vaga e passando em primeiro lugar no meu cargo. Pretendo seguir estudando e visando voos maiores.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Gustavo: Durante a preparação, tentei me manter da forma mais equilibrada possível conciliando os estudos com a vida social. Buscava utilizar o final de semana para rever os amigos colocar os assuntos em dia, como também fazer atividades diferentes que me ajudavam a recarregar as energias para as próximas semanas.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Gustavo: Ao longo da caminhada, recebi muito apoio da família e dos amigos mais próximos, o entendimento deles sobre o processo pelo qual passei foi fundamental. O diálogo junto com eles no inicio da preparação foi determinante para que eles me motivassem e entendessem o momento pelo qual passei.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Gustavo: Inicie meus estudos em julho de 2022 com o foco voltado para área fiscal, porém durante os estudos sempre fui fazendo provas para o cargo de contador aqui no meu estado, com o intuito de me manter ativo e com ritmo de prova. Após uma longa preparação para prova do ISS Mossoró, na qual foi a mesma banca do concurso em que fui aprovado, separei duas semanas para aparar as arestas e focar na legislação específica da Cagepa. Foi a primeira vez que tirei o foco por duas semanas da área fiscal. Tomei essa atitude pelo custo benefício, já que não tinha nenhum outro edital de fiscos vigorando e duas semanas julguei um tempo curto. Desde o inicio dos estudos, estudei com muito empenho e disciplina dando meu melhor a cada dia. Pensava dia a dia, o foco era sempre entregar a meta daquele dia e assim fui cumprindo, separei os finais de semana para se planejar, pensar no que eu podia melhorar e recarregar as minhas energias.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Gustavo: Creio que não há uma formula certa, cada disciplina possui sua peculiaridade, na maior parte da preparação utilizei PDF, alguns assuntos que sentia muita dificuldade utilizei as vídeo aulas. As vantagens de estudar por PDF é que consegui passar por todos os pormenores dos assuntos que o professor por vezes não consegue passar na videoaula por conta do tempo, mas confesso que gastei bastante tempo, mas se torna um estudo sólido.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Gustavo: Conheci o estratégia através das redes sociais e pelos vídeos no Youtube.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Gustavo: Notei uma mudança considerável no entendimento dos assuntos, após ingressar no Estratégia. A organização da área do aluno e a forma como os materiais teóricos são feitos foram um diferencial enorme, utilizei algumas vezes os mapas mentais e os resumos para complementar os estudos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Gustavo: Inicialmente recorri a vídeos de planejamento de estudos, adotei a metodologia de estudo por ciclos. Logo no início, comecei estudando 6 matérias e aos poucos fui adicionando outras matérias, na medida em que ia chegando em 60% do assunto das matérias já iniciadas. Em média estudei 30 horas liquidas por semana, chegando em 6h liquidas por dia de segunda a sexta, no pós edital costumava puxar até o final de semana já que era algo temporário.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Gustavo: Desde o início da preparação, produzi meus próprios resumos e buscava sempre atualizar conforme fazia as questões, buscando focar no que realmente era cobrado. Utilizei algumas vezes os mapas mentais do Estratégia para complementar os resumos produzidos por mim. Logo, minhas revisões consistiam em primeiro fazer as questões e depois voltar nos resumos somente nos assuntos que tinha dificuldade.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Gustavo: As questões detêm uma importância relevante dentro da preparação, acredito que dominar a forma como a banca cobra os assuntos nas questões foi fundamental, por meio das questões também foi possível saber os assuntos que tinha mais dificuldade e precisava revisar com mais frequência. Ao longo da preparação desse pós-edital consegui fazer mais de 13 mil questões e com isso ganhar uma experiencia bacana com a banca examinadora do concurso.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Gustavo: Dentre as disciplinas do concurso, Informática foi a que tive mais dificuldade por conta da ampla possibilidade de cobrança dos assuntos, não tinha muita segurança. Resolvi fazer o máximo de questões que podia e suprir as lacunas dos assuntos com resumos próprios e do estratégia. Revisar dias antes da prova foi fundamental para ficar mais seguro para prova.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Gustavo: Ao longo da semana que antecedeu a prova decidi focar na legislação específica do concurso e fazer exercícios pontuais de outras disciplinas, focando no que tinha mais dificuldade de memorização. No dia pré-prova decidi estudar pouquíssimo tempo, afim de passar a maior parte do tempo descansando e ciente de que o trabalho já havia sido feito.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Gustavo: A discursiva sempre foi bem desafiadora para mim. Estudei focado primeiramente na objetiva e faltando um mês para prova comecei a fazer as discursivas oferecidas pelo estratégia, aparei algumas arestas e segui firme até o dia da prova. Vejo que a discursiva envolve muitos fatores e que o foco deve ser em fazer uma boa base teórica e praticar constantemente possíveis temas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Gustavo: Ao longo da minha trajetória cometi muitos erros que só depois de um certo tempo vim perceber, elaboração de resumos muito extensos o que fazia as revisões demorar consideravelmente, alguns resumos tive que refazer com o intuito de diminuí-los, mas sem perder a qualidade. Em relação aos acertos, a disciplina de estudar todos os dias e sempre ser cético quanto a metodologia a qual estudava foram os pontos positivos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Gustavo: Em muitos momentos me peguei reflexivo sobre se deveria continuar vendo a vida passar e dedicando todo meu tempo aos estudos, pensava nas possibilidades de não conseguir, mas ainda bem que me mantive firme e com uma convicção clara de onde quero chegar. Proporcionar uma vida melhor para a minha família e para aqueles que me cercam foi um dos meus combustíveis para vencer o cansaço e a vontade de desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Gustavo: A mensagem que passo para aqueles que estão na luta diária é que um dia a vitória chegará por mais que demore, vocês alcançarão seus objetivos. Mantenham-se firmes pelas tribulações e estudem, o estudo mudará as suas vidas assim como mudou a minha. Tenham muita disciplina e foco no objetivo.