Aprovado em 1° lugar no concurso AFEAM para o cargo de Especialista de Fomento - Desenvolvimento de Sistemas
Concursos Públicos
“Confie em Deus, Ele honra nosso esforço, acredite em você, não desista!! E com certeza acredite no material do Estratégia, ele vai te guiar para a aprovação!!”
Confira nossa entrevista com Rodrigo da Silva Brandão, aprovado em 1° lugar no concurso AFEAM para o cargo de Especialista de Fomento – Desenvolvimento de Sistemas:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Rodrigo da Silva Brandão: Sou Rodrigo Brandão, sou formado em análise e desenvolvimento de sistemas, tenho 32 anos e sou natural de Manaus-AM.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Rodrigo: O que me levou a tomar essa decisão foi o conselho de um colega de curso do Senai, que me falou sobre concurso, quando eu tinha 19 anos. Para mim, esse assunto era um completo mistério, mas ele me explicou sobre as vantagens da estabilidade, bons salários etc. Entretanto, minha família acreditava que concurso era golpe ou jogo de cartas marcadas. De qualquer forma, resolvi acreditar nesse colega (Graças a Deus rsrs) e a partir daí, iniciei meus estudos. Quando fiz a primeira prova, comecei a acreditar que era possível passar (mesmo nem chegando perto de ser aprovado).
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Rodrigo: Sim, eu trabalhava e estudava. Eu trabalhava de segunda a sexta, e aproveitava que minha esposa saia para trabalhar às 4h30 e já levantava junto para estudar, às 8h no caminho do trabalho aproveitava o trajeto de 1h de ônibus para ouvir o Estratégia Cast, principalmente as matérias de direito. Ao voltar do trabalho estudava mais um pouco e nos fins de semana aproveitava para rever alguns assuntos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Rodrigo: Suframa (2013) – Agente Administrativo 21º
SERPRO (2023) – Analista – Especialização: Tecnologia – 320º
AFEAM (2022) – Especialista de Fomento – Desenvolvimento de Sistemas 1º lugar
TJ-RR (2024) – Analista Judiciário – Desenvolvimento de Sistemas – 2º lugar
TRE-AM (2024) – Analista Judiciário – Tecnologia da Informação – 1º lugar
Estou muito feliz no TRE-AM e não pretendo estudar para outro concurso.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Rodrigo: No começo, a preparação foi bem exaustiva, só ia à igreja aos domingos, não saía com amigos, basicamente, eu respirava concurso, então minha vida social era quase nula, eu era o chato que só sabia falar de concursos rsrs.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Rodrigo: Antes dos primeiros resultados, grande parte da minha família não acreditava que isso daria certo, a única que acreditava era minha avó. Quando casei, minha esposa sempre me apoiou e incentivou que eu continuasse estudando para conseguir cargos melhores e esteve no momento mais difícil dessa caminhada.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Rodrigo: Além da experiência acumulada no decorrer dos anos, estudei 4 meses antes para AFEAM e para o TRE-AM foram aproximadamente 6 meses. A disciplina era mantida pela necessidade, era a maior motivação rsrs. É claro que não conseguia estudar todos os dias, seja por desânimo, ou pela correria, mas fazia o melhor que eu podia nas vezes que conseguia sentar e estudar.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Rodrigo: Usei 100% o material do Estratégia, principalmente PDF, uma das coisas que mais gosto é do Bizu Estratégico, me salvou várias vezes quando não tinha tempo de bater todo o conteúdo e para revisar alguns dias antes da prova.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Rodrigo: Conheci pela indicação de um amigo.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Rodrigo: Usei vários materiais antes do Estratégia, mas todos eram rasos, não abordavam o conteúdo todo, não seguia a estrutura do edital, os professores não passavam a confiança e domínio do assunto. No Estratégia senti que o conteúdo era de outro patamar, muito superior!! Professores confiantes, com completo domínio do assunto, PDFs muito bem feitos, meu conhecimento foi para outro nível também.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Rodrigo: Sim, o concurso da SUFRAMA, meu primeiro, mas sinto que a jornada foi muito mais dolorosa do que deveria ter sido se simplesmente tivesse escolhido o material do estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Rodrigo: Minha preparação foi para outro patamar, me senti até mais inteligente (rsrs), pois comecei a ter um domínio melhor do assunto e consequentemente acertar mais questões, já que o assunto era muito bem explicado pelos professores do Estratégia. O PDF versão simplificada me ajudou muito no pós edital e o Bizú Estratégico para revisar alguns dias antes da prova.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Rodrigo: Estudava 4h líquidas por dia. Estudava várias matérias ao mesmo tempo, dividia as matérias em duplas ao longo do período de estudo e estudava 1h30 cada matéria e 1h de bloco de exercício, ficava girando até acabar o conteúdo, quando acabava, ficava somente nas questões referente à matéria.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Rodrigo: Utilizava flashcards e o Bizu Estratégico como forma de revisão.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Rodrigo: É de extrema importância, já que todo o esforço e estudo é direcionado para acertar mais questões no dia da prova, então é essencial treinar a leitura, a atenção e o tempo de resolução, e isso só é possível fazendo bastante questões. Por preparação fazia +-2.000 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Rodrigo: Português sempre foi uma pedra no sapato, não atingi o nível de excelência, mas consegui melhorar o suficiente para passar, fiz isso resolvendo muitas questões, vendo aulas de resolução de questões com a professora Adriana Figueiredo e muita repetição.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Rodrigo: Na semana da prova, puxo o freio de mão, acredito que o que tinha que ser feito, foi feito então até a quinta-feira vejo o Bizu Estratégico das matérias, sexta e sábado nem pego em conteúdo, vou passear com a família, assistir série, relaxar para não chegar cansado no dia da prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Rodrigo: Verificar ao menos como é a estrutura de uma redação, sobre os elementos essenciais que a compõem, ler notícias e ter consciência do que está acontecendo no mundo para ajudar na elaboração do conteúdo.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Rodrigo: Ter escolhido um material ruim é o pior erro, e o melhor foi ter escolhido o Estratégia.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Rodrigo: Praticamente toda semana, quem nunca? (rsrs) mas acreditava que Deus tinha me dado toda capacidade de conseguir, então não podia desperdiçar isso, sempre lembrava de um trecho de uma música: “Basta acreditar que um novo dia vai raiar. Sua hora vai chegar” e seguia em frente.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Rodrigo: Confie em Deus, Ele honra nosso esforço, acredite em você, não desista!! E com certeza acredite no material do Estratégia, ele vai te guiar para a aprovação!!