Aprovado em 7° lugar (cotas) no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) - Bloco 3 para o cargo de Auditor-Fiscal Federal Agropecuário - Medicina Veterinária do MAPA
Concursos Públicos
“Eu sou a prova de que os improváveis também podem conseguir. sou preto, de família pobre, que estudou a vida toda em escola pública, recém formado, que não possuía experiência ou títulos e fazendo o concurso para Auditor-Fiscal Federal pela primeira vez, e mesmo diante de tantos “contras”, fui lá e tive êxito! Logo, você também pode, acredite em si mesmo!“
Confira nossa entrevista com Wellyson Santos de Azevedo, aprovado em 7° lugar (cotas) no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) – Bloco 3 para o cargo de Auditor-Fiscal Federal Agropecuário – Medicina Veterinária do MAPA:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Wellyson Santos de Azevedo: Me chamo Wellyson Santos, sou Médico veterinário, tenho 28 anos e sou de Feira de Santana-BA. Sou preto, estudei a vida toda em escola pública, minha mãe é feirante vendedora de tapioca e meu pai camelô.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Wellyson: A vontade de mudar a minha realidade e realidade das pessoas que amo, uma vez que, sou de família pobre e não possuo grandes recursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Wellyson: Sim, sou Soldado da Polícia Militar da Bahia desde 2018, um cargo intermediário que me permitiu ter uma escala bem confortável, 24h/72h, fazendo com que eu tivesse 3 dias para focar nos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Wellyson: Até o momento apenas dois, Soldado da PM BA em 2017 e agora Auditor Fiscal Federal Agropecuário (AFFA) do MAPA.
Para soldado fui o 53° ampla concorrente de 300 e poucas vagas na região que concorri e para AFFA o 7° lugar de 11 vagas cotas pretos e pardos.
Sim, penso em fazer o concurso para perito da Polícia Federal área 10 Médico Veterinário.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Wellyson: Sempre fui bastante caseiro, porém nos últimos meses eu abdiquei ainda mais de sair. Era apenas a confraternização que eu entendia ser mais importante, como um aniversário de um amigo ou familiar próximo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Wellyson: Graças a Deus sempre tive o apoio da minha mãe, esposa, irmão. Dentro da medida do possível, eles sempre tentavam me ajudar, porém quem estuda para concurso sabe que é uma jornada solo. Por mais que as pessoas tentem ajudar, há missões que só você pode fazer e suportar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Wellyson: Para AFFA eu estudei cerca de um ano, porém de forma mais intensa foi quando saiu o edital do CNU, entre edital e prova foram mais ou menos 6 meses. Como o CNU foi uma novidade que mudou toda a lógica do antigo concurso do MAPA, todo mundo teve que começar do zero. Creio que pra mim foi mais tranquilo, porque eu não tinha muito tempo estudando para forma que era antes do CNU, por isso não fiquei preso a forma que era, abri meu coração para o novo e fui!
Creio que não existe resposta única para essa pergunta, porém para mim o que me ajudou e ajuda a manter a disciplina é a consciência, de que eu sou o principal responsável por fazer algo que eu sonho torna-se realidade e que as pessoas que eu amo, como minha mãe, filho, esposa, precisam de mim e por isso eu não posso fraquejar. Eu devo comprimir minha missão sem por desculpas por qualquer dificuldade, tendo em mente também que existem pessoas que queriam ter a chance que eu estava tendo de estudar e por condições diversas, como talvez a falta de saúde, impedem.
Então se eu sou perfeito e estou com saúde, porque eu vou desistir? Parar? Fraquejar? Não posso!
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Wellyson: Os PDF, pra mim, foram a fonte mais completa. A vantagem é que tem bastante informação, a desvantagem, por vezes, é que eram bem extensos.
Videoaula, pra mim, servia mais como revisão ou para compreender assuntos que não tinham ficado claros no PDF. A desvantagem é que você perde mais tempo e vê uma menor quantidade de conteúdo, além de ser uma atividade mais passiva, logo sua retenção do conteúdo é menor.
Flashcard são ótimos para revisar, pois são concisos. Porém, eu acredito que devem ser produzidos pelo aluno, como eu fazia, assim farão mais sentido na hora da revisão.
Letra de lei é ótimo para gravar, visto que em muitas questões caem a literalidade das leis, contudo é preciso ter certa familiaridade com a letra fria para não se sentir confuso.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Wellyson: Internet.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Wellyson: Mesmo conhecendo o Estratégia e preferindo seus materiais, bebi de outras fontes.
Um é mais voltado aos vídeos, PDFs são muito resumidos e pobres em conteúdos, e a equipe de professores deles acho com currículo inferior ao time do Estratégia. O outro eu gostava muito da quantidade de questões, a forma do filtro deles, a desvantagem é que tinha poucas questões com comentários de professores.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Wellyson: Não, minha fonte principal foi o Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Wellyson: Sempre usei e gostei do Estratégia, como outras ferramentas usava o programa/app Anki para fazer e revisar os flashcards e um site de questões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Wellyson: Duas matérias por vez, montava flashcards, fazia as questões do PDFs e revisava, batia o conteúdo dessas duas matérias e aí passava para outras duas seguintes, tentando manter o mínimo de revisões das matérias anteriores quando mudava paras a novas, mesmo que fosse apenas por questões.
Média de 4h líquidas, porém na reta final, tipo os últimos 3, 4 meses antes da prova, cheguei a estudar 8h, 10h líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Wellyson: Flashcards, videoaulas, questões e letra de lei lida várias vezes. Basicamente, o PDF era meu material base inicial. Depois que batia aquele assunto pelo PDF, dava manutenção nele por esses meios citados no começo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Wellyson: Questões são ótimas para fixar, revisar e treinar, é quando você consegue testar o que aprendeu e se fixou. Resumindo, são indispensáveis.
Estratégia: Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Wellyson: Cerca de 3 mil voltadas ao conteúdo do CNU mesmo, porém não acredito que a quantidade importe tanto, mas sim a qualidade. Você deve sempre ler os comentários das questões, mesmo quando acerta, já que pode ter acertado por sorte, por exemplo, e quando você lê o comentário, você revisa o conteúdo e o fixa mais.
Saber filtrar bem as questões e não sair fazendo questões indiscriminadamente também é fundamental, pois se deve tentar ser pontual sobre aquilo que é mais cobrado e que tem maior probabilidade de aparecer na sua prova.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Wellyson: Disciplinas voltadas a exatas, no caso do CNU no meu bloco, que foi o 3, eram os assuntos voltados a finanças públicas. Bem como os assuntos do eixo 3 e 4, que eram mais voltados a graduação de agronomia, por exemplo, e que eu, como veterinário, tive que ver pela primeira vez.
Estratégia: Como fez para superar?
Wellyson: Fazer! Simples (rsrs), sentar e estudar. A constância resolve muita coisa, na vida tudo que fazemos pela primeira vez mostra-se difícil, mas com o passar do tempo vão se tornando fáceis. Tinha assuntos que não compreendia na primeira vez que lia, daí eu parava naquele dia, mas no outro voltava a insistir e pouco a pouco iam fazendo sentido pra mim. Nesses momentos também buscava diversificar, se tivesse no PDF ia para a videoaula e vice versa.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Wellyson: Eu sou dos que entram no modo caverna (kkkk), eu basicamente trabalhava, comia, dormia bem pouco e estudava, estudava e estudava (kkkk). Cheguei a fazer 12h líquidas em alguns dias.
No dia pré prova e também estudei, mais leve, mas estudei. Me sinto confortável e reduz minha ansiedade fazendo isso. Mas compreendo quem gosta de relaxar no dia anterior.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Wellyson: Teve sim, eu graças a Deus sempre tive certa facilidade em dissertar. Assisti os materias sobre discursiva do Estratégia e procurava fazer uma ou até duas redações por semana. E paguei umas correções a parte.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Wellyson: Erros foram, talvez, procrastinar quando deveria ter estudado mais, fazer um pouco mais de questões, talvez.
Acertos foi revisar muito, dar mais importância por vezes a revisão do que ver conteúdo novo, mais vale a fixação do que introdução de conteúdo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Wellyson: Várias vezes! Nosso cérebro tenta a todo tempo nos sabotar, ele está sendo exigido e busca fugir do desconforto que isso causa, porém temos que ser resilientes e constates. Não 100% toda vez, eu mesmo cansei de estudar 30 minutos em alguns dias, mas eu estava lá, fazendo alguma coisa, respondendo nem que fosse 5 questões no dia. O importante é o saldo final, se você tem 4 positivos e 3 negativos na semana, você tá rendendo positivo em 1.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Wellyson: Façam alguma coisa, você não precisa ser perfeito, você não precisa ter estudado em excelentes colégios, você só precisa fazer. Haverão dias que você não vai entender muita coisa do que está estudando, mas você não é menos inteligente por isso, acontece com todo mundo, mas vai lá, lê mesmo assim, de alguma forma seu cérebro tá absorvendo aquilo e quando você voltar a ler pela 3 vez fará sentido. Isso serve pra tudo na vida, com o tempo vai ficando mais fácil, apenas faça!
Eu sou a prova de que os improváveis também podem conseguir. sou preto, de família pobre, que estudou a vida toda em escola pública, recém formado, que não possuía experiência ou títulos e fazendo o concurso para Auditor-Fiscal Federal pela primeira vez, e mesmo diante de tantos “contras”, fui lá e tive êxito! Logo, você também pode, acredite em si mesmo!